sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Post Especial – 100º!


Hoje chegamos à 100ª postagem deste blog!

Quando comecei a escrevê-lo, em maio de 2012, jamais imaginaria chegar tão longe! Na verdade, não tinha pretensão alguma... Era apenas um modo de “desabafar”, “comentar” lances, informações e dados sobre uma equipe de futebol americano – num país que pouco conhecia deste “estranho esporte”!

Sem dúvida alguma, existem livros capazes de abrir novos horizontes...


Friedrich Nietzsche, filósofo alemão, é um dos autores que mais admiro – justamente porque suas obras, embora muito criticadas, têm esse dom! E, na minha modesta opinião, sua obra-prima “Assim Falava Zaratustra” pode ser colocada no rol dos melhores livros de todos os tempos, pois consegue ser uma obra literária interessante e, ao mesmo tempo, um profundo compêndio filosófico! Cada frase tem sua profundidade e intensidade própria, sem falar nos inúmeros aforismos...

Sua premissa básica: um profeta nascido na Pérsia, no século VII a.C., vai ao centro de uma grande cidade e compartilha sua visão do mundo – com idéias polêmicas (“o pior inimigo de uma pessoa é ela mesma” e todos nós devemos “através da transvaloração de todos os valores do indivíduo, tornarmo-nos Super-Humanos”). Em suma, cada um deve ser dono de si próprio, comandar seu próprio destino e viver segundo suas próprias leis...


Logo em sua introdução, dada a profundidade da obra (já que nem todo mundo seria capaz de compreendê-la ao tempo de sua publicação), Nietzsche avisa: “Este é um livro para todos e para ninguém!

Longe de mim querer comparar este humilde blog com a brilhante obra... Porém, guardadas as devidas proporções, este foi o espírito que me motivou a escrevê-lo! Eu acompanho o futebol americano desde a temporada de 2005 – mais precisamente desde 11 de Dezembro de 2005; e tinha certeza que este jogo seria muito popular no Brasil! Mas como seis anos já haviam se passado e a popularidade do esporte não aumentava (pelo menos não havia ninguém, no meu círculo de amizades, que conhecesse ou se interessasse); pensei em criar um blog onde pudesse compartilhar a minha paixão por esta equipe laranja e preta de Cincinnati!

Um blog para todos... e para ninguém!

Ah, vocês não sabem o que aconteceu no dia 11 de Dezembro de 2005?


65.788 torcedores lotavam as arquibancadas do Paul Brown Stadium para acompanhar o segundo duelo da temporada entre Cincinnati e Cleveland! Os Bengals vinham de 09 vitórias e 03 derrotas – com dois jogos de vantagem sobre o Pittsburgh Steelers (equipe que haviam derrotado na última semana, fora de casa, por 38 x 31); e se vencessem os próximos dois jogos (contra os Browns em casa e os Lions, jogando em Detroit); poderiam garantir o título antecipado da AFC North (feito inédito, já que o último título de divisão fora conquistado em 1990 – época em que jogávamos pela AFC Central)...

É claro que, nesta época, eu não sabia de nada disso...

Era domingo, um baita calor, e eu tinha acabado de entrar em férias, encerrando o penúltimo ano da faculdade de Direito... Estávamos reunidos na casa de um amigo, aproveitando um churrasco com cerveja gelada, quando um dos convidados começou a falar de sua paixão pela bola oval; e de como a temporada da NFL estava interessante! Ele era torcedor dos Ravens (e sua equipe jogaria no “segundo horário” contra os Broncos, em Denver), mas pretendia assistir, por streaming, à Batalha de Ohio – claro que para “secar” os Bengals (sonhando com uma improvável vaga na pós-temporada)...

Como vocês podem imaginar, a transmissão pela internet era de péssima qualidade! Mesmo assim, peguei uma latinha de cerveja e sentei-me ao lado deste cara, em frente ao seu notebook, e gastei todo o meu “inglês” na vã tentativa de entender esse jogo estranho (“Quarterbacks”? “Scrimmage”? “Touchdown”? Que diabos era aquilo?).


Eis que o esquadrão de Carson Palmer e T.J. Houshmandzadeh entra em campo, com seu capacete “tigrado”, revivendo batalhas épicas e rivalidades históricas!

Confesso que entendi muito pouco do que vi...


Mas impossível ficar indiferente ao "silêncio ensurdecedor" que se seguiu ao Touchdown de Charlie Frye (Quarterback dos Browns que enganou a defesa de Cincinnati e invadiu a End Zone, carregando a bola por três jardas, logo na primeira posse de bola dos visitantes); ou à explosão de alegria que se seguiu ao TD anotado por Rudy Johnson, Running Back dos Bengals, que empatou a partida após correr por 08 jardas, deixando na saudade toda a linha defensiva de Cleveland! E tudo isso ocorreu no 1º Quarto!

No comecinho do 2º Quarto, Steve Heiden (Tight End dos Browns) recebeu um passe curto de Frye (apenas duas jardas) e anotou o segundo TD de Cleveland, deixando o placar em 07 x 14...


A tensão era imensa! Os Bengals estavam “na fila”, sem conseguir chegar à pós-temporada, a muitos anos... E um tropeço, naquele dia, poderia ser fatal!

Antes do intervalo, o Kicker Shayne Graham (atualmente jogando pelo New Orleans Saints) diminuiu a desvantagem, chutando dois Field Goal’s (um de 21 e outro de 27 jardas – este último faltando apenas 10 segundos para acabar o 2º Quarto); mas os Bengals foram para os vestiários perdendo por 13 x 14...


O 3º Quarto começou com a bola nas mãos dos Browns – e graças ao ataque terrestre, que conseguia avanços constantes, a equipe de Cleveland chegou à linha de 24 jardas do campo de ataque... Por sorte, nossa defesa conseguiu detê-los, e Phil Dawson (hoje com 39 anos e jogando pelo San Francisco 49ers) foi chamado para chutar um FG de 41 jardas – convertido sem dificuldades...


Em sua próxima campanha ofensiva, Palmer tentou um passe curto para Reggie Kelly (Tight End); mas Daylon McCutcheon (Cornerback dos Browns) forçou um fumble na marca de 37 do campo de defesa de Cincinnati... Por sorte, nosso TE estava “esperto” e conseguiu recuperar a bola e evitar uma tragédia! Mesmo assim, os Bengals deixaram o campo sem conseguir uma primeira descida...

Por sorte, faltando 03:50 para acabar a terceira etapa, Frye tentou um passe longo para Frisman Jackson (Wide Receiver); mas Deltha O’Neal (nosso Cornerback) interceptou a bola e retornou por nove jardas – só parando na linha de 37 do campo de ataque!


Lembro-me claramente deste lance... e também me recordo que quase derrubei cerveja no notebook deste meu novo “amigo”; comemorando o lance incrível que acabara de testemunhar! Deste momento em diante, eu tinha uma certeza: eu era torcedor dos Bengals!

Cincinnati aproveitou bem esta “roubada de bola”, e oito jogadas depois, T.J. Houshmandzadeh recebeu um passe curto de Carson Palmer e virou o placar! 20 x 17!!!


Mas as emoções da partida não terminaram aí...

Faltando 04:23 para acabar o jogo, Phil Dawson acertou um FG de 29 jardas e empatou a partida em 20 x 20...


O mesmo Dawson chutou a bola de volta para Cincinnati na linha de 01 jarda do nosso campo de defesa (o que poderia arruinar nossa campanha ofensiva); mas o calouro Tab Perry conseguiu um improvável retorno de Kickoff de 37 jardas!

Era preciso avançar...

Mas também era preciso controlar o relógio!

E literalmente faltando apenas 01 segundo para acabar a partida, Shayne Graham voltou a campo para tentar um FG de 37 jardas...


Cara... como foi lindo ver a bola voando para cruzar o “Y”!


Os Bengals venceram aquela partida por 23 x 20; e mesmo com a vitória dos Steelers sobre os Bears por 21 x 09, Cincinnati manteve a vantagem de dois jogos sobre os rivais auri-negros... Ah, e na partida dos Ravens, Baltimore foi derrotado por 12 x 10 pelos Broncos! Ou seja: esse meu “amigo” (cujo nome vou preservar para evitar gozações) não apenas viu a temporada 2005 ir para o ralo... como ao mesmo tempo ganhou um fanático torcedor dos Bengals para aporrinhá-lo até hoje! Hahahahahahaha!

Na semana seguinte, é claro que acompanhei a vitória de Cincinnati sobre o Detroit Lions, pelo expressivo placar de 17 x 41! E também assisti às derrotas para os Bills (em casa por 27 x 37) e para os Chiefs (fora, por 03 x 37); mas o mais importante foi comemorar o primeiro título da AFC North!


Lembro-me que passava as madrugadas na internet, lendo tudo que podia sobre os Bengals – sua história, suas lendas e seus heróis! E também tentava aprender as regras deste “esporte maluco e viciante”... numa época em que praticamente não haviam informações em língua portuguesa sobre futebol americano!

Também me lembro da decepção pela derrota sofrida para o Pittsburgh Steelers, em casa, no dia 08 de Janeiro de 2005, pelo placar de 17 x 31; que nos eliminou da pós-temporada (ainda na rodada de Wild Card)...

Lembro-me da frustrante temporada de 2006 (quando terminamos em 2º lugar na AFC North; mas não conseguimos a vaga na pós-temporada, graças a uma derrota em casa, na prorrogação, no último dia do ano, adivinhem contra quem?). Lembro-me da incrível equipe de 2007 (com os recordes individuais de Carson Palmer, Chad Johnson, Shayne Graham, Leon Hall e T.J. Houshmandzadeh; e mesmo assim ficamos fora dos playoffs). Lembro-me claramente do decepcionante início da temporada de 2008 (08 derrotas consecutivas nos primeiros 08 jogos). Lembro-me do bi-campeonato da AFC North (campanha de 10 vitórias e 06 derrotas) e da eliminação na rodada de Wild Card de 2009 (perdemos para o New York Jets por 14 x 24 no PBS). Lembro-me da péssima campanha de 2010 (04 vitórias e 12 derrotas, mesmo com um elenco recheado de estrelas). E é claro que me lembro do “renascimento” dos Bengals, com uma equipe de liderada por novatos (Andy Dalton e A.J. Green), chegando à pós-temporada e surpreendendo a NFL em 2011!


Foram tantas madrugadas em claro...

Tantos domingos “perdidos” em frente à TV ou no computador...

E ninguém para comentar! Ninguém para “tirar sarro”!

Juro que pensei que fosse o único torcedor dos Bengals no Brasil...

Mesmo assim, em 2012, comecei a escrever este blog...

Sem pretensão alguma! Um mero “passatempo”...

Afinal, “quem iria se interessar por uma equipe como Cincinnati”?

Ledo engano, meus amigos!

Ao longo destes quase dois anos, venho mantendo uma impressionante média de dez a quinze visitantes diários (o que não é pouco, se considerarmos uma média de quatro a cinco postagens por mês, num blog amador sobre uma equipe sem torcedores “modinhas”). Claro que a maior parte destes leitores são brasileiros (o que não é nenhuma surpresa); mas existem muitos freqüentadores habituais nos Estados Unidos, China, Rússia, Portugal, Espanha, Alemanha; e para a minha surpresa: Madagascar! Não sei se estes dados de “origem do tráfego” são confiáveis... mas não duvido que sejam! Viva a globalização!


Isto sem falar na “descoberta” de outros malucos, que como eu, são fanáticos torcedores dos Bengals e estão espalhados pelos quatro cantos do Brasil: Olinda (PE), Aracajú (SE), Barretos (SP), Rio Branco (AC), Carazinho (RS), Jundiaí (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Trindade (GO), Campinas (SP), Três Lagoas (MS), Rio de Janeiro (RJ), Pelotas (RS), São Paulo (SP)...

Alguns destes “malucos” eu tive o prazer de conhecer pessoalmente...

Outros se tornaram amigos virtuais!

Mas hoje tenho certeza que não sou Zaratustra pregando no deserto!

Muito obrigado, a cada um de vocês, que acompanham meu blog! Sei que o texto não é lá “essas coisas” (e muitas vezes são longos e cansativos demais), mas agradeço às críticas e elogios que venho recebendo... E reitero o convite para me procurar no Facebook – sou Raphael Villela, advogado na Prefeitura de Cajamar (cidade da Grande São Paulo), mas resido na fronteira entre Jundiaí e Itupeva...

E como esta é a postagem de nº 100... resolvi escrever esta homenagem a vocês!


Afinal, os “números redondos” parecem carregados de “encanto, perigo e magia” (não importa sua origem ou sua crença)! Quem nunca perdeu alguns “minutos” observando o odômetro do veículo passar de 49.999 para 50.000 (ou de 99.999 para 100.000)? E quem nunca ouviu histórias apocalípticas na passagem do ano de 1.999 para 2.000? Ou ficou olhando o relógio para ver os ponteiros indicando 12 horas, 12 minutos e 12 segundos?


E aproveitando a oportunidade, vou explicar as mudanças promovidas no layout deste blog – que podem (ou não) agradar aos leitores...

Como alguns de vocês perceberam, este blog (Bengals Brasil) integrava uma “barra unificada”, criada pelo pessoal do “Broncos Brasil”, que dava acesso direto aos blogs e sites brasileiros sobre (quase) todas as equipes da NFL...


Sem dúvida alguma, um projeto genial e muito interessante, que contribuiu decisivamente para o crescimento de todos os envolvidos – e também colaborou com a grande expansão na audiência do futebol americano nestes últimos três anos! E alguns destes blogs/sites eram muito bem estruturados – com bastante conteúdo em língua portuguesa e uma qualidade que não deixava nada a desejar aos fãs blogs internacionais...

Mas no final do ano passado, alguns destes blogs e sites criados por fãs da bola oval foram notificados por um escritório de advocacia que representa a NFL no Brasil. Segundo esta notificação extrajudicial, a Liga norte-americana exigia que a imediata retirada de todos os símbolos, marcas ou imagens relacionadas com as equipes de futebol americano; bem como proibia a manutenção de propagandas (direta ou indiretamente ligadas ao esporte); e ainda solicitava a expressa indicação de que se tratavam de sites “não-oficiais”...

De fato, não questionamos o fato de que a NFL pretende “proteger” sua marca em solo brasileiro (o que faz de modo legítimo e demonstra a crescente importância do nosso país para a liga). Porém, legítimos “gigantes” (como os sites “Giants Brasil”, “Cowboys Brasil” e “Steelers Brasil”) foram coagidos a encerrar suas atividades; deixando suas legiões de fãs “órfãos” de conteúdo sobre suas equipes...

Tive o imenso prazer de conhecer alguns destes caras, que como eu, dedicaram muitas horas de trabalho amador em prol das equipes que torcem; e independentemente da rivalidade entre nossos times, é lamentável que o Brasil perca, de uma só vez, três grandes sites dedicados ao meu esporte favorito...


Confesso que ainda não recebi nenhuma notificação deste escritório (ou mesmo da NFL ou do Cincinnati Bengals); mas decidi aproveitar este “número redondo” (a 100ª postagem), para adequar meu blog às regras internacionais aplicáveis aos “sites de fãs”...

Evidentemente, não sou “webdesigner” e nem tenho capacidade para criar um logotipo ou aparência “profissional” ao blog; mas acredito que, deste modo, consegui manter a temática ligada ao nosso mascote (um tigre-de-bengala); sem ofender às regras de propriedade intelectual (seja na lei brasileira ou na norte-americana)...

Aceito críticas e sugestões para melhorá-lo... afinal de contas, este blog não é “meu”! Este blog é NOSSO!

Ele pertence a cada um de vocês, leitores, que participam deste projeto!

E é para vocês que, mais uma vez, deixo meu “muito obrigado”!

E que venham os próximos 100 posts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário