terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Temporada 2013 – Jogo 15 – Bengals 42 x 14 Vikings


Então... é nataaaaal!!!

Finalmente chegou o Natal! Famílias reunidas! Pinheirinhos (naturais ou artificiais) no canto da sala! Presentes! Comida boa no forno! Músicas do Roberto Carlos e da Simone! Comerciais fofos na TV!

Engraçado como todo Natal é parecido... mas como diz um certo comercial, “todos eles entram no nosso álbum de fotografias”! Pura verdade!


Ok, você pode ser uma pessoa religiosa e celebrar o aniversário de nascimento de Jesus Cristo... ou simplesmente apreciar a reunião dos amigos e familiares! Você também pode detestar esta comemoração, por achar que é uma “festa do consumismo” ou encontrar dezenas de outros motivos...

A verdade é que ninguém fica indiferente ao Natal!

Eu, particularmente, adoro essa festa! Reunir os amigos e os parentes; aproveitar uma ceia farta; beber altas doses de álcool e dar muitas risadas! Fui criado em uma família que sempre comemorou o Natal... e boa parte das lembranças da infância foram forjadas nestas noites do dia 24 de dezembro!

Logo mais passarei outra noite especial, ao lado da minha esposa, meus pais, minha irmã (grávida do meu primeiro sobrinho) e muitas pessoas queridas! A cerveja já está gelando... o peru está no forno... e os presentes dos “amigos secretos” já estão embaixo da árvore!

Mas enquanto aguardamos... que tal recapitularmos o que aconteceu esta semana na NFL?


Três temporadas na NFL... três vezes nos playoffs!

Este é o currículo de Andy Dalton!

Apenas quatro Quarterback’s na história da NFL (Pat Haden nos Rams; Dan Marino nos Dolphins; Bernie Kosar nos Browns; e Joe Flacco nos Ravens) conseguiram levar suas equipes à pós-temporada três vezes em seus três primeiros anos da carreira profissional!

O Ruivo lançou 31 passes para Touchdown nesta temporada (igualando o recorde de Carson Palmer na temporada 2005) e, neste domingo, carimbou o passaporte de Cincinnati rumo à pós-temporada pelo terceiro ano consecutivo, sendo decisivo na vitória dos Bengals por 42 x 14 sobre os Vikings!


Agora começa o grande desafio de sua carreira:

Vencer o primeiro jogo dos Bengals nos playoffs desde 1990!

Jogando em casa, Cincinnati venceu todos os sete jogos disputados – e nas últimas quatro partidas, anotou pelo menos 40 pontos em todos eles (49 x 09 contra os Jets; 41 x 20 contra os Browns; 42 x 28 contra os Colts; e 42 x 14 contra os Vikings); com Dalton completando no mínimo 03 passes para TD em cada um desses jogos!

Com os resultados desde domingo, os Bengals garantiram que pelo menos o primeiro jogo da pós-temporada será disputado no Paul Brown Stadium!


A primeira posse de bola pertenceu ao Minnesota – com o WR novato Cordarrelle Patterson recuperando-a na linha de 03 jardas do campo de defesa e correndo até a metade do campo – iniciando a campanha ofensiva já na linha de 49 jardas do campo de ataque...

Porém, na 3ª descida para 06 jardas; Matt Cassel foi derrubado pela dupla Vincent Rey e Reggie Nelson – sofrendo um fumble recuperado por Carlos Dunlap; que mostrou velocidade e correu por 42 jardas!

Andy Dalton entrou em campo pela primeira vez com a equipe dos Bengals posicionada na marca de 04 jardas do campo de ataque – e BenJarvus Green-Ellis tratou de conquistar essas jardinhas que faltavam; entrando sem grandes dificuldades na End Zone dos Vikings!


Cincinnati 07 x 00 Minnesota!!!

Os Vikings começaram sua próxima campanha na linha de 20 jardas (após um touchback); mas não conseguiram sequer uma primeira descida – sendo obrigados a chutar a bola para Cincinnati.

Mas o espírito do natal pressupõe a troca de presentes, e logo na primeira jogada, Andy Dalton acerta um passe curto para Jermaine Gresham, que avança por 22 jardas, mas sofre um fumble forçado por Erin Henderson; recuperado pelo Safety Jamarca Sanford! 04 jogadas depois, Matt Cassell acerta um passe longo (36 jardas) para Jarius Wright empatar a partida...


Em cinco minutos de jogo, Bengals 07 x 07 Vikings!

As próximas duas campanhas ofensivas (uma da cada equipe) não resultaram em nada... e Cincinnati só voltou a marcar quando apostou suas fichas nos passes curtos do “Red Rifle” – coroando a 4ª campanha com um passe de 29 jardas para A.J. Green invadir a End Zone, faltando 01:04 para terminar o 1º Quarto!

O 2º Quarto começou com a bola nas mãos de Minnesota, mas a equipe de Minneapolis não conseguiu sequer uma primeira descida. Os Bengals continuaram apostando nos passes curtos, mas desta vez, só conseguiram chegar à marca de 41 do campo de ataque – sendo obrigados a devolver a posse de bola num punt chutado por Shawn Powell...


Nosso novo Punter, camisa nº 09, está em sua segunda temporada na NFL – e fora contratado pelos Bengals para substituir Kevin Huber, cuja mandíbula fora destruída após uma agressão covarde praticada pelo LB Terence Garvin (na vitória do Pittsburgh Steelers por 30 x 20 no último domingo).

Suas credenciais não são as melhores possíveis – já que Powell fora demitido do Buffalo Bills após a desastrosa derrota sofrida para os Browns na 5ª rodada (quando o retornador Travis Benjamin conseguiu estabelecer o recorde de jardas em uma única partida da equipe de Cleveland – 179 jardas; incluindo um espetacular retorno para TD de 79 jardas); mas mesmo assim, foi o que a Diretoria dos Bengals conseguiu em uma semana...

E justiça seja feita: Shawn Powell não fez feio em sua estréia com a camisa laranja e preta!


Faltando pouco mais de dez minutos para o intervalo, Matt Cassel tentou um passe longo para Greg Jennings (experiente Wide Receiver que jogou sete temporadas pelo Green Bay Packers antes de “virar a casaca” e passar a defender seu rival); mas Vincent Rey interceptou o passe na marca de 25 jardas do campo de ataque e retornou para TD!


Bengals 21 x 07 Vikings!!!

Em sua próxima campanha, Matt Cassel tentou um passe longo para Jerome Simpson (eterna lenda em Cincinnati!); mas desta vez foi George Iloka quem brilhou – interceptando o passe na linha de 25 jardas do nosso campo de defesa! Infelizmente, a equipe dos Bengals não conseguiu aproveitar o lance para anotar pontos... e a bola voltou para as mãos dos Vikings!


A defesa de Cincinnati estava “voando”, e logo na primeira tentativa, Matt Cassel foi derrubado por Vontaze Burfict, 09 jardas atrás da linha de scrimmage! Precisando avançar 19 jardas em três jogadas, a equipe de Minnesota falhou novamente...

Com o relógio indicando 05:31 para acabar o primeiro tempo; Andy Dalton iniciou sua próxima campanha ofensiva já na linha de 44 jardas do campo de ataque – e mais uma vez apostou em seus passes curtos, garantindo pequenos avanços (suficientes para chegar à linha de 16 da defesa dos Vikings). E em uma 3ª para 10, o Ruivo encontrou Jermaine Gresham...


E Gresham encontrou um meio de invadir a End Zone!

Os Vikings ainda receberam a bola mais uma vez, mas graças à uma “segurada” de J. Sullivan, perderam 10 jardas – transformando sua campanha em uma 1ª para 20 (e obviamente não conseguiram convertê-la!). Gio Bernard só precisou correr duas vezes... e as equipes foram para o intervalo com o placar de 28 x 07!

O 3º Quarto não poderia começar melhor para Cincinnati! Andy Dalton iniciou sua campanha na linha de 20 jardas do campo de defesa (graças a outro touchback); e desta vez alternou passes curtos e corridas; até que Giovani Bernard recebeu um passe curto e quebrou pelo menos 05 tackles, correndo por 41 jardas antes de ser derrubado na linha de 07 do campo de ataque! No lance seguinte, Mohamed Sanu recebeu um passe curto e terminou o trabalho!


Bengals 35 x 07 Vikings!

Cordarrelle Patterson mostrou que seria o “nome do jogo” para Minnesota; e assim como fez na primeira jogada da partida; recuperou a bola na porta de sua End Zone e correu até a metade do campo... Pena que seus companheiros não acompanharam seus lampejos de genialidade; e a campanha ofensiva terminou com Matt Cassel forçando uma conversão de 4ª descida sem sucesso!


Já os Bengals continuavam criando boas jogadas (como o passe de 34 jardas para Andrew Hawkins); e a campanha de cinco minutos terminou com A.J. Green recebendo passe curto na End Zone!


Cincinnati 42 x 07 Minnesota!!!

Na campanha seguinte, Cordarrelle Patterson provou que realmente estava em uma tarde inspirada e correu por 35 jardas para diminuir a desvantagem dos Vikings... mas a reação parou por aí!


No 4º Quarto, os dois QB’s erraram bastante (muitos sacks e interceptações); e Marvin Lewis iniciou um rodízio de atletas – inclusive colocando em campo Josh Johnson no lugar de Andy Dalton na última campanha...

Fim do baile: Bengals 42 x 14 Vikings!!!

Na batalha dos Quarterback’s, ampla vantagem para Andy Dalton (acertou 27 de 38 passes, conquistando 366 jardas e 04 passes para TD e nenhuma interceptação; além de uma corrida que rendeu outras 10 jardas) sobre Matt Cassel (completou 13 de 27 passes tentados, conquistando 114 jardas, com 01 passe para TD e 03 INT).

A.J. Green (que recebeu dois passes para TD), elogiando seu companheiro, declarou à imprensa na coletiva pós-jogo:

- Ele [Dalton] estava realmente inspirado hoje! Aliás, todos nós estávamos focados na partida!


Adrian Peterson, voltando de lesão, correu 11 vezes, mas só conseguiu 45 jardas. O brilhante Running Back também recebeu um passe, mas só conseguiu avançar 02 jardas (números muito abaixo de sua média espetacular). Na coletiva, o atleta desabafou:

- Turnovers definitivamente decidiram esse jogo... Nós erramos muito, contra uma excelente equipe, que não perdoou este tipo de erro... E é muito difícil se recuperar quando erros assim acontecem...


Já os Bengals apresentaram uma incrível variação de corredores (BenJarvus Green-Ellis, Gio Bernard, Mohamed Sanu, Andy Dalton, Marvin Jones, Cedric Peerman e Josh Johnson); que lhe rendeu 81 jardas terrestres... Esta mesma variação se refletiu no jogo aéreo, onde 08 “alvos” distintos receberam passes – destacando-se A.J. Green (07 recepções e 97 jardas) e Marvin Jones (06 recepções e 85 jardas).


Na defesa, Cincinnati também não pode reclamar! 04 Sack’s; 03 Intercepções e 01 Fumble forçado – com destaque para Vontaze Burfict (05 tackles, 01 assistência e 02 sack’s) e Vincent Rey (01 tackle, 01 sack, 01 INT e 01 fumble forçado).

A única nota preocupante desta partida fora a lesão de Tyler Eifert – que deixou a partida no segundo tempo, sentindo dores na região do pescoço...


Mas as emoções da NFL não acabaram aqui!

Como o Buffalo Bills (já eliminado da competição) surpreendentemente goleou em casa o Miami Dolphins por 19 x 00; a equipe da Flórida só poderá chegar à 09 vitórias e 07 derrotas. San Diego Chargers e Pittsburgh Steelers, outras equipes na luta pela vaga de Wild Card, também não podem chegar às mesmas 10 vitórias de Cincinnati... mesmo se derrotassem seus dois últimos oponentes na temporada regular!


Por isso... os Bengals já estavam com a vaga garantida para os playoffs pelo terceiro ano consecutivo! É a primeira vez na história que Cincinnati consegue chegar à pós-temporada por três vezes seguidas!

Andy Dalton, na entrevista coletiva, deixou claro que as metas da equipe estão longe de terem sido alcançadas:

- Reconheço que fizemos um ótimo trabalho, levando a equipe de Cincinnati aos playoffs em todas as temporadas desde que cheguei aqui! Mas isso não basta – apenas nos proporciona outra chance de conquistar nosso objetivo final...

E restava um jogo decisivo nesta rodada...


Às 19:30 (horário de Brasília), Ravens e Patriots jogariam em Baltimore – diante de uma apaixonada torcida!

Em caso de vitória dos Ravens, a equipe da casa continuaria atrás de Cincinnati (uma vitória a menos); mas se derrotasse os Bengals na próxima semana, conquistaria o título da AFC North (e a vantagem de jogar em casa nos playoffs). Apesar disso, a vitória de Baltimore não seria um resultado “desastroso” para nosso time – já que a derrota dos Patriots os deixariam com um retrospecto de 10 vitórias e 05 derrotas (e como os Bengals derrotaram New England por 13 x 06 na 5ª semana; assumiríamos a 2ª posição na AFC – e dependeríamos de uma vitória simples contra Baltimore, em casa, para folgar na rodada de Wild Card)!

Por outro lado, uma vitória dos Patriots nos daria o título da AFC North; a vantagem de jogar em casa nos playoffs; e, dependendo de uma improvável vitória dos Bills sobre New England na última rodada, somada a uma vitória sobre os Ravens, em Cincinnati; também alcançaríamos a 2ª posição na AFC!

E foi exatamente isso o que aconteceu!

Logan Ryan conseguiu duas interceptações; LeGarrette Blount anotou dois TD’s; e os Patriots atropelaram os Ravens, em Baltimore, pelo placar de 07 x 41!!!

New England abriu 17 x 00 no início do 2º Quarto e passou a administrar a vantagem conquistada – graças à sua forte defesa (que derrubou Joe Flacco quatro vezes e forçou quatro turnovers). Com isso, Bill Belichick garantiu seu 11º título de divisão à frente dos Patriots; e deixou o atual campeão do Superbowl numa situação “delicada” – empatados com os Dolphins e os Chargers; mas perdendo para Miami nos critérios de desempate!


O resultado deste massacre?

CINCINNATI BENGALS – CAMPEÃO DA AFC NORTH 2013!!!


Se a temporada terminasse hoje, o Denver Broncos estaria com a primeira posição – aguardando o pior classificado na rodada de Wild Card. Os Patriots estariam em segundo (esperando o melhor classificado na rodada de Wild Card). Cincinnati está em 3º lugar e jogaria em casa contra o Miami Dolphins (6º colocado); enquanto os Colts (4º lugar) receberiam em Indianápolis o Kansas City Chiefs (5º colocado).


Se os Bengals vencerem seu último jogo na temporada regular; não perdem a 3ª posição na AFC (pois vencemos os Colts na 14ª semana); e ainda “corremos o risco” de assumir a 2ª posição – para isso, devemos torcer para o Buffalo Bills vencer os Patriots fora de casa...

Sim, sabemos que é improvável...


Mas a vitória dos Bills sobre os Dolphins, por 19 x 00, também era improvável! E como a equipe de Buffalo joga sem nenhuma pressão pelo resultado...

Se os Bengals perderem para os Ravens; e os Colts derrotarem em casa o Jacksonville Jaguars (algo bem plausível); perderemos a 3ª posição na AFC e jogaremos em casa contra o Kansas City Chiefs (11 vitórias e 04 derrotas). Não será fácil, sem dúvidas...

Mas também não seria desesperador!

Afinal, os Chiefs não vêm mostrando um jogo “exuberante” (nas últimas cinco partidas, venceram duas e perderam três); e também não existiria aquele fator “rivalidade” que haverá se enfrentarmos o Baltimore Ravens ou Pittsburgh Steelers, por exemplo...

Por isso... se os Bengals terão mais uma derrota nesta temporada... que seja AGORA e não nos playoffs!

A NFL reservou para a última semana da temporada regular, apenas confrontos dentro das divisões – o que garante a emoção em cada partida (mesmo entre equipes que apenas “cumprem tabela” – como é o caso do NY Giants x Washington Redskins, por exemplo).


A última partida de Cincinnati, valendo a invencibilidade em casa e (no mínimo) a terceira colocação geral na Conferência Americana; contra o Baltimore Ravens; está marcada para domingo, dia 29 de Dezembro de 2013, às 16:00 (horário de Brasília) – e terá transmissão ao vivo, para todo o Brasil, pela ESPN!


No mesmo horário, os Steelers recebem o Cleveland Browns no Heinz Field (apostando suas fichas na improvável combinação de derrotas dos Ravens, Dolphins e Chargers). Falando em Miami, a equipe da Flórida só depende de uma vitória, em casa, contra o já eliminado NY Jets (jogo com transmissão pela ESPN+); para garantir a última vaga da AFC!


Mas se a “zebra alviverde” passear no Sun Life Stadium; todas as atenções se voltarão para San Diego, onde os Chargers encaram o Kansas City Chiefs, às 19:30 (horário de Brasília). Neste mesmo horário, o New England Patriots recebe o Buffalo Bills...


Bom, acho que é isso! Papai Noel trouxe o título da Divisão Norte da Conferência Americana... e garantiu pelo menos um jogo de pós-temporada no Paul Brown Stadium (onde permanecemos invictos!).

Vamos comemorar o Natal... porque domingo é dia de maratona televisiva!

Três jogos consecutivos; além de muitos “F5” para atualizar o site da NFL.COM!

Deixo aqui meus votos de muita saúde, paz, alegria, fartura e felicidade aos meus queridos leitores; para os membros do Grupo Bengals Brasil (Marcos Vinicius Andrade; Zeca Batista; Matheus Balle; Matheus Bessa; Caio Sguerri; Matheus Lopes; Filipe Menezes; Jefferson Duilen; Antonio Augusto Mello; Patrick Fernandez; Lucas Ferreira; Gabriel Almeida Sales Moraes e Gabriela Britto); e também aos meus amigos torcedores de outros times, como o Sérgio Oliveira e a Ana Luiza Rosa (pobres torcedores dos Giants); Philippe Rossard (pobre torcedor dos Jets); Renato Cellani (ainda acreditando nos Cowboys... #oremos); Kauli Mizuguti e Marcos Vinicius (sortudos torcedores dos Eagles, cuja “macumba” tirou Tony Romo do jogo decisivo...); Alexis Gonzalez Viñoly (uruguaio e torcedor dos Patriots!); Maria Tereza Azevedo (“49ers, queremos vocês no Superbowl!”) e tantos outros amigos – de longe ou de perto, virtuais ou não!

Desejo que Papai Noel apareça na casa de cada um de vocês de “saco cheio”!


(de presentes, claro!)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Temporada 2013 – Jogo 14 – Steelers 30 x 20 Bengals



All right, sunday night, where are you? Just kicking back from the things that you do! You want the big game? We want it too! (...) I’ve been waiting all day for sunday night... The though get rough in a primetime fight! The last one standing gets to turn out the light... cause I been waiting all day for sunday night!!!

Que a bela e talentosa Carrie Underwood me perdoe; mas é impossível ouvir a trilha sonora da NBC sem lembrar daquele “par de coxas” da Faith Hill! E exatamente como diz a letra desta canção, eu também passei o domingo aguardando ansiosamente pela noite...

Ah, mas se soubesse de antemão como seria o jogo...


Todos os apreciadores de histórias de terror conhecem o personagem Freddy Krueger! Goste ou não, os seus filmes são verdadeiros “clássicos” do cinema norte-americano! “A Nightmare on Elm Street” (no Brasil: “A Hora do Pesadelo”) foi gravado em 1984; dirigido por Wes Craven (nascido em Cleveland e também responsável pela série “Pânico”) e interpretado originalmente por Robert Englund; e se passa na cidade fictícia de Springwood, Ohio (Coincidência? Não... eu acho que não!).

Na história, Frederick Charles Krueger tem o poder de atacar adolescentes em seus sonhos (o que lhe rendeu a alcunha de “Lorde dos Pesadelos”), matando-os no mundo real de modo violento e cruel. O monstro é conhecido por suas frases e diálogos carregados de ironia, trocadilhos e sadismo, como “é melhor você não dormir enquanto dirige...”. Também gosta de cantar uma “doce canção de ninar” para suas vítimas:

One, two, Freddy is coming for you... Three, four, better lock your door... Five, six, grab your crucifix... Seven, eight, gonna stay up late... Nine, ten, never sleep again...


A série “clássica” é composta por seis longas metragens (todos gravados entre os anos de 1984 e 1991); mas Freddy Krueger apareceu em muitos outros filmes e séries (inclusive participando de uma versão do jogo “Mortal Kombat”, em 2011); e certamente sua figura causou noites de insônia para todos aqueles que, como eu, têm bem mais do que vinte anos “nas costas”...

Na madrugada gelada deste domingo, Freddy Krueger vestiu uma camisa amarela e preta e viajou para Pittsburgh – ajudando a equipe dos Steelers a “ressurgir do inferno” e espalhar seu conhecido “terror dos anos de 1980” sobre os rivais de Ohio!


E os Bengals, que começaram a rodada com dois jogos de vantagem para o Baltimore Ravens; sendo ainda beneficiados com a derrota do New England Patriots para o Miami Dolphins (ou seja: só precisavam vencer um rival virtualmente eliminado da competição para alcançar o 2º lugar na AFC e garantir sua vaga na pós-temporada); assistiram incrédulos a um velho filme de terror – onde a equipe de Cincinnati foi massacrada em campo pelos Steelers; enquanto sua vantagem virou pó!

Esse foi o tom da entrevista de A.J. Green após o jogo:

- É difícil... Uma derrota dolorida... Principalmente porque são raras as oportunidades que surgiram nesta rodada... Nós poderíamos terminar a semana em uma ótima posição na tabela de classificação... Só precisávamos desta vitória fora de casa... Sabíamos que seria complicado, mas tínhamos boas chances... Felizmente, ainda temos dois jogos em casa, e vamos lutar até o fim para reconquistar essa vantagem!


“Apenas” 45.873 pessoas compareceram ao Heinz Field e testemunharam a melhor partida de Pittsburgh nesta temporada 2013! Pode parecer um bom público (quando comparado com os números do futebol brasileiro); mas este foi o menor número de torcedores na história do “Grande Pote de Mostarda” – desde a sua inauguração, ocorrida a cerca de treze anos atrás...


Como a peleja começou às 23:30 horas (horário de Brasília); e na segunda-feira, quase todos os brasileiros precisam levantar cedo para trabalhar; poucos puderam acompanharam a partida. Por isso, vamos tentar transcrever como foi esse jogo nefasto...

A primeira posse de bola da partida pertenceu à equipe da casa – que começou na linha de 20 jardas do campo de defesa (graças ao Touchback chutado por Kevin Huber) e chegou à marca de 37 do campo de ataque – mas foram obrigados a chutar a bola para os Bengals (que a recuperaram na linha de 07 de sua defesa – devido ao “fair catch” pedido por Brandon Tate).

Em sua primeira tentativa, Dalton acertou um passe curto para A.J. Green; e Cincinnati conseguiu um avanço de nove jardas – praticamente “saindo do buraco” em que começou!


Eis que começa o pesadelo...

Precisando de apenas uma jarda para conquistar a primeira descida; Dalton tentou um passe curto para Marvin Jones... sem sucesso...

Na terceira tentativa, nosso “tanque” BenJarvus Green-Ellis tentou ganhar esta “jardinha” com as pernas... mas bateu na “cortina de aço” e parou!

O jeito era entregar a bola para Kevin Huber e torcer para que nosso Punter a chutasse o mais longe possível de nossa End Zone...

Nosso camisa nº 10, de 28 anos, nascido e criado em Cincinnati (inclusive fez faculdade lá), e que está em sua quinta temporada profissional (seu último time até hoje), com grande possibilidade de chegar ao Pro-Bowl; recebeu a bola oval na linha de 01 jarda do campo de defesa... e antes que pudesse agarrá-la, Huber sofreu um fumble bizarro – recuperado por Will Allen praticamente na “porta” da nossa End Zone! E por muito pouco (muito pouco mesmo) os árbitros não anotaram um “Safety” para os Steelers!


Na verdade, o “Safety” (jogada que anota 02 pontos para o adversário) teria sido um “ótimo negócio” para os Bengals – pois duas jogadas depois, Le’Veon Bell invadiu nossa “grande área” e inaugurou o placar...

Cedric Peerman, atuando como retornador de kickoff, conseguiu uma excelente corrida, quebrando vários tackles e chegando praticamente à metade do campo!


Pena que os árbitros anularam este avanço, pois entenderam que Peerman havia pedido “fair catch” na linha de nove jardas do campo de defesa! Eu confesso que não vi nenhum “pedido” de Cedric... mas a palavra dos árbitros é inquestionável; e mais uma vez, Andy Dalton começaria com as “costas na parede”!

Como o ataque dos Bengals fora “engolido” pela defesa dos Steelers; coube a Andy Dalton correr com a bola e tentar conquistar a primeira descida... O Ruivo até que foi bem, ganhando nove jardas, mas coube a Green-Ellis conquistar a última jarda que faltou – garantindo a primeira descida de Cincinnati!

Mas como a bruxa estava “solta”; Andre Smith cometeu um “False Start” – e os Bengals perderam mais cinco jardas (resultando em uma 1ª para 15). E a “cereja do bolo” foi o Defensive End Ziggy Hood derrubando Dalton oito jardas atrás da linha de scrimmage durante a 3ª tentativa; encerrando melancolicamente nossa segunda campanha ofensiva...


Kevin Huber chutou um Punt de 48 jardas – nada mal; não fosse o “endiabrado” Antonio Brown, que começou a aparecer na partida através de um retorno de 11 jardas (possibilitando o início da campanha ofensiva já em nosso campo de defesa)...

Faltando 03:32 para terminar o 1º Quarto; a defesa dos Bengals conseguiu parar três vezes o ataque dos Steelers na marca de 31 da zona ofensiva (faltando ainda 04 jardas para conquistarem a primeira descida).

Sob estas condições, 99,9% dos treinadores mandariam a campo seus Kickers (visando, claro, a tentativa de anotar três pontos – mesmo sabendo que seria um Field Goal longo e complicado; principalmente em noites geladas de muito vento). Mas Mike Tomlin, avaliando os riscos, optou por tentar a quarta descida...


Big Ben acertou um passe curto para Le’Veon Bell; que conseguiu as quatro jardas e muito mais – só parando na linha de 15 jardas do campo de ataque! Duas jogadas depois, Antonio Brown recebe outro passe curto e invade a nossa End Zone...

Steelers 14 x 00 Bengals...


Outra posse de bola de Cincinnati...

Outra decepção: nenhuma primeira descida!

Kevin Huber chuta a bola até a marca de 33 jardas do campo de defesa dos Steelers... mas Antonio Brown consegue agarrá-la e retornar para TD – correndo praticamente “livre” por 67 jardas...


Cabe aqui uma observação importante: ERRO GRAVÍSSIMO da arbitragem, que selou o destino dos Bengals nesta partida; e quem sabe, possa nos custar o trabalho da temporada inteira!

Segundo Ben Austro, do site norte-americano dedicado à dissecar as regras do esporte: Football Zebras (http://www.footballzebras.com/2013/12/15/9594/); Punters e Kickers recebem proteção especial durante o chute OU RETORNO; pois presume-se que estes atletas estejam “indefesos” nestas condições.

Existem ao todo 10 (dez) hipóteses em que um jogador possa ser considerado “indefeso”. As mais comuns são: Wide Receiver antes da chegada da bola; Quarterback após o lançamento ou durante a “deslizada”; o Running Back que pediu “fair catch” etc. Em todos os casos, quando o adversário atinge um jogador “indefeso” na cabeça ou pescoço (usando seu capacete, ombreiras ou outras partes duras de seu uniforme); os árbitros têm por obrigação parar a jogada e aplicar uma penalização de 15 jardas...

Trazendo a discussão para o caso concreto, Antonio Brown havia recuperado a bola chutada por Kevin Huber e estava cruzando a metade do campo... quando o Linebacker Terence Garvin investiu com toda a violência contra nosso Punter (visando, é claro, abrir espaço para a corrida de seu retornador).


Garvin aproveitou-se do “ponto cego” de Kevin e usou seu capacete para golpeá-lo covardemente – destruindo seu maxilar e (muito provavelmente) encerrando sua participação na temporada 2013...

Mas ainda que o artigo 12.2.7, alínea “a”, item “6” (que trata da proteção aos Punters e Kickers – dada sua vulnerabilidade em campo); não fosse aplicável ao caso (o que se admite hipoteticamente é claro!); a NFL vem promovendo sua política de coibir jogadas violentas, como forma de proteger a integridade física de seus atletas. Evidentemente, o Futebol Americano é um jogo de extremo contato físico – mas são comuns penalizações por “violência desnecessária”...

E convenhamos: o que Kevin Huber poderia fazer para deter o avanço de um atleta como Antonio Brown?


Sob qualquer ângulo que se analise o lance, resta patente que a jogada deveria ter acabado no exato ponto da agressão sofrida por nosso Punter; e a bola ser posicionada 15 jardas atrás do local da falta (anulando-se o TD de Antonio Brown)...

Mas a arbitragem não anotou nada... E enquanto Kevin Huber seguia para o hospital; o Sr. Garvin comemorava a ampla vantagem no placar...


O 1º Quarto terminou com a bola nas mãos de Cincinnati – mas a campanha só rendeu mais uma primeira descida; obrigando Mike Nugent (que acumulou as funções de Kicker e Punter) devolver a bola aos Steelers...

Pittsburgh, contando com uma performance magistral de Ben Roethlisberger, abusou dos passes curtos; e mesmo numa campanha inteiramente baseada em “no-huddle” (ou seja: sem aquelas “reuniões” de atletas entre as jogadas); conseguiu chegar à linha de 07 jardas do campo de ataque – mas por sorte, optou por apenas um FG. Shaun Suisham não desperdiçou e converteu um chute curto, de apenas 25 jardas...

Steelers 24 x 00 Bengals...

O Center Kyle Cook não poderia ter explicitado melhor o que aconteceu:

- É complicado quando você começa a partida sendo dominado ofensiva e defensivamente... Isso nos leva a forçar ainda mais as jogadas e, consequentemente, errar ainda mais, num efeito parecido com uma bola de neve! Começamos o jogo com uma enorme desvantagem e, infelizmente, não conseguimos buscar essa diferença...


Dizem que mesmo as trevas mais escuras só perduram até a meia-noite – pois depois não escurece mais e lentamente começa a nascer um novo dia...

Faltando 09:36 para o intervalo, Brandon Tate conseguiu recuperar o chute de kickoff e correu por 52 jardas! Pela primeira vez, Dalton começaria uma campanha já no campo adversário...

Como nosso jogo terrestre não havia funcionado, nosso “Red Rifle” focou nos passes para chegar à marca de 1ª descida para o Gol (na linha de 01 jarda)! Aí sim nosso “menino de ouro” Giovani Bernard pôde saltar por cima da montanha humana e chegar literalmente voando à “terra prometida”!


Mas é claro que o pesadelo não havia acabado – e na próxima posse de bola, Shaun Suisham acertou um FG de 45 jardas; dando números finais ao placar do primeiro tempo: Pittsburgh 27 x 07 Cincinnati...

Após o intervalo... bola com os Bengals!

Brandon Tate recebeu a bola na linha de 11 jardas e correu por 26; garantindo um excelente começo da campanha ofensiva na marca de 37 do campo de defesa!

Na primeira tentativa, Ike Taylor impediu a recepção de A.J. Green... Na segunda tentativa, BenJarvus Green-Ellis tentou correr com a bola e conseguiu ganhar uma jarda... mas Andrew Whitworth (o polêmico gigante) cometeu uma “segurada” – e os árbitros aplicaram a pena de 10 jardas (transformando uma 3ª para 09 em uma 2ª para 20)!


Esta é a NFL, meus queridos! Onde um LB pode destruir o maxilar de um Punter; mas nem ousem segurar seu oponente!

Enfim... na 3ª para 15 jardas; Dalton fez um passe curto para Jermaine Gresham – que conseguiu um ótimo avanço de 14 jardas, antes de ser “atropelado” por Ike Taylor e Troy Polamalu! Os árbitros encerraram o lance e os Bengals iriam para uma 4ª para 01; quando Pittsburgh desafiou a marcação de campo (entendendo que Polamalu havia forçado um Fumble).


Infelizmente, desta vez os auri-negros estavam certos...

Os árbitros mudaram a marcação e reconheceram que Gresham soltou a bola antes do final da jogada. Logo, a recuperação da bola na marca de 48 jardas do campo de ataque, conquistada por Ziggy Hood, foi validada – e mais uma vez, os Steelers começariam sua campanha em posição privilegiada...

Faltando 12:32 para acabar o 3º Quarto, Big Ben tentou um passe longo para Emmanuel Sanders... mas no meio do caminho estava Adam “Pacman” Jones! Nosso heróico camisa nº 24 conseguiu interceptar o passe e evitar que a vantagem do time da casa fosse ampliada!

Era a hora da reação! Hora de mostrar quem é que manda na AFC North! Hora do ataque “pegar fogo”!

Só que nada disso aconteceu... E seis jogadas depois, lá estava Mike Nugent devolvendo a bola para os Steelers...

Após uma campanha curta, de apenas 04:19; Pittsburgh anotou mais um FG curto – desta vez de 26 jardas; ampliando sua vantagem para 30 x 07...

Sem tempo a perder, Andy Dalton começou a arriscar muitos passes... e felizmente conseguiu bons avanços; partindo da linha de 37 do campo de defesa até a marca de 01 jarda do campo de ataque, no final do 3º Quarto!

E o último Quarto começou com Gio Bernard tentando arrancar no “peito” esta última jarda... sem sucesso!

Como estávamos em uma 4ª para o Gol; Marvin Lewis mandou Domata Peko agir como Fullback e criar um buraco por onde o habilidoso Gio Bernard pudesse invadir a End Zone...

A defesa dos Steelers acreditou nesta jogada “óbvia” e “previsível” (ou seja: bem a cara do treinador Lewis) – e Andy Dalton conseguiu surpreender a todos, passando a bola para o “desmarcado” Tyler Eifert!

Pittsburgh 30 x 14 Bengals!


Temos um jogo, Paulo Antunes?” – Não, ainda não...

Finalmente nossa combalida defesa entrou no jogo e conseguiu parar a campanha dos donos da casa, na marca de 27 do campo de defesa deles!

O Ruivo tratou de abusar dos passes, e como sua mão estava mais “calibrada” neste segundo tempo (ou seria a “Cortina de Aço” que estava desatenta?); os Bengals chegaram à End Zone dos Steelers pela terceira vez – graças à recepção de 13 jardas de Marvin Jones!


Agora sim TERÍAMOS UM JOGO!!!

Afinal, com uma “conversão de dois pontos” aqui (faltando 05:51 para o fim do jogo) e mais um TD (seguido de outra conversão); os Bengals empatariam a partida; ganhando nova chance de ultrapassar os Patriots, garantir sua vaga na pós-temporada e, de quebra, protagonizar uma virada história na NFL!

Mas esta não era a noite dos Tigres de Bengala...

Andy Dalton tentou um passe para Tyler Eifert, mas o calouro não conseguiu receber a bola... Assim, a vantagem de Pittsburgh permaneceu sendo de 10 pontos; e os Bengals precisariam de 01 TD e 01 FG para empatar o jogo...

Os Steelers, obviamente, tentariam gastar o relógio – usando apenas seu “jogo corrido”... afinal, o cronômetro seria seu melhor aliado! Por outro lado, Cincinnati apostava que sua defesa faria um excelente trabalho; e decidiu arriscar, gastando logo seus três “tempos”...

A tática funcionou “parcialmente”; e os visitantes receberam a posse de bola, faltando 03:17 (sem nenhum meio de travar o relógio – exceto na parada do “two minute warning”).

Mas nada disso adiantou, pois em sua última campanha ofensiva, Cincinnati só conseguiu uma primeira descida... Os Steelers, aliviados, somente precisaram correr quatro vezes para sacramentar sua vitória...

Antonio Brown, que recebeu cinco passes e agora tem 95 recepções na temporada (igualando o recorde histórico da equipe da Pensilvânia) resumiu bem o que foi a partida:

- É sempre muito bom quando sua equipe consegue dominar a partida e estabelecer o ritmo do jogo, sem permitir que seu oponente consiga bons lances!


Ryan Clark, Safety dos Steelers, deixou escapar que a equipe de Pittsburgh estava furiosa com as críticas recebidas nas últimas semanas:

- Estamos tentando mostrar aos críticos que esses jogadores e a comissão técnica ainda têm muito a oferecer a esta equipe; e principalmente que não faltará entrega ou luta nesta reta final da competição!


Na batalha dos Quarterback’s; impossível não elogiar a incrível precisão de Ben Roethlisberger (completou 20 de 25 passes; conquistando 191 jardas; com 01 TD e 01 INT) – principalmente se compararmos com o nível de aproveitamento de Andy Dalton (acertou 25 de 44 passes; garantindo 230 jardas; com 02 passes para TD).


Marvin Lewis, visivelmente abatido durante a entrevista coletiva, desabafou:

- Nós não conseguimos jogar bem... Não conseguimos criar oportunidades ou estabelecer nosso padrão de jogo... E o nosso adversário foi superior durante quase toda a partida...


Também no domingo, exatamente como esperávamos, o Cleveland Browns se despediu oficialmente da temporada 2013 – perdendo em casa para o Chicago Bears, pelo placar de 31 x 38...

Mas duro mesmo foi assistir nesta segunda-feira o Baltimore Ravens vencer o Detroit Lions, no Ford Field, por 16 x 18 – graças a 06 (seis) FG’s!


Com a vitória, os Ravens mantiveram a 6ª posição na AFC – mas agora estão apenas um jogo atrás de Cincinnati (lembrando que teremos um confronto direto na última rodada)!



Na penúltima semana da temporada regular, todas as equipes da divisão norte da Conferência Americana jogarão no domingo (22.12.2013).

Às 16:00 horas (horário de Brasília), os Browns viajam a Nova York para encarar os Jets, num jogo para cumprir tabela (já que ambas não têm chances de chegar à pós-temporada).

Às 19:30, Green Bay recebe os Steelers e, mesmo sem Aaron Rodgers, devem sepultar as remotas chances de Pittsburgh. No mesmo horário, os Ravens encaram o New England Patriots, em Baltimore...


E não poderia haver jogo melhor para Cincinnati!

Se os Patriots vencerem, os Ravens ficarão com 08 vitórias e 07 derrotas; faltando apenas mais um jogo! Neste cenário, mesmo na pior das hipóteses, chegaríamos à última rodada AINDA com a vantagem de pelo menos um jogo – ou seja: só dependendo de nossas próprias forças... E em caso de vitória sobre Minnesota, Cincinnati apenas “cumpriria tabela” contra os “Corvos Púrpuras”...

E se os Ravens vencerem, os Patriots permanecerão com 10 vitórias e 05 derrotas – mesma campanha de Cincinnati (caso os Bengals vençam os Vikings, obviamente); mas como derrotamos a equipe de Tom Brady (e também vencemos o Indianapolis Colts – outra equipe que pode chegar a 10-5, mas que provavelmente terão uma semana complicada, enfrentando o Kansas City Chiefs, fora de casa); os Bengals assumiriam a 2ª posição na AFC – e estaríamos muito próximos de garantir a sonhada “folga” na rodada de Wild Card!


Evidentemente... tudo dependerá de como os Bengals jogarão contra os Vikings – no domingo, às 16:00 horas, no Paul Brown Stadium!

Cincinnati está invicto em casa (seis jogos e seis vitórias). Lidera sua divisão com 08 vitórias e 06 derrotas (aproveitamento de 57,1%); enquanto os Vikings já foram eliminados e estão em último lugar na NFC North, com 04 vitórias, 09 derrotas e 01 empate (aproveitamento de 32,1%).


Os números das linhas ofensivas são parecidos (pequena vantagem no jogo aéreo para os Bengals, enquanto o jogo terrestre de Minnesota é um pouco melhor); mas quando comparamos as defesas, os Tigres vencem de “goleada”!

Na série histórica, foram poucos confrontos entre as duas equipes: 06 vitórias de Minnesota (nas temporadas regulares de 1977, 1983, 1989, 1992, 1998 e 2009); contra 05 vitórias de Cincinnati (nas temporadas regulares de 1973, 1980, 1986, 1995 e 2005).


Porém, os Bengals já derrotaram os Vikings, em casa, sem permitir que os rivais anotassem um único ponto, em duas oportunidades (27 x 00 em 1973 e 14 x 00 em 1980)! A recíproca não é verdadeira...

Curiosamente, apenas três confrontos (temporadas de 1983, 1986 e 1995) foram decididos por uma diferença de apenas uma posse de bola – em todos os demais jogos, foram “lavadas”!

No último domingo, jogando em casa, os Vikings golearam o Philadelphia Eagles (líderes da NFC East) por 48 x 30; mesmo sem Adrian Peterson e Toby Gerhart (as duas principais peças de seu sistema ofensivo) – mas contando com atuações impecáveis de Matt Asiata (51 jardas e 03 TD’s) e Greg Jennings (11 recepções, 163 jardas e 01 TD). Matt Cassel também se destacou, completando 26 de 35 passes, conquistando 382 jardas e 02 TD’s (com 01 INT). Estes números mostram que a equipe de Minnesota precisa ser respeitada – até porque jogarão conosco sem qualquer responsabilidade...


É muito importante que Cincinnati entre em campo neste domingo com a garra de quem disputa um Super Bowl! Sem dúvida alguma, nosso destino na pós-temporada passa por uma vitória contra os Vikings! Mas se a equipe mostrar a mesma apatia que vimos no primeiro tempo do jogo contra os Steelers... não quero nem assistir ao jogo contra os Ravens na próxima semana! Certamente seremos massacrados de novo...

A fraca atuação deste domingo pode ser explicada por diversos fatores: erros de arbitragem; fatores climáticos adversos (muito frio e vento); lesões de atletas importantes; mas também devemos destacar um certo “salto alto” de Cincinnati – já que a equipe estava muito próxima de garantir a 2ª posição da AFC (carimbando nossa vaga na pós-temporada).

Uma série de erros ofensivos, defensivos e dos times especiais – principalmente no começo da partida; mostraram que a equipe precisa “entrar ligada” o tempo todo (mesmo contra oponentes claramente inferiores tecnicamente – como foi o caso!).

Mas sou otimista, e acredito que “perdemos na hora certa”, contra um adversário virtualmente eliminado, que precisou jogar sujo (machucando um pobre Punter) e contar com a ajuda da arbitragem...

Coisas de time pequeno...