quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Temporada 2013 – Jogo 16 – Bengals 34 x 17 Ravens


E é com esta linda mensagem do nosso amiguinho “Dollynho” que começamos este primeiro post de 2014 – ano que promete fortes emoções para a torcida dos Bengals!

Mesmo quando Andy Dalton sofre mais Interceptações do que passes para Touchdown; os Bengals sempre encontram um jeito de vencer em casa! E é melhor a equipe de Cincinnati continuar assim – já que o primeiro jogo da pós-temporada será disputado no Paul Brown Stadium (onde a equipe laranja terminou invicta)!


O Ruivo completou 21 de 36 passes tentados (aproveitamento de 58,3%); conquistando 281 jardas – com 02 passes para TD e 04 INT (sem nenhum Sack). Nosso QB também foi o segundo melhor “Running Back” da tarde – correndo seis vezes e garantindo outras 23 jardas terrestres (além de anotar 01 TD com as pernas!). Números excelentes, que coroam sua melhor temporada na NFL: 363 passes completos em 586 tentativas (aproveitamento de 61,9%); conquistando 4.296 jardas aéreas (novo recorde histórico em Cincinnati); com 33 passes para TD (mais um recorde histórico nos Bengals). A única “mácula” neste retrospecto foram as 20 Interceptações sofridas (recorde negativo em sua carreira profissional).

O treinador Marvin Lewis não poderia ter resumido melhor a situação de seu QB titular:

- Ele continua sendo o Andy! Ele continua jogando dentro de suas características e continua evoluindo a cada semana!


Os Bengals terminaram a Temporada Regular com um retrospecto de 11 vitórias e 05 derrotas (sendo que oito vitórias foram conquistadas em seu estádio); garantindo o título da Divisão Norte da Conferência Americana e a 3ª posição geral na AFC (atrás apenas do “arrasa-quarteirão” Denver Broncos e do “sempre favorito” New England Patriots). Logo, a menos que enfrente uma dessas equipes, Cincinnati continuará mandando seus jogos no Paul Brown Stadium até a grande final do Super Bowl em Nova York!

Já os Ravens (atuais campeões do Super Bowl) perderam seus últimos dois jogos na temporada regular; e com isso, tiveram sua seqüência de cinco pós-temporadas consecutivas interrompidas abruptamente! Baltimore não conseguiu evitar a “Maldição do Super Bowl”; e tornou-se a 15ª equipe (a 6ª nos últimos 12 anos) que não conseguiu a vaga na pós-temporada seguinte à grande conquista da bola oval!

Mas é claro que não se trata de nada “sobrenatural”...


Se compararmos a equipe campeã de 2012 com esta equipe eliminada em 2013; veremos que a saída de peças importantes (dentre elas, a mais “sentida” foi a ausência de Ray Lewis – o grande líder da outrora melhor defesa da AFC) arruinou os “pontos fortes” dos Covos Púrpuras; e hoje seu ataque terrestre é totalmente inoperante; seu sistema ofensivo baseia-se em Field Goal’s; e sua defesa encontra-se “esfarelada”...

Apesar do ano ruim para sua equipe, Joe Flacco justificou o excelente (e polêmico) contrato oferecido no início da temporada; e estabeleceu novo recorde pessoal no número de jardas totais em uma temporada (3.912). Ele terminou o ano completando 362 passes em 614 tentativas (aproveitamento de 59%); com 19 TD’s e 22 INT. No jogo de domingo, Flacco acertou 30 de 50 passes (aproveitamento de 60%); garantindo 192 jardas; com 01 passe para TD; 03 INT e 02 Sack’s.

O técnico John Harbaugh foi “econômico” nas palavras:

- É isso... A nossa temporada acabou... E isso dói...


Mas a partida não poderia ter começado pior para os Bengals!

Logo na primeira tentativa de passe, Andy Dalton tentou encontrar Marvin Jones na metade do campo, mas Corey Graham interceptou a bola e correu 28 jardas, sendo derrubado por Dane Sanzenbacher na marca de 21 do campo de ataque!

Por sorte, o ataque dos Ravens também decepcionou, e em três tentativas, só conseguiu avançar 01 jarda – possibilitando o chute de 38 jardas de Justin Tucker que inaugurou o placar...


Segunda campanha ofensiva dos Bengals: Andy Dalton começou na marca de 20 jardas do campo de defesa; e alternando pequenos avanços terrestres com alguns passes; conseguiu chegar à linha de 39... quando decidiu arriscar um passe longo para A.J. Green! Mas no meio do caminho estava o experiente Safety James Ihedigbo... que não apenas interceptou a bola como avançou por 27 jardas até ser derrubado por Andrew Whitworth...

Para piorar, nosso Center Kyle Cook se machucou no lance – exigindo que o treinador Marvin Lewis reconfigurasse nossa linha ofensiva (já bastante prejudicada pela ausência dos dois Tight End’s titulares: Jermaine Gresham e Tyler Eifert). Felizmente, o Raio-X não apontou nenhuma fratura no pé – e o grandalhão provavelmente estará de volta na pós-temporada!


Não custa lembrar que jogamos praticamente toda a temporada 2013 sem nenhum “Fullback” de origem; e neste sistema de jogo, a presença de um Center vai muito além de um snap bem feito (pois cabe a ele criar os “buracos” para que nossos Running Back’s possam penetrar a linha defensiva adversária)! Mas falaremos mais sobre TE’s na seqüência...

Por sorte, Corey Graham praticou um “bloqueio ilegal” que anulou boa parte do retorno; e os Ravens começaram sua segunda campanha na marca de 35 do seu campo de defesa!

O fato realmente “assustador” nesta jogada foi: Andy Dalton foi interceptado 02 vezes em 06 tentativas de passe! E reza a lenda na NFL que a equipe que vence a “batalha dos turnovers” acaba vencendo a partida!


A segunda campanha dos Ravens fora inteiramente focada nos passes curtos – e o avanço sistemático levou o time de Baltimore a estar numa 2ª para o Gol na linha de 05 jardas! Mas nossa defesa mostrou-se mais uma vez eficiente e preparada, cedendo apenas 01 jardinha aos visitantes (que pela segunda vez, chegaram às “portas do céu” e foram obrigados a se contentar com um FG de 22 jardas)!

Bengals 00 x 06 Ravens...

Outra “máxima” da NFL diz que “equipe que chuta FG acaba levando TD”... e pelo menos nesta partida de domingo, a escrita se confirmou!

Já na terceira campanha ofensiva, o Ruivo acertou um lindo passe para A.J. Green – que correu livre por 53 jardas e anotou nosso primeiro Touchdown! Com isso, o 1º Quarto terminou com a virada dos Bengals: 07 x 06!


As próximas três campanhas (duas de Baltimore e uma de Cincinnati) terminaram em “punts”; e o placar só voltou a se movimentar faltando 06:41 para o intervalo – com Mike Nugent acertando um belo chute de 39 jardas!

Joe Flacco, tentando reverter a desvantagem, decidiu apostar em seu jogo aéreo... sem sucesso! O Punter Sam Koch mais uma vez devolveu a bola para Cincinnati; mas os Corvos não contavam com o retorno de Brandon Tate – que posicionou os Bengals praticamente na metade do campo!

No primeiro lance desta campanha, Dalton acertou um passe curto para Alex Smith – mas nosso TE reserva foi atropelado pelo Linebacker Jameel McClain e soltou a bola! Por sorte, o grandalhão Andrew Whithworth conseguiu recuperar o fumble sofrido pelo colega...


Como Alex Smith sentiu a “paulada” e deixou o gramado, podemos enfim concluir as considerações sobre os TE’s!

Como dissemos acima, Jermaine Gresham (com uma lesão no tendão) e Tyler Eifert (sentindo dores no pescoço) foram vetados pelo departamento médico e sequer foram a campo. Em regra, equipes com dois TE’s tendem a “sacrificar” a posição de Fullback (pois o TE cumpre a função de marcação e cobertura); e como os Bengals têm dois excelentes jogadores nesta posição (e mais um bom reserva – caso de Alex Smith); nossa diretoria não se preocupou em contratar mais posições para estas funções...

Porém, como tivemos que ir a campo com apenas o TE reserva; e este acabou machucado; nosso treinador Lewis teve que montar um verdadeiro “quebra-cabeças” para reorganizar o time – antes mesmo da parada para o intervalo!

Apesar dos sustos da lesão e do “quase” fumble; esta campanha terminou com Andy Dalton acertando um passe de 16 jardas para Marvin Jones invadir a End Zone (com uma recepção simplesmente espetacular)!


Bengals 17 x 06 Ravens!

Falando em Marvin Jones, esta foi a primeira vez na história dos Bengals que dois recebedores ultrapassaram a marca de dois dígitos no número de TD’s anotados ao longo da temporada! A.J. Green terminou com 11 e Jones anotou 10!

Baltimore ainda tentou uma última campanha, mas seus avanços pararam na linha de 33 do campo de defesa. Assim, Dalton só precisou ajoelhar uma vez para as equipes irem para o vestiário...

O 3º Quarto começou com a bola nas mãos dos Ravens, mas Joe Flacco foi derrubado nove jardas atrás da linha de scrimmage; e os visitantes foram obrigados a chutar a bola para o time da casa!

A primeira campanha ofensiva do segundo tempo fora totalmente focada nos passes (a maioria incompletos) de Andy Dalton. E para piorar, um passe curto para A.J. Green foi interceptado por Lardarius Webb; que conseguiu retornar por 19 jardas e posicionar sua equipe já no campo de ataque...

Baltimore continuou apostando no braço de Flacco; e de fato, conseguiu um bom avanço aéreo – chegando à linha de 16 jardas; mas outra vez tiveram que se contentar com um FG de 34 jardas chutado pelo MVP Justin Tucker...

O ataque de Cincinnati, tão bom na primeira etapa; aparentemente continuou “descansando no vestiário”; já que sequer conseguiu uma primeira descida (além de ter cometido uma falta “boba” – saída falsa). Mas poucos lances foram tão bizarros quanto o “punt” (escrito entre aspas – pois sequer pode ser considerado um punt verdadeiro) de apenas 10 jardas chutado por Shawn Powell (e não, não houve qualquer desvio ou bloqueio!). Evidentemente, uma hora os Ravens iam se aproveitar de tantos erros cometidos pelos Bengals...


E esta hora chegou: quando Joe Flacco acertou um passe curto, de 08 jardas, para o novato Marlon Brown anotar seu sétimo TD como jogador profissional...


Faltando pouco mais de cinco minutos para acabar o 3º Quarto; os Ravens partiram para a tentativa de conversão de dois pontos – e foram bem sucedidos (com Ray Rice invadindo nossa End Zone para empatar o jogo).

Bengals 17 x 17 Ravens...

O final do jogo prometia ser dramático (mais uma vez); e a equipe de Cincinnati parecia abatida com a reação de Baltimore; mas no último lance do 3º Quarto, Giovani Bernard (que andava meio “sumido”) conseguiu outra corrida fantástica – garantindo um avanço de 27 jardas; que posicionou os Bengals na linha de 25 do campo de ataque!


Quatro lances depois, Andy Dalton enganou a defesa dos Ravens (além é claro da câmera de TV e a torcida presente ao PBS); e entrou sozinho na End Zone para anotar seu segundo TD na temporada (sétimo na carreira)!


Bengals novamente na frente: 24 x 17!

Se o Ruivo pode sofrer interceptações... por que Flacco não pode? Pode sim senhor! E logo no primeiro lance ofensivo dos Ravens no último Quarto; o ítalo-americano tentou um passe curto para Torrey Smith... mas lá estava Chris Crocker para interceptá-lo e posicionar os Bengals na linha de 20 jardas do campo de ataque!

Apesar do ataque de Cincinnati ter falhado e não ter conquistado nenhuma jarda (mesmo com esta excelente posição de campo); Mike Nugent não permitiu que os Bengals saíssem de campo de mãos abanando – e seu chute de 38 jardas rendeu mais três pontos no placar!


A partir deste momento, um verdadeiro “show de horrores” das duas equipes: muitos passes errados; faltas; mais uma interceptação de Andy Dalton (a quarta); e duas interceptações de Joe Flacco (a última delas recuperada por Dre Kirkpatrick, que retornou para TD e deu números finais à partida)!


Final de jogo: Cincinnati Bengals (campeão da AFC North) 34 x 17 Baltimore Ravens (eliminado dos playoffs em 2013)!

Andy Dalton, na entrevista coletiva, resumiu bem o trabalho da equipe neste ano que passou:

- Estamos jogando com muita confiança! Nos últimos dois anos, tivemos que jogar os playoffs longe de nossa torcida... mas desta vez jogaremos na nossa casa, contando com o apoio incondicional de um estádio hostil aos nossos adversários! Definitivamente estamos prontos para a pós-temporada!


Os Bengals classificaram-se para a pós-temporada pelo terceiro ano consecutivo (feito inédito na história da equipe); mas nos últimos dois anos, acabaram derrotados na primeira partida da pós-temporada pelos Texans (jogando em Houston). Em verdade, a última vitória de Cincinnati nos playoffs aconteceu na temporada de 1990...

Mas desta vez, a torcida têm motivos de sobra para acreditar na quebra deste longo jejum – pois a equipe jogará em casa; onde está invicta desde 09.12.2012 (quando perdeu para o Dallas Cowboys por 19 x 20); e nos últimos cinco jogos, anotou respectivamente 49, 41, 42, 42 e 34 pontos!

Faltava apenas descobrir o nosso adversário...

Andrew Whitworth, nosso gigante falastrão, não parecia muito preocupado com qual adversário iríamos jogar (ou mesmo se a equipe conquistaria a folga do Wild Card). Ele disse:

- Se tivermos que jogar na próxima semana ou se teremos uma semana de folga não fará muita diferença... Este time é forte e vem demonstrando uma atitude vencedora! Vamos continuar jogando assim nos playoffs, não importa contra quem! Se o nosso ataque continuar anotando pelo menos 30 pontos por jogo e a nossa defesa continuar pressionando o ataque dos adversários, tenho certeza que iremos surpreender a todos!


Pittsburgh Steelers derrotou com tranqüilidade o Cleveland Browns por 20 x 07 no Heinz Field (partida iniciada às 16:00 horas – horário de Brasília). Porém, para se classificar na sexta posição da AFC, precisava contar com a improvável combinação de derrotas dos Ravens, Dolphins e Chargers...


O primeiro resultado (derrota dos Ravens) aconteceu...

O segundo resultado (derrota dos Dolphins) também!

Miami, que começou a rodada na sexta posição, só precisava vencer em casa o já eliminado NY Jets para garantir a última vaga nos playoffs... Parecia uma “barbada”, mas a equipe da Flórida foi atropelada no Sun Life Stadium por 07 x 20!


Com Ravens e Dolphins “fora do páreo”; a pressão recaiu sobre o San Diego Chargers – que recebeu em seu estádio o forte Kansas City Chiefs (já classificado para os playoffs na 5ª posição da AFC – com 11 vitórias e 04 derrotas)...

A equipe californiana sofreu muito (iniciou o 4º Quarto perdendo por 14 x 24); mas graças ao FG de 36 jardas chutado por Nick Novak (faltando 05:35 para acabar a prorrogação); Phillip Rivers e companhia puderam comemorar a improvável “virada” dos Chargers para 27 x 24!


Graças à esta nona vitória na temporada, San Diego eliminou as esperanças de Pittsburgh e se garantiu na 6ª posição da AFC – preparando-se para encarar fora de casa o 3º colocado...

Embora a vitória sobre os Ravens tenha garantido a 3ª posição na AFC (mesmo com a vitória por 30 x 10 sobre os Jaguars, Indianápolis não ultrapassaria os Bengals, pois os Colts perderam o confronto direto); o destino de Cincinnati ainda não estava decidido...

Era possível sonhar com a 2ª posição...

Os Patriots receberiam o Buffalo Bills no Gillete Stadium; e caso perdessem (como perderam para o Miami Dolphins na Semana 15); terminariam “empatados” com Bengals e Colts – mas atrás de Cincinnati (graças à vitória conquistada no PBS na Semana 05 por 13 x 06)!


Infelizmente... tudo não passou de um sonho!

New England comprovou em campo seu favoritismo e derrotou os Bills por 34 x 20; garantindo a 2ª posição na AFC e sua “folga” na Rodada de Wild Card...

Com isso, Denver Broncos terminou em 1º lugar na Conferência Americana; e espera o pior classificado que passar pela Rodada de Wild Card; para duelarem no domingo, dia 12.01.2014, às 19:30 (horário de Brasília). O New England Patriots, 2º colocado na AFC, enfrentará em seus domínios o melhor classificado que passar pela Rodada de Wild Card; no sábado, dia 11.01.2014, às 23:30 (horário de Brasília).


Mas a NFL não pára... e já neste final de semana, teremos os dois confrontos da Rodada de Wild Card!

No sábado, dia 04 de Janeiro de 2014, às 19:30 (horário de Brasília); o Indianápolis Colts (4º colocado na AFC) receberá o Kansas City Chiefs (5º colocado).


E no domingo, dia 05.01.2014, às 16:00 (horário de Brasília); Cincinnati Bengals (3º colocado) encara no Paul Brown Stadium o San Diego Chargers (6º colocado na AFC)!


Este jogo é tão importante que “merece” um Pré-Jogo especial, não concordam?


Bem... como diria o "mestre" Didi Mocó: “Aguardem e confiem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário