quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Temporada 2013 – Pré-Jogo Especial – Dezembro em Cincinnati!


O inverno está chegando”... e diferentemente do que acontece em Westeros, onde Sete Reinos duelam pelo Trono de Ferro (O quê? Não conheces Game of Thrones? Como ousas, herege?); na NFL, apenas quatro equipes travarão batalhas decisivas nestas próximas cinco semanas pelo título da AFC North (ou, na pior das hipóteses, por uma vaga na pós-temporada!).


Após doze semanas, Cincinnati Bengals lidera com folga a divisão norte da Conferência Americana (com sete vitórias e quatro derrotas). Se a temporada terminasse hoje, os Bengals seriam a única equipe da AFC North nos playoffs – na 4ª posição, disputaria a rodada de Wild Card, enfrentando no PBS o Kansas City Chiefs (5º colocado na AFC – com 09 vitórias e 02 derrotas; mas em segundo lugar na Divisão Oeste).

Nada mal, hein?


Em segundo lugar na Divisão Norte da AFC, estão empatados Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens (com cinco vitórias e seis derrotas); e na última colocação (para variar!) está o Cleveland Browns (com quatro vitórias e sete derrotas). Steelers e Ravens apresentam o mesmo retrospecto do Tennessee Titans (classificado provisoriamente na 6ª posição da AFC); mas perdem nos critérios de desempate...


Com esta vantagem de dois jogos, os Bengals dependem apenas de suas próprias forças para chegar aos playoffs pelo terceiro ano consecutivo (feito inédito); e conquistar o oitavo título da divisão de sua história (foi campeão da Divisão Central da AFC nos anos de 1970, 1973, 1981, 1988 e 1990; e da Divisão Norte da AFC em 2005 e 2009). Porém, a equipe de Cincinnati terá pela frente cinco jogos complicados em dezembro – dois deles contra adversários da própria divisão (Steelers e Ravens); e outros dois contra adversários da mesma conferência (Colts e Chargers); que podem arruinar nossos sonhos...

Como os Bengals “folgaram” nesta semana nº 12; tive tempo suficiente para preparar um post especial – com a análise de cada um dos próximos cinco adversários; comparando-os com os números de nossa equipe; para avaliar nossas chances.

Além disso, contei com a valiosa colaboração dos membros do grupo “Bengals Brasil” (procure-nos no Facebook e venha integrar a “Bengals Nation” brasileira!); onde alguns membros toparam comentar suas expectativas para o final da temporada 2013!

Aviso que este será uma postagem bem maior do que a habitual (que normalmente já são bastante longas!); mas acredito que as informações possam ser interessantes a todos os torcedores do Cincinnati (e até para os torcedores rivais – que queiram conhecer mais sobre estes “malditos laranjas tigrados que vêm roubando vitórias dos favoritos ‘times modinhas’”!).

Pegue seu melhor casaco e uma xícara de chocolate quente... e venha conosco conhecer os oponentes que enfrentaremos neste princípio de inverno (no hemisfério norte)!

_________________________________________________________________________________


13ª Semana – 01 de Dezembro de 2013 (às 19:30 – horário de Brasília):

San Diego Chargers x Cincinnati Bengals


Série Histórica:

Chargers e Bengals jogaram 32 vezes (sem contar os confrontos de pré-temporada); com 19 vitórias de San Diego e 13 vitórias de Cincinnati. No único confronto realizado na pós-temporada, vitória dos Bengals por 27 x 07 (jogo válido pela final da AFC, em 1981). Ano passado, jogando na Califórnia, vencemos por 20 x 13; e estamos invictos a dois jogos (a última derrota aconteceu na temporada de 2009, fora de casa, por 24 x 27).

Retrospecto dos Chargers na Temporada 2013:

1ª Semana (09.09.2013) – San Diego Chargers 28 x 31 Houston Texans

O treinador Mike McCoy estreou no comando do San Diego Chargers em horário nobre da TV norte-americana (no primeiro Monday Night Football da temporada); e sua equipe chegou a abrir uma vantagem de 21 pontos no 3º Quarto (com Phillip Rivers completando 04 passes para TD – sua melhor marca no ano até hoje!); mas os texanos anotaram 24 pontos consecutivos (17 deles no último Quarto) e viraram o placar – mesmo jogando na Califórnia!

2ª Semana (15.09.2013) – Philadelphia Eagles 30 x 33 San Diego Chargers

A equipe auri-celeste conquistou sua primeira vitória na temporada bem longe de casa – mais precisamente na Costa Leste dos EUA; derrotando os Eagles graças (principalmente) aos três passes para TD de Rivers para o WR Eddie Royal (sua melhor marca no ano); em um jogo marcado por atuações brilhantes dos dois ataques (que somados, conquistaram 1.150 jardas totais – sendo 539 de San Diego!). Mas a vitória, de virada, só foi concretizada quando faltava 07 segundos para terminar a partida – em um Field Goal de 46 jardas de Nick Novak.

3ª Semana (22.09.2013) – Tennessee Titans 20 x 17 San Diego Chargers

A segunda derrota na temporada (a primeira fora de casa) também se deu numa virada espetacular no último Quarto – pois os Californianos venciam por 17 x 10 no 3º Quarto; mas Jake Locker acertou um passe de 34 jardas para o TD do novato Justin Hunter – faltando 15 segundos para o fim do jogo! Esta foi a primeira vitória da equipe de Nashville sobre os Chargers desde 1992 (quando ainda se chamava Oilers e jogavam em Houston)!

4ª Semana (29.09.2013) – San Diego Chargers 30 x 21 Dallas Cowboys

A segunda vitória sobre oponentes da Divisão Leste da Conferência Nacional foi a primeira conquistada em seus próprios domínios – com Phillip Rivers conquistando 401 jardas aéreas e um aproveitamento de 83,3% dos passes (incluindo 03 para TD). Os texanos anotaram seus 21 pontos no 2º Quarto e não conseguiram produzir mais nada ofensivamente; enquanto os Chargers dominaram a partida – sendo coroados com um TD de 56 jardas do lendário TE Antonio Gates (no 4º Quarto); dando números finais ao placar.

5ª Semana (06.10.2013) – Oakland Raiders 27 x 17 San Diego Chargers

O primeiro “clássico” na divisão oeste da Conferência Americana terminou mal para a equipe amarela e azul – foram derrotados pelos arqui-rivais, fora de casa, graças às boas atuações de Terrelle Pryor (com dois passes para TD no 1º Quarto) e Charles Woodson (que igualou o recorde da NFL, ao anotar seu 13º TD defensivo). Phillip Rivers ultrapassou a marca de 400 jardas aéreas pela terceira vez na temporada (411 jardas e 02 TD’s), mas desta vez sofreu três interceptações.

6ª Semana (14.10.2013) – San Diego Chargers 19 x 09 Indianapolis Colts

No “Pagano Bowl” (já que John Pagano, Coordenador Defensivo dos Chargers, é irmão caçula de Chuck Pagano – treinador principal dos Colts), o sistema defensivo das duas equipes se sobressaiu; e San Diego conquistou sua terceira vitória na temporada; com Phillip Rivers acertando passe de 22 jardas para o novato Keenan Allen e com Nick Novak chutando quatro FG; no segundo Monday Night Football disputado pelos Chargers nesta temporada.

7ª Semana (20.08.2013) – Jacksonville Jaguars 06 x 24 San Diego Chargers

Mesmo jogando na Flórida, os Chargers não tiveram problemas para conquistar sua segunda vitória consecutiva; com Rivers completando seus primeiros 14 passes tentados (ele terminou o jogo acertando 22 de 26 passes); e os Jaguars perderam sua sétima partida na temporada por uma diferença maior do que dois dígitos (a última equipe que perdeu sete jogos seguidos por uma diferença de dez ou mais pontos foi o Houston Oilers em 1984).

9ª Semana (03.11.2013) – Washington Redskins 30 x 24 San Diego Chargers

Após uma semana de folga, os Chargers voltaram a perder – desta vez fora de casa; deixando seu retrospecto em 04 vitórias e 04 derrotas. Sean Lissemore, Defensive End de San Diego, anotou seu primeiro TD da carreira (interceptando uma bola dentro da End Zone dos Redskins) e abriu o placar no 2º Quarto. Mas o destaque da partida foi o Fullback Darrel Young (de Washington), que anotou três TD’s – o último deles na prorrogação; e garantiu a terceira vitória da equipe da Capital norte-americana!

10ª Semana (10.11.2013) – San Diego Chargers 20 x 28 Denver Broncos

O segundo duelo dentro de sua própria divisão também terminou mal para a torcida dos Chargers – graças às brilhantes atuações de Peyton Manning (que conquistou 330 jardas e 04 passes para TD; três deles para Demaryius Thomas) e Julius Thomas (que conseguiu uma recepção de 74 jardas para TD logo na primeira campanha ofensiva da equipe do Colorado). Por San Diego, destaques para os Running Back’s Danny Woodhead (ex-New England Patriots) e Ryan Mathews.

11ª Semana (17.11.2013) – Miami Dolphins 20 x 16 San Diego Chargers

A segunda viagem para a Flórida foi bem diferente da primeira; e a defesa dos Dolphins conseguiu anular as principais jogadas aéreas de Phillip Rivers (que conseguiu apenas um passe para TD de Antonio Gates, ainda no 1º Quarto). San Diego ainda teve a chance de vencer a partida, faltando 07 segundos e estando posicionada na linha de 25 jardas do campo de ataque; mas Rivers não conseguiu acertar o último passe (graças ao desvio de Brent Grimes, que garantiu a 5ª vitória de Miami).

12ª Semana (24.11.2013) – Kansas City Chiefs 38 x 41 San Diego Chargers

San Diego conquistou sua primeira vitória na Divisão Oeste da AFC em uma partida dramática, fora de casa, com oito “viradas” no placar (a última delas com Seyi Ajirotutu anotando um TD de 26 jardas, faltando 24 segundos para terminar o jogo). Evidentemente, o placar final poderia ter sido outro – não fosse as lesões dos dois principais defensores de Kansas (Tamba Hali e Justin Houston); mas a lição que tiramos desta partida foi: “respeite o ataque dos Chargers”!

Estatísticas Comparativas entre as Equipes:




Nossa Opinião:

Raphael Villela (vulgo “Pierrot Apaixonado” – autor do Blog “Bengals Brasil”): “Penso que esta será uma partida complicada, pois o ataque dos Chargers é explosivo e muito perigoso (mesclando a juventude de Keenan Allen com a experiência de Antonio Gates e Danny Woodhead). Porém, o alto número de sack’s sofridos pelo Phillip Rivers (20); e a quantidade elevada de jardas cedidas aos adversários (em média 389,5); demonstram que o sistema defensivo (tanto na linha ofensiva quanto na defensiva) de San Diego é extremamente instável – podendo ser explorado por nossas inúmeras ‘armas de ataque’! Acredito na vitória... mas por uma diferença de uma posse de bola!

Lucas Livingstone (fundador do grupo “Bengals Brasil” no Facebook): “Os Bengals enfrentaram os Chargers duas vezes nos últimos três anos, com vitórias relativamente fáceis nas duas ocasiões. Zimmer parece ter uma resposta pronta para Rivers e companhia; e pode ser um daqueles jogos em que a defesa consegue garantir a vitória mesmo se nosso ataque não estiver inspirado”.

MATHEUS BALLE: (colaborador assíduo do grupo “Bengals Brasil” no Facebook): “O primeiro jogo é fora, contra o perigosíssimo time de San Diego. Com seu esquema ofensivo, ranqueado em 7º lugar na NFL, o time tem se mostrado um grande anotador de pontos. Em contrapartida, cede muitos pontos também. Na teoria, este é o jogo mais difícil que teremos pela frente – e pode ser a garantia adiantada de playoffs para nosso time! Imaginando que a defesa rajada continue mantendo o alto nível (conseguindo marcar A. Gates como tem marcado todos os Tight Ends que enfrentou), bem como saiba aproveitar o grande número de turnovers cometido pelo ataque deles (pressionando Matthews); o jogo tem tudo para ser dos Bengals! Ainda sim, penso que os Bengals sofrerá uma derrota pelo placar mínimo (no máximo um FG)”.

_________________________________________________________________________________

14ª Semana – 08 de Dezembro de 2013 (às 16:00 – horário de Brasília):

Cincinnati Bengals x Indianapolis Colts


Série Histórica:

Bengals e Colts se enfrentaram 25 vezes na temporada regular, com 09 vitórias de Cincinnati e 16 da equipe de Baltimore/Indianapolis (os Colts se mudaram para o Estado da Indiana após a temporada de 1984). Apenas um jogo terminou na prorrogação (temporada de 1995, quando vencemos por 24 x 21 fora de casa). No único embate válido pela pós-temporada (disputado em 1970), jogando em Baltimore, fomos massacrados num lamentável 17 x 00... E entre os anos de 1998 e 2010, foram sete derrotas consecutivas dos Bengals (em seis jogos disputados em Indianápolis); mas os Bengals venceram em casa no ano de 2011 por 27 x 17 – encerrando, de uma vez por todas, a recente “freguesia”!

Retrospecto dos Colts na Temporada 2013:

1ª Semana (08.09.2013) – Indianapolis Colts 21 x 17 Oakland Raiders

Na estréia, em casa, Andrew Luck correu por 19 jardas e anotou o TD da vitória sobre o Oakland Raiders! Esta foi a primeira vitória dos Colts, no primeiro jogo da temporada, desde 2009 (ainda sob a batuta de Peyton Manning). Terrelle Pryor (QB estreante da equipe californiana) quebrou o recorde de corridas de um QB na história dos Raiders (correu 13 vezes e conquistou 112 jardas); mas sofreu duas interceptações na Red Zone (linha imaginária das vinte últimas jardas do campo de ataque) – a segunda delas faltando 25 segundos para terminar a partida; garantindo a vitória de Indianapolis.

2ª Semana (15.09.2013) – Indianapolis Colts 20 x 24 Miami Dolphins

A primeira derrota em casa nos últimos doze meses (e a segunda derrota em casa de Andrew Luck) aconteceu graças à brilhante atuação do QB Ryan Tannehill (que conseguiu 319 jardas e 01 TD). Os Colts tiveram a chance de virar o placar, estando posicionados na linha de 23 jardas do campo de ataque, faltando 01:45 para terminar a partida – mas Luck errou três passes seguidos; e a defesa dos Dolphins conseguiram deter o avanço da corrida na quarta descida – sepultando as esperanças da torcida de Indiana!

3ª Semana (22.09.2013) – San Francisco 49ers 07 x 27 Indianapolis Colts

A primeira partida fora de Indianapolis não poderia ter sido melhor para os Colts! Andrew Luck enfrentou pela primeira vez seu ex-treinador na época da faculdade (Jim Harbaugh), e além das 164 jardas conquistadas com o braço, ainda anotou um TD correndo por seis jardas. Este jogo também marcou a estréia de Trent Richardson (jogador draftado pelos Browns na 3ª posição geral em 2012; e que vinha sendo a principal estrela de Cleveland – mas que fora negociado com os Colts na quarta-feira que antecedeu ao duelo). Esta foi a primeira derrota em casa de Colin Kaepernick como titular dos Niners.

4ª Semana (29.09.2013) – Jacksonville Jaguars 03 x 37 Indianapolis Colts

Ter os Jaguars em sua divisão deve ser maravilhoso, não? No mínimo duas vitórias garantidas por temporada (salvo zebras memoráveis)! E no primeiro confronto, deu a lógica: vitória tranqüila de Indianapolis, com Luck completando dois passes para TD e Trent Richardson também anotou o seu TD correndo com a bola. Se considerarmos os pontos anotados na história dos confrontos até aqui, os Colts venceriam os Jaguars por 363 x 70!

5ª Semana (06.10.2013) – Indianapolis Colts 34 x 28 Seattle Seahawks

Se olharmos a classificação atual da Conferência Nacional, veremos que a equipe de Seattle tem 10 vitórias e apenas 01 derrota – liderando não apenas a NFC, mas também a NFL de modo isolado (superando os balados Chiefs e Broncos com folga)! Isto torna ainda mais valiosa esta vitória dos Colts, na 5ª Semana, conquistada em uma partida repleta de jogadas “exóticas” (como um retorno para TD após um bloqueio de FG; uma conversão de dois pontos; e Russell Wilson ultrapassando a marca de 102 jardas com as pernas!).

6ª Semana (14.10.2013) – San Diego Chargers 19 x 09 Indianapolis Colts

Sobre esta partida, favor consultar a 6ª Semana do San Diego Chargers (acima).

7ª Semana (20.08.2013) – Indianapolis Colts 39 x 33 Denver Broncos

Após o tropeço da sexta semana, todas as atenções da NFL estavam focadas nesta partida, onde os Colts receberiam os “imbatíveis” Broncos de Peyton Manning (ouso dizer que foi o maior jogador da história da equipe azul e branca; mas que fora demitido para a equipe contratar Andrew Luck). E neste primeiro jogo de Manning em Indianapolis, enfrentando sua ex-equipe, vitória dos Colts! Denver pressionou bastante o final da partida, anotando 16 pontos no 4º Quarto, mas dois FG de Adam Vinatieri na última etapa foram suficientes para garantir a vitória da equipe da casa!

9ª Semana (03.11.2013) – Houston Texans 24 x 27 Indianapolis Colts

Após o descanso da oitava semana, os Colts enfrentaram seu segundo duelo na Divisão Sul da AFC. E novamente venceram, jogando fora de casa! Houston começou melhor, e foi para o intervalo vencendo por 21 x 03; mas seu treinador Gary Kubiak passou mal à beira do gramado e foi levado de ambulância para um hospital. Isto certamente abalou seus jogadores – que cederam a virada após um excelente final de partida de seus rivais (onde os Colts anotaram 21 pontos consecutivos – três TD’s de T.Y. Hilton).

10ª Semana (10.11.2013) – Indianapolis Colts 08 x St. Louis Rams 38

O time que derrotou as duas melhores equipes da competição (Seahawks e Broncos) e que estava invicto na sua divisão; jogaria em casa contra o St. Louis Rams (time que venceu 03 e perdeu 06 jogos na temporada, e que não contava com seu QB titular Sam Bradford). Era certeza de vitória, não? Não! Muito pelo contrário! Kellen Clemens conquistou sua primeira vitória no comando dos Rams, acertando dois incríveis passes para Tavon Austin (o primeiro de 57 jardas para TD no primeiro tempo; e o segundo de 81 jardas na segunda etapa); e os Colts foram humilhados em casa por uma das piores equipes da NFL!

11ª Semana (14.11.2013) – Tennessee Titans 27 x 30 Indianapolis Colts

O último duelo fora de casa pela Divisão Sul da AFC ficou marcado pela emoção! Chris Johnson anotou dois TD’s correndo no primeiro quarto; e apesar dos dois FG de Adam Vinatieri no segundo quarto, a equipe da casa foi para o intervalo vencendo por 17 x 06. No 3º Quarto, Donald Brown e Andrew Luck invadiram a End Zone correndo com a bola oval; e os Colts viraram o placar para 23 x 17 (após outro FG de Vinatieri). Na última etapa, Rob Bironas diminuiu a desvantagem para 23 x 20; mas Donald Brown anotou seu segundo TD da tarde – conseguindo vantagem suficiente para garantir a vitória (mesmo com o TE Delaine Walker recebendo passe de 19 jardas na End Zone dos Colts).

12ª Semana (24.11.2013) – Arizona Cardinals 40 x 11 Indianapolis Colts

E veja só quem apareceu: a zebra! Carson Palmer, nosso último QB antes da “Era Dalton” (e que se transformou numa espécie de “Túlio Maravilha” da NFL), completou dois passes para TD de Larry Fitzgerald (jogador mais jovem a quebrar a marca de 11.000 jardas recebidas na história da NFL); e Karlos Dansby retornou uma interceptação de 22 jardas para TD; garantindo a quarta vitória consecutiva dos Cardinals! No intervalo, a equipe da casa já vencia por 27 x 03; e só precisou administrar a vantagem para selar a goleada sobre os Colts!

Estatísticas Comparativas entre as Equipes:




Nossa Opinião:

Raphael Villela: “Bem, o que esperar dos Colts? Será aquela equipe capaz de derrotar os times mais fortes da NFL? Ou será aquele oponente subjugado por Cardinals, Rams ou Chargers? Talvez ambos! Como torcedor dos Bengals, sei bem como é a sensação de derrotar o Green Bay Packers e, na semana seguinte, perder para o Cleveland Browns! Graças a esta ‘instabilidade’ das duas equipes, fica complicado traçar um prognóstico para a partida! Podemos ter goleadas de qualquer dos times... como também podemos ir para a prorrogação outra vez! Particularmente, acredito nesta última possibilidade: um jogo duro, de muitos pontos, decidido por uma diferença de apenas uma posse de bola (em favor de Cincinnati, claro!)”.

Lucas Livingstone: “Esta partida marca o início de uma série de três jogos em casa, dentre os últimos quatro que jogaremos. Esse é um ponto chave para o sucesso dos Bengals, que está invicto no Paul Brown Stadium até aqui. Para muito, este confronto contra Andrew Luck será o jogo mais difícil dessa reta final dos Bengals. Estão errados. Os Bengals têm sofrido contra boas defesas esse ano, mas venceu os jogos contra Super-QB’s, conseguindo marcar mais pontos que os ataques liderados por Aaron Rodgers, Tom Brady e Matthew Stafford. A defesa dos Colts é a 22ª no campeonato em jardas; e a 28ª contra o jogo corrido. Se os Bengals dominarem a corrida com BJGE e Gio (como fizemos contra GB, Jets e Browns), uma vitória por 30 ou mais pontos não será surpresa!”.

MATHEUS BALLE:O segundo jogo será em casa contra os Colts. O time está inconsistente (mais até do que os Bengals), e vai encarar uma vantagem de 5-0 em casa! É algo que os Colts não estão preparados! A unidade defensiva tem tudo para mostrar o porque de estar tão bem ranqueada na liga, permitindo o mínimo possível de ganho de jardas. Lembrando: o esquema ofensivo dos Colts é o “option”. A defesa dos Bengals é muito bem preparada para jogar contra equipes que se utilizam disso (como o Eagles e os Redskins – dois times que não produziram nada contra a defesa que já era boa em 2012, mas que é melhor ainda em 2013!). Nesse jogo, Dalton volta à performance de outubro – já que o ataque corrido não se encaixará muito bem, e o time terá mais snaps ofensivos a serem jogados. Imagino uma vitória por 01 TD ou mais!”.

_________________________________________________________________________________

15ª Semana – 15 de Dezembro de 2013 (às 23:30 – horário de Brasília):

Pittsburgh Steelers x Cincinnati Bengals


Série Histórica:

Steelers e Bengals são adversários tradicionais na NFL – e infelizmente, somos um histórico “saco de pancadas” da equipe auri-negra: foram 86 jogos válidos pela temporada regular, com 52 vitórias de Pittsburgh e 34 vitórias de Cincinnati. Jogando fora de casa, vencemos 15 e perdemos 28 partidas. No único confronto pela pós-temporada, disputado em 2005, perdemos em casa por 31 x 17. Quatro jogos foram decididos na prorrogação – vencemos em 2001 por 26 x 23; e perdemos em 1982 (26 x 20); 1991 (33 x 27) e 2006 (23 x 17). A boa notícia é que vencemos os últimos dois confrontos (em 2012, fora de casa, por 13 x 10; e em 2013, em Cincinnati, por 20 x 10)! Quem sabe este não é o início de uma nova seqüência histórica, como aquela entre os anos de 1988 e 1990 (quando vencemos seis jogos consecutivos)?

Retrospecto dos Steelers na Temporada 2013:

1ª Semana (08.09.2013) – Pittsburgh Steelers 09 x 16 Tennessee Titans

A estréia dos Steelers aconteceu em casa, contra a equipe que sofreu mais pontos do que qualquer outra na última temporada. Porém, neste “intervalo”, a equipe do sul contratou Gregg Williams (treinador especializado em sistemas defensivos, que fora punido por seu envolvimento no escândalo do New Orleans Saints – em março de 2012) como assistente do Coordenador de Defesa; e o resultado fora imediato! Big Ben fora pressionado o tempo todo (inclusive fora derrubado cinco vezes); e o ataque só conseguiu anotar um TD e um Safety – enquanto os Titans acertaram 03 FG e anotaram 01 TD!

2ª Semana (16.09.2013) – Cincinnati Bengals 20 x 10 Pittsburgh Steelers

Ah, como esquecer aquela noite de segunda-feira? O baile de formatura dos calouros? Com Giovani Bernard anotando seus primeiros dois TD’s na carreira; e com Tyler Eifert recebendo um passe de 61 jardas? Foi a primeira vez, desde 2002, que os Steelers perderam seus primeiros dois jogos da temporada...

3ª Semana (22.09.2013) – Pittsburgh Steelers 23 x 40 Chicago Bears

A terceira derrota consecutiva nos três primeiros jogos (fato que não acontecia desde a temporada de 1986) também se deu em “horário nobre” (Sunday Night Football); aumentando a vergonha da torcida auri-negra – que viu Major Wright interceptar a bola e retornar por 38 jardas para TD; ajudando a equipe visitante ir para o intervalo com a vantagem de 24 x 10. Pittsburgh lutou bastante e chegou a diminuir a desvantagem para 27 x 20 no 3º Quarto; mas na última etapa, sofreu treze pontos e só conseguiu chutar mais um FG!

4ª Semana (29.09.2013) – Minnesota Vikings 34 x 27 Pittsburgh Steelers

Quem sabe uma “mudança de ares” não faria bem ao time? Pois os Vikings mandaram seu jogo do outro lado do Atlântico, em Londres (Inglaterra); e o mítico Estádio de Wembley testemunhou o embate de duas equipes “desesperadas” (ambas chegaram para esse confronto com três derrotas em três jogos). Melhor para a equipe de Minnesota, que contou com dois TD’s de Adrian Peterson e soube segurar o ataque de Pittsburgh. Com a derrota (a quarta consecutiva nos quatro primeiros jogos), os Steelers repetiram o fiasco da temporada de 1968 (ano de fundação do Cincinnati Bengals!).

6ª Semana (13.10.2013) – N.Y. Jets 06 x 19 Pittsburgh Steelers

Poucas vezes uma semana de folga fez tão bem para uma equipe! Ainda mais uma folga tão “cedo” na temporada! Mas o treinador Mike Tomlin soube trabalhar o emocional de seus atletas e, em Nova York, Emmanuel Sanders anotou um TD de 55 jardas; e Shaun Suisham acertou quatro FG’s – garantindo a 600ª vitória da história dos Steelers (incluindo jogos da temporada regular e da pós-temporada)! Pittsburgh é apenas a quarta equipe a alcançar esta marca na NFL...

7ª Semana (20.10.2013) – Pittsburgh Steelers 19 x 16 Baltimore Ravens

No segundo confronto válido pela AFC North, o Kicker Shaun Suisham voltou a ser decisivo – chutando um FG de 42 jardas com o cronômetro zerado; garantindo a vitória sobre o Baltimore Ravens. Antonio Brown e Le’Veon Bell também foram destaques; e impuseram a terceira derrota nos últimos quatro jogos dos atuais campeões do Super Bowl.

8ª Semana (27.10.2013) – Oakland Raiders 21 x 18 Pittsburgh Steelers

Empolgados pelas duas vitórias consecutivas, os Raiders pareciam ser os “oponentes perfeitos” para consolidar a recuperação emocional da equipe. Afinal, os Californianos vinham de 02 vitórias e 04 derrotas (mesmo retrospecto dos Steelers); mas não estavam jogando tão bem nas últimas semanas. Mas as aparências enganam, e Terrelle Pryor estabeleceu o recorde de maior corrida para TD de um Quarterback (93 jardas); e Darren McFadden recuperou um pouco de seu antigo brilho (anotando dois TD’s); sem falar na forte pressão exercida pela defesa sobre Big Ben. Para “coroar” a atuação desastrosa, o “salvador” Shaun Suisham errou dois FG’s decisivos...

9ª Semana (03.11.2013) – New England Patriots 55 x 31 Pittsburgh Steelers

Em outros tempos, Patriots e Steelers seriam um jogo equilibrado – decidido por uma posse de bola. Mas não desta vez! Esse elenco da temporada 2013 de Pittsburgh parece decidido a estabelecer recordes negativos! Desta vez, sofreu 55 pontos – nunca na história da equipe a “cortina de aço” levou tantos pontos em um único jogo! Tom Brady garantiu 432 jardas aéreas e quatro passes para TD; e New England anotou 28 pontos só no 4º Quarto – humilhando completamente a torcida auri-negra!

10ª Semana (10.11.2013) – Pittsburgh Steelers 23 x 10 Buffalo Bills

Coube ao treinador Mike Tomlin recuperar os fragmentos da equipe que sobraram após o massacre de Boston; e prepará-los para a partida contra os Bills, em casa. Mesmo com o retorno de seu promissor QB novato E.J. Manuel; a equipe de Buffalo assistiu ao “passeio” dos Steelers – que cederam apenas 95 jardas terrestres e derrubaram o “portuga” três vezes! Big Ben conseguiu 204 jardas, com 01 TD; e Le’Veon Bell anotou outro – encerrando a seqüência de duas derrotas consecutivas.

11ª Semana (17.11.2013) – Pittsburgh Steelers 37 x 27 Detroit Lions

Outro jogo em casa... e outra vitória dos Steelers! Desta vez, com direito a atuação de gala de Ben Roethlisberger (367 jardas e 04 TD’s – sendo dois deles nos últimos cinco minutos da partida). Antonio Brown recebeu sete passes e conquistou 147 jardas (com 02 TD’s); e a equipe auri-negra conseguiu virar a partida, após sofrer 27 pontos, concentrados apenas no 2º Quarto (em uma performance impressionante de Matthew Stafford e Calvin “Megatron” Johnson). No restante da partida, o domínio dos Steelers foi inegável...

12ª Semana (24.11.2013) – Cleveland Browns 11 x 27 Pittsburgh Steelers

Finalmente, na última semana, os Steelers conseguiram voltar à briga pelo título da AFC North – derrotando os Browns, em Cleveland, pelo placar de 27 x 11.

Estatísticas Comparativas entre as Equipes:



Nossa Opinião:

Raphael Villela: “Penso que esta partida, disputada no Sunday Night Football, fora de casa, será o teste mais complicado nesta reta final da temporada 2013! Os Steelers vêm numa crescente; e ainda não engoliram as últimas duas derrotas para Cincinnati (em especial aquela na penúltima rodada da temporada 2012 – que de uma só vez, garantiu nossa passagem aos playoffs e sacramentou o fim de suas esperanças). Big Ben é um dos melhores QB da liga e deve ser respeitado. Antonio Brown e Le’Veon Bell são perigosos. E os Steelers são uma equipe tradicional – acostumada a jogar sob os holofotes da América! Espero que os Bengals cheguem para este confronto tendo vencido Colts e Chargers (o que manteria a nossa “folga” de dois jogos na liderança da divisão) e que não precise desesperadamente da vitória em território hostil – pois podemos (e muito provavelmente iremos) perder esse jogo...

Lucas Livingstone: “Esse sim pode ser o jogo mais difícil da série final... Steelers têm tido dificuldades esse ano, mas Dick LeBeau tem alcançado sucesso na missão de anular Andy Dalton desde a primeira temporada do ruivo! Esse é o nosso último jogo fora de casa – e eu diria que este é o único jogo, dentre os cinco restantes, que podemos nos dar ao luxo de perder! Uma derrota aqui não seria um desastre de forma alguma, pois quatro vitórias nos outros jogos, nos deixariam com o primeiro lugar no grupo (não importando o desempenho de nossos rivais). Ainda sim, acredito plenamente que os Bengals possam dominar o jogo e conquistar uma vitória surpreendente no ‘Pote de Mostarda’”.

MATHEUS BALLE:O terceiro jogo será fora de casa, contra os Steelers... Jogo físico, provavelmente com mais jogadas terrestres do que estamos acostumados. Entretanto, o jogo corrido dos dois times anda em baixa – principalmente o do Bengals (que não vem sendo muito acionado ultimamente). Batalha de trincheiras é o que veremos! A defesa dos Steelers é uma mãe – e esse é um dos jogos que, depois do segundo tempo, Dalton tem tudo para colocar 300+ yds! Teoricamente, uma vitória difícil (por 1 FG)”.

_________________________________________________________________________________


16ª Semana – 22 de Dezembro de 2013 (às 16:00 – horário de Brasília):

Cincinnati Bengals x Minnesota Vikings


Série Histórica:

Bengals e Vikings se enfrentaram poucas vezes – são apenas 11 duelos válidos pela temporada regular (muito em razão do “rodízio” de confrontos realizado pela NFL entre as Conferências Americana e Nacional). Foram 06 vitórias de Minnesota e 05 vitórias de Cincinnati. No último confronto, vitória da equipe púrpura por 30 x 10 (temporada de 2009); mas no último jogo realizado em Cincinnati, vitória dos Bengals por 37 x 08 (temporada de 2005)!

Retrospecto dos Vikings na Temporada 2013:

1ª Semana (08.09.2013) – Detroit Lions 34 x 24 Minnesota Vikings

Estrear fora de casa é sempre complicado... ainda mais contra um rival de divisão! Mesmo sem “Megatron”, os Lions mostraram-se superiores graças à atuação brilhante de Reggie Bush (que terminou a partida com 90 jardas terrestres e 101 jardas aéreas; além de um TD de 77 jardas no 3º Quarto); e aos lamentáveis erros cometidos por Christian Ponder (que sofreu três interceptações e um fumble). Adrian Peterson anotou dois TD’s e correu por 93 jardas – mas “uma andorinha só não faz verão”...

2ª Semana (15.09.2013) – Chicago Bears 31 x 30 Minnesota Vikings

Segunda semana; segunda batalha de divisão; segundo jogo fora de casa; segunda derrota! Chicago começou melhor e anotou três TD’s e um FG no primeiro tempo; e foi para o intervalo vencendo por 24 x 21; mas na segunda etapa, os três FG’s chutados por Blair Walsh viraram o placar para 30 x 24. Jay Cutler só conseguiu a derradeira virada quando faltavam 10 segundos para terminar a partida – com um passe curto, de 16 jardas, para Martellus Bennett invadir a End Zone dos visitantes.

3ª Semana (22.09.2013) – Minnesota Vikings 27 x 31 Cleveland Browns

A primeira partida em casa seria contra o Cleveland Browns. Isto, por si só, já faria o mais pessimista dos torcedores de Minnesota acreditar na vitória! Além disso, o QB titular dos Browns (Brandon Weeden) estava machucado; e o melhor atleta de Cleveland (Trent Richardson) fora negociado três dias antes da partida – trocado pela primeira escolha dos Colts no Draft 2014! Em teoria, o cenário não poderia ser melhor para os Vikings... mas Christian Ponder sofreu três interceptações, um fumble e foi derrubado seis vezes (a última faltando quatro segundos para terminar o jogo, com a equipe posicionada na linha de 34 jardas do campo da ataque!). Assim fica complicado, né?

4ª Semana (29.09.2013) – Minnesota Vikings 34 x 27 Pittsburgh Steelers

Sobre esta partida, favor consultar a 4ª Semana dos Steelers (acima).

6ª Semana (13.10.2013) – Minnesota Vikings 10 x 35 Carolina Panthers

Após a primeira vitória conquistada em Londres, os Vikings receberam os Panthers e foram nocauteados por Cam Newton (com três passes para TD e uma corrida para anotar mais um TD). Adrian Peterson jogou e foi o melhor RB de Minnesota; mas claramente estava abatido, após a morte de seu filho de dois anos (noticiada na sexta-feira que antecedeu ao duelo). Matt Cassel, que jogou no lugar do contestado Ponder, também sofreu duas intercepções (as duas recuperadas por Mike Mitchell – iniciando campanhas que renderam TD’s para o time da Carolina do Norte).

7ª Semana (21.10.2013) – N.Y. Giants 23 x 07 Minnesota Vikings

Como Matt Cassel não foi bem... a equipe de Minnesota trouxe o promissor QB Josh Freeman (destaque do Tampa Bay Buccaneers) para assumir a titularidade do ataque; e sua estréia aconteceu num Monday Night Football, fora de casa, no palco do próximo Super Bowl! Do outro lado, os Giants buscavam sua primeira vitória na temporada... e conseguiram (após um começo de temporada desastroso: seis derrotas em seis jogos)! Josh Brown acertou três FG’s; Rueben Randle recebeu um passe de 24 jardas para TD; e Peyton Hillis invadiu correndo a End Zone dos Vikings no 3º Quarto.

8ª Semana (27.08.2013) – Minnesota Vikings 31 x 44 Green Bay Packers

O terceiro confronto na divisão norte da Conferência Nacional terminou de forma parecida com os dois anteriores: com Christian Ponder (reassumindo a titularidade) errando muito e os Vikings derrotados! Mas é preciso dar méritos aos Packers – pois Aaron Rodgers acertou 24 de 29 passes tentados, conquistando 285 jardas e 02 passes para TD! Como se não bastasse, Jordy Nelson garantiu 123 jardas e anotou 02 TD’s; enquanto Eddie Lacy correu por 94 jardas e anotou mais um TD! Adrian Peterson foi o principal nome do ataque púrpura – e mesmo assim conquistou apenas 60 jardas e 01 TD...

9ª Semana (03.11.2013) – Dallas Cowboys 27 x 23 Minnesota Vikings

A sétima derrota (em oito jogos disputados) aconteceu no Texas – com Tony Romo lançando para 337 jardas e 02 TD’s. Mas diferentemente do que aconteceu nas últimas partidas, os Cowboys tiveram que suar bastante a camisa para alcançar a vitória! Christian Ponder anotou seu quarto TD correndo com a bola (havia marcado 02 contra Cleveland e 01 contra GB); Kyle Rudolph e Adrian Peterson também invadiram a End Zone de Dallas – deixando o placar em 23 x 20 para os visitantes... até que Romo acertou um passe curto (07 jardas) para Dwayne Harris, faltando 42 segundos para terminar o jogo!

10ª Semana (07.11.2013) – Minnesota Vikings 34 x 27 Washington Redskins

Finalmente os Vikings conquistaram sua segunda vitória (a primeira em solo norte-americano – e diante de sua apaixonada torcida); com Adrian Peterson correndo por 75 jardas e anotando 02 TD’s. Christian Ponder também melhorou seu aproveitamento: acertou 17 de 21 passes, conquistando 174 jardas aéreas (com 02 passes para TD)... mas deixou a partida no final do 3º Quarto, sentindo uma lesão no ombro esquerdo! Robert Griffin III também foi muito bem (conquistando 281 jardas e 03 passes para TD); mas faltando 32 segundos para acabar o jogo, com os Redskins posicionados numa 4ª para o gol (na linha de quatro jardas), Santana Moss não conseguiu segurar o passe curto, com os dois pés dentro da End Zone – garantindo a vitória de Minnesota!

11ª Semana (17.11.2013) – Seattle Seahawks 41 x 20 Minnesota Vikings

Jogando no barulhento estádio CenturyLink Field, quase todas as equipes da NFL encontram sérios problemas. Não por acaso, a equipe de Seattle estava invicta a 12 jogos em casa! E é claro que os Vikings não escapariam impunes... Na volta de Percy Harvin (ex-WR de Minnesota, contratado este ano pelos Seahawks; mas que perdeu as 10 primeiras rodadas de 2013, recuperando-se de uma cirurgia), o atleta mostrou que conhece bem as falhas de sua ex-equipe, e retornou um kickoff de 58 jardas – posicionando seu novo time em condições de facilitar (e muito!) o trabalho de Russell Wilson (que acertaria um passe de 19 jardas para Doug Baldwin anotar seu TD, no final do 2º Quarto). Vitória tranqüila da melhor equipe da NFC até agora...

12ª Semana (24.11.2013) – Green Bay Packers 26 x 26 Minnesota Vikings

Sim, meus amigos! Existe empate na NFL! É raro... mas acontece! A última partida que havia terminado empatada aconteceu no dia 11.11.2012, entre St. Louis Rams e San Francisco 49ers... Minnesota foi melhor durante boa parte do jogo (aproveitando-se da ausência de A-Rod) e chegou ao último quarto vencendo por 23 x 10; mas sofreu 16 pontos consecutivos no final do tempo regulamentar (e só não perdeu a partida porque Green Bay tentou uma conversão de dois pontos, após o TD de Eddie Lacy, e o passe falhou!). Na prorrogação, Mason Crosby e Blair Walsh acertaram 01 FG cada... e as equipes levaram “meia vitória” para casa!

Estatísticas Comparativas entre as Equipes:



Nossa Opinião:

Raphael Villela: “Confesso que se não fosse torcedor dos Bengals, muito provavelmente seria torcedor dos Vikings! Acho uma equipe interessante, com um estilo de jogo agressivo, um estádio moderno, uniformes exóticos e capacetes originais, sem falar nas belas cheerleaders! Mas preferências pessoais à parte, é lógico que os Bengals são amplamente favoritos neste confronto: temos um melhor ataque (com honrosa exceção ao jogo terrestre de Adrian Peterson) e uma melhor defesa! E, por incrível que pareça, isso me preocupa! Todas as vezes que enfrentamos boas equipes, conseguimos grandes vitórias, mas quando adversários notadamente mais fracos cruzam o nosso caminho... Além disso, eles contam com o sempre surpreendente Jerome Simpson (e quem garante que ele não esteja “louco” para aprontar com sua ex-equipe?). Por isso... estejam preparados para tudo!

Lucas Livingstone: “Você nunca pode dormir contra Adrian Peterson! Mas a verdade é que os Vikings cometeram um grande erro ao pensarem que o melhor RB da NFL é suficiente para carregar o time! O sucesso dos Vikings vinha da parceria entre A.P. e Percy Harvin... Sem o Harvin (que era RB, WR, Special Teammer e qualquer outra posição que precisasse!), os Vikings se transformaram numa equipe fácil de ser batida! Inexplicavelmente, os Bengals têm sofrido contra times “fáceis” (como os Vikings). Talvez falte concentração em tais jogos – não sei! Mas no papel, se compararmos o talento, a técnica e o desempenho, os Bengals têm tudo para ganhar essa!”.

MATHEUS BALLE:No penúltimo jogo, os Bengals recebem os Vikings em casa. Aqui não tem muito segredo: os Vikings são horríveis – e o único perigo está no Adrian Peterson. Fazendo o devido check dele, o resto do time é aparentemente inofensivo! Imagino uma vitória fácil, por 01 TD ou mais!

_________________________________________________________________________________


17ª Semana – 29 de Dezembro de 2013 (às 16:00 – horário de Brasília):

Cincinnati Bengals x Baltimore Ravens


Série Histórica:

Bengals e Ravens compõem a rivalidade mais “recente” da AFC North – e também a mais “equilibrada” (já que somos fregueses históricos dos Steelers e tradicionais algozes dos Browns). Contudo, nos últimos três anos, a “balança” anda desequilibrando em favor de Baltimore (venceram cinco dos últimos seis jogos); o que explica o retrospecto de 20 vitórias dos Corvos Púrpuras contra 15 vitórias de Cincinnati. Mas jogando em casa, os Bengals ainda lideram a série histórica: 10 vitórias e 07 derrotas! E no último confronto, no PBS, válido pela última rodada da temporada 2012, vitória sobre a equipe que se sagraria campeã do Super Bowl por 23 x 17 (sendo a última derrota de Baltimore naquela temporada)!

Retrospecto dos Ravens na Temporada 2013*:

(*) Observação: em 04 de Novembro de 2013, publicamos um “Pré-Jogo” da Semana 10 – recapitulando as primeiras nove semanas da equipe de Baltimore. Por isso, vou repetir o texto utilizado naquele post e apenas acrescentar a análise dos últimos três jogos dos Ravens...

1ª Semana (05.09.2013) – Denver Broncos 49 x 27 Baltimore Ravens

Seu primeiro jogo da temporada, disputado no dia 05 de Setembro (quinta-feira), foi particularmente desastroso para os Ravens: jogando fora de casa, a equipe foi massacrada pelo Denver Broncos por 49 x 27... E olha que o atual campeão do Superbowl saiu na frente, com um Touchdown no primeiro quarto; e foi para o intervalo vencendo por 17 x 14! Mas o lendário Peyton Manning (com sete passes para TD’s e 462 jardas); Wes Welker (a maior contratação da temporada), Julius e Demaryius Thomas (cada um destes três atletas terminou a partida com 02 TD’s) e o sempre efetivo Eric Decker; logo mostraram que a equipe do Colorado não estava para brincadeira este ano!

2ª Semana (15.09.2013) – Baltimore Ravens 14 x 06 Cleveland Browns

Na segunda semana (15.09.2013), Baltimore venceu os Browns, diante de sua apaixonada torcida, por 14 x 06; graças principalmente à sua forte defesa – que derrubou o QB titular de Cleveland Brandon Weeden cinco vezes, antes de “nocauteá-lo” e tirá-lo da partida (no último Quarto)! Mais uma vez, a equipe não jogou bem, e foi para o intervalo perdendo por 06 x 00; mas conseguiu a virada com dois TD’s (Bernard Pierce correu por 05 jardas no final do 3º Quarto; e o novato Marlon Brown anotou seu primeiro TD ao receber passe curto, faltando pouco mais de 08 minutos para acabar o jogo).

3ª Semana (22.09.2013) – Baltimore Ravens 30 x 09 Houston Texans

A segunda vitória veio no dia 22 de Setembro, em casa, contra o Houston Texans, por 30 x 09 – com outra excelente atuação de sua defesa; que não permitiu nenhum TD dos visitantes e, de quebra, teve uma interceptação retornada para TD de 37 jardas com Daryl Smith; e Tandon Doss conseguiu retornar um Punt para TD, correndo por 82 jardas! Sem Ray Rice (contundido na segunda semana), Bernard Pierce assumiu a titularidade do jogo corrido, e também anotou um TD, correndo por apenas 01 jarda; e Justin Tucker foi impecável, convertendo 03 Field Goal’s (de 28, 45 e 43 jardas).

4ª Semana (29.09.2013) – Buffalo Bills 23 x 20 Baltimore Ravens

Mas quando a equipe púrpura parecia ter reencontrado o caminho das vitórias, grande tropeço fora de casa para o Buffalo Bills por 23 x 20! Em 29.09.2013, Joe Flacco foi interceptado cinco vezes (só o Safety Aaron Williams conseguiu interceptá-lo duas vezes); Fred Jackson foi o destaque no jogo corrido (conquistando 87 jardas e anotando 01 TD para os Bills); e a defesa dos Ravens, que havia cedido apenas 224 jardas terrestres nos primeiros três jogos (mesmo com a atuação desastrosa perante os Broncos); desta vez cedeu 213!

5ª Semana (06.10.2013) – Miami Dolphins 23 x 26 Baltimore Ravens

O mês de outubro começou melhor para os Ravens, com uma vitória apertada por 26 x 23, fora de casa, contra o Miami Dolphins... Sem dúvida uma partida disputada, onde o ataque terrestre dos Ravens alcançou sua melhor marca (133 jardas) e Joe Flacco lançou para 269 jardas; mas a vitória só foi garantida após o erro do Kicker de Miami (Caleb Sturgis), que errou um FG de 57 jardas, faltando 33 segundos para acabar a partida!

6ª Semana (13.10.2013) – Baltimore Ravens 17 x 19 Green Bay Packers

Uma semana depois (em 13.10.2013), derrota em casa para o Green Bay Packers pelo placar de 19 x 17! Foi a primeira derrota para uma equipe da Conferência Nacional, em casa, após uma seqüência de 14 jogos! A defesa dos “Cabeças de Queijo” conseguiu anular totalmente o jogo corrido dos Ravens (foram apenas 47 jardas) e derrubaram Joe Flacco cinco vezes (três sack’s praticados por A.J. Hawk) – e olha que não contavam com o lendário Linebacker Clay Matthews (lesionado)... e o ataque foi brilhante, com Eddie Lacy correndo por 120 jardas e Aaron Rodgers lançando para 315 jardas (incluindo um passe de 64 jardas para TD de Jordy Nelson)! Mas Baltimore não desistiu e, no último Quarto, mostrou-se uma equipe aguerrida, anotando 14 pontos – e só não virou graças ao FG de Mason Crosby (faltando pouco mais de 04 minutos para o fim do jogo).

7ª Semana (20.10.2013) – Pittsburgh Steelers 19 x 16 Baltimore Ravens

Em 20 de Outubro de 2013, clássico contra o Pittsburgh Steelers, fora de casa! E os Metalúrgicos conquistaram sua segunda vitória na temporada, por 19 x 16, graças ao Field Goal de 42 jardas chutado por Shaun Suisham, faltando três segundos para zerar o cronômetro! Foi o quarto FG convertido pelo Kicker de Pittsburgh no jogo... Big Ben apresentou um percentual de acerto impressionante (completou 17 de 23 passes, conquistando 160 jardas e 01 TD), graças à atuação brilhante de Antonio Brown; mas foi com o jogo corrido de Le’Veon Bell (conquistou 93 jardas) que a equipe auri-negra garantiu a vitória...

9ª Semana (03.11.2013) – Cleveland Browns 24 x 18 Baltimore Ravens

No dia 03 de Novembro de 2013, nova derrota por uma diferença de apenas uma posse de bola! Jason Campbell acertou três passes para TD (dois deles para Davone Bess), e os Browns encerraram a seqüência de 11 vitórias consecutivas dos Ravens, derrotando os atuais campeões do Superbowl por 24 x 18! A última vitória de Cleveland sobre a equipe púrpura havia acontecido na temporada de 2007...

10ª Semana (10.11.2013) – Baltimore Ravens 20 x 17 Cincinnati Bengals

Infelizmente, a recuperação dos Corvos aconteceu justamente contra os Bengals – nos derrotando com um FG de 46 jardas, faltando 05:27 para acabar a prorrogação... Baltimore foi melhor no primeiro tempo, vencendo a partida por 17 x 00 até o intervalo; e Cincinnati parecia sem forças para reagir... até que anotou dois TD’s no último Quarto (o último através de uma Hail Mary de 51 jardas já com o cronômetro zerado!) e levou o jogo para o tempo extra! Mas nosso “querido” treinador Marvin Lewis foi conservador e, mesmo com chances de acertar um FG no tempo extra... preferiu não arriscar! Com a vitória, os Ravens pularam para a segunda posição na divisão, apenas um jogo atrás dos Bengals...

11ª Semana (17.11.2013) – Chicago Bears 23 x 20 Baltimore Ravens

Empolgados pela vitória, Baltimore viajou à Cidade dos Ventos e começou arrasador: abrindo 10 x 00 no 1º Quarto! Mas a partida ficou paralisada por duas horas, graças às fortes tempestades (e a ameaça de um furacão); e quando recomeçou, os Bears assumiram o controle das ações no Soldier Field... Logo na primeira campanha ofensiva do 4º Quarto, Josh McCown (substituindo o QB titular Jay Cutler) acertou um passe de 14 jardas par Matt Forte – virando o placar para 20 x 17! Mas faltando sete segundos para encerrar a partida, Justin Tucker acertou um FG de 21 jardas e levou a partida para a prorrogação. Os Ravens tiveram a primeira posse de bola e nada fizeram. Já Robbie Gould acertou um FG de 38 jardas e garantiu a vitória da equipe da casa (e a nossa vantagem de 02 jogos e meio!).

12ª Semana (24.11.2013) – Baltimore Ravens 19 x 03 N.Y. Jets

Jogando em casa e precisando da vitória para diminuir a desvantagem para os Bengals; a defesa dos Ravens foi decisiva neste confronto! Geno Smith acertou 09 de 22 passes tentados, conquistando 127 e sofrendo 02 interceptações (as duas por Corey Graham). O ataque de Baltimore também não foi “brilhante” – com exceção ao belo TD de Jacoby Jones (recebeu passe de Joe Flacco e correu por 66 jardas até entrar na End Zone de NY). No mais, foram quatro FG convertidos por Justin Tucker. Ou seja: jogaram o suficiente para derrotar uma equipe em reconstrução...

Estatísticas Comparativas entre as Equipes:



Nossa Opinião:

Raphael Villela: “Na décima semana, saímos de campo derrotados, na prorrogação, após uma recepção ‘milagrosa’ de A.J. Green com o cronômetro zerado! Isto mostra o enorme equilíbrio de forças entre as duas equipes. Felizmente, a campanha dos Ravens foi extremamente irregular – e é improvável que a equipe consiga sua classificação para a pós-temporada. Improvável... porém não impossível! Nesta próxima quinta-feira, os Corvos Púrpuras encaram o Pittsburgh Steelers, na noite de Ação de Graças, sob o olhar atento de toda a NFL! Como as duas equipes estão empatadas, a que vencer se credencia para a luta com os Bengals pelo título da divisão norte da Conferência Americana. Acredito que os Steelers vencerão este jogo; e a partida contra Cincinnati, na última rodada, seja disputada apenas por reservas dos reservas (pois os Bengals estarão poupando atletas para a pós-temporada e Baltimore já não tenha nenhuma meta na temporada). Mas se os Ravens vencerem os Steelers e chegarem à última rodada com chances de destronar os Bengals... haja coração, amigo!

Lucas Livingstone: “Baltimore venceu os Bengals no primeiro jogo. Venceu em casa, no Overtime, com a defesa carregando o ataque nas costas! Ainda sim, Baltimore é um time perigoso para os Bengals (mais até do que os Colts – talvez até mais perigoso que Pittsburgh!). A defesa, ainda que desfalcada, é capaz de bater Andy Dalton. E digo mais: a defesa, após cinco jogos contra nosso QB, sabe muito bem como anular o ruivo completamente! A chave nesse jogo é calma, pois Flacco (ainda que tenha sido endeusado por um SB que foi conquistado por outros jogadores) é um QB mediano – e vai errar se a defesa dos Bengals for agressiva! Basta que nosso “Red Rifle” fique tranqüilo... Reconheça que não é um Tom Brady ou Peyton Manning e aceite que um Punt é melhor do que uma interceptação!”.

MATHEUS BALLE:O último jogo é em casa, recebendo o time dos Ravens... Provavelmente, este jogo só valerá para os Bengals – pois nesta altura, Baltimore já estará fora da briga por uma vaga nos playoffs... Enquanto isso, provavelmente o time de Cincinnati estará em uma frenética busca por um spot de bye na pós-temporada! Assim sendo, pelo fator motivação, somado ao fator “casa”; os Bengals vencem com relativa tranqüilidade – frente uma equipe cansada, desgastada e desmotivada de Baltimore!

_________________________________________________________________________________



Palavras Finais dos Torcedores:

MATHEUS BALLE:Restam apenas cinco jogos... Cinco jogos para que um dos mais talentosos times da história de Cincinnati vá para os Playoffs com chances de vencer seu primeiro jogo em mais de 20 anos! Ansiedade? Quase nada...

LUCAS LIVINGSTONE:Sete vitórias e quatro derrotas! Não está mal... A gente esperava mais, após começar com 6-2, mas graças aos dois jogos de vantagem na liderança da AFC North, dez vitórias podem ser suficientes para garantir a vaga nos playoffs (com direito a um jogo em casa). Com 12 vitórias (ou seja: vencendo todos os jogos restantes), o que é difícil, mas não impossível, os Bengals estariam próximos de um first round bye!


ANTONIO AUGUSTO MELLO (membro do grupo “Bengals Brasil” no Facebook):Eu acredito que tenhamos uma única derrota nestes últimos cinco jogos – e infelizmente será contra os Ravens! Afinal, não vejo os Bengals perdendo para Chargers e Colts, e muito menos para os Vikings (com Ponder) ou para os Steelers!


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Temporada 2013 – Jogo 11 – Bengals 41 x 20 Browns


Como diria o “mestre” Galvão Bueno: “Ganhar é bom... mas ganhar com uma goleada histórica em cima dos Browns é muito melhor!


Os Browns tiveram uma rara oportunidade de lutar pela liderança da divisão norte da Conferência Americana...

Antes da partida deste domingo (17.11.2013), Cleveland estava na segunda colocação da AFC North, com 04 vitórias (uma delas justamente sobre Cincinnati) e 05 derrotas; sem nenhuma lesão séria no elenco; estava descansado após a folga na 10ª semana; e empolgado pela vitória sobre os Ravens na 9ª semana – enquanto os Bengals chegaram para a 81ª Batalha de Ohio com seu elenco exausto (após duas derrotas na prorrogação nas últimas duas semanas); com seu departamento médico lotado de atletas titulares; mas ainda na liderança da divisão (com 06 vitórias e 04 derrotas).

Com uma vitória simples, os Browns alcançariam um retrospecto de 5-5; nos deixariam com cinco derrotas (6-5, com um jogo a mais e duas derrotas no confronto direto); além de instaurar uma crise de confiança no elenco...

Mas...

Mas o jogo foi em Cincinnati!


E se “in the jungle... the mighty jungle... the lion sleeps tonight...”; os Bengals estavam despertos e prontos para a caçada!

Bom, na verdade, os Tigres de Bengala acordaram após um péssimo 1º Quarto (que assustou a imensa torcida que lotou as arquibancadas do Paul Brown Stadium)...

E o resultado não poderia ter sido melhor: vitória por 41 x 20!

Os Bengals receberam a primeira posse de bola da partida em um touchback, mas graças à falta cometida pelo Center Kyle Cook, tivemos que repetir a primeira jogada, em uma 1ª descida para 20 jardas (na linha de 10 jardas de nosso campo de defesa). Graças aos passes errados e pequenos avanços terrestres de Green-Ellis e Gio Bernard, o jeito foi entregar a posse de bola para Cleveland – mas Kevin Huber acertou um Punt excelente (66 jardas, sem retorno); deixando os Browns em uma péssima posição de campo.

Por sorte, os visitantes também não aproveitaram a primeira posse de bola... e nos devolveram na linha de 35 jardas do campo de defesa – mas Cincinnati também não conseguiu uma primeira descida... e devolveu a bola para os Browns!

Chris Ogbonnaya, Running Back camisa nº 25, recebeu a bola na linha de 32 jardas de seu campo de defesa, e mostrando muita habilidade, conseguiu escapar de nossa secundária... correndo por 43 jardas até ser derrubado por Reggie Nelson e George Iloka (nossa dupla de Safetys). Iloka deixou o campo carregado... prenunciando uma “longa” tarde!


Oito jogadas depois, Billy Cundiff acertou um Field Goal de 20 jardas...

Faltando pouco mais de quatro minutos para terminar o 1º Quarto, os Bengals começariam sua terceira campanha ofensiva na linha de 20 jardas de seu campo defensivo (após novo touchback). Andy Dalton tentou um passe curto para A. J. Green... mas Joe Haden interceptou o passe e correu por 15 jardas, até ser derrubado por Tyler Eifert!


E lá estavam os Browns... na marca de 14 jardas do campo de ataque...

Por sorte, Jason Campbell também não estava com a mão “calibrada”... e os Browns anotaram apenas seu segundo FG (graças a um chute de 28 jardas de Cundiff)!

Novo touchback... novamente bola nas mãos de Andy Dalton!

Andy Dalton tentou novo passe para A. J. Green...


E novamente foi interceptado por Joe Haden!


Desta vez, o Cornerback camisa nº 23 dos Browns conseguiu correr livre por 29 jardas e entrou em nossa End Zone... deixando o placar em 13 x 00!

O pesadelo parecia não ter fim... pois nossa quarta posse de bola ficou marcada pela “segurada” de Andrew Whitworth (que resultou na perda de 10 jardas); e novamente fomos obrigados a devolver a bola para Cleveland sem sequer conquistar uma primeira descida!

A esta altura... a torcida de Cincinnati já estava impaciente!

Faltando 56 segundos para acabar o 1º Quarto; finalmente os ventos começaram a mudar!

Jason Campbell tentou um passe curto para Josh Gordon (melhor WR dos Browns – terminou a partida com cinco recepções, 125 jardas e 01 TD); mas James Harrison (sim: nossa “maior contratação” para a temporada 2013...) conseguiu interceptar a bola e retornar para TD, correndo por 21 jardas!


Essa foi a sétima interceptação na carreira de Harrison (a última vez que havia interceptado uma bola foi na temporada 2010, ainda jogando pelo Pittsburgh Steelers)... e pela primeira vez, a torcida de Cincinnati teve motivos para comemorar a jogada do experiente Linebacker! Mas para variar, o TD foi anulado, graças à falta cometida por Brandon Thompson (bloqueio ilegal)...


Green-Ellis tentou correr... mas acabou perdendo três jardas!

Por sorte... acabou ali o “maldito” 1º Quarto – com os Bengals posicionados na linha de 25 jardas do campo de ataque! E como um passe de mágica... Cincinnati se transformou completamente neste pequeno intervalo entre o primeiro e o segundo quartos!

Literalmente no primeiro lance do 2º Quarto... Andy Dalton acertou um passe de 25 jardas para Jermaine “Luis Fabiano” Gresham... e TOUCHDOWN BENGALS!!!


Cleveland recebeu a bola e não conseguiu uma primeira descida... Spencer Lanning (Punter dos Browns) chutou a bola por “impressionantes” 09 jardas (pausa para uma gargalhada do torcedor dos Bengals); e a nossa próxima campanha começou na marca de 38 jardas do campo de ataque!

Na campanha seguinte, Mohamed Sanu (sim, o nosso Wide Receiver) acertou um passe de 25 jardas (sim, você leu certinho: nosso WR acertou um passe de 25 jardas!) para Giovani Bernard! Nas arquibancadas do PBS, há quem diga que Sanu tem um braço melhor do que o Dalton... pois esta não é a primeira vez que o nosso segundo recebedor surpreende as defesas adversárias com passes longos perfeitos!


Para quem não sabe, na NFL, o QB não é o único jogador que pode “passar a bola para frente”! Mas esta é uma jogada raríssima... A regra é a seguinte: a equipe que está “no ataque” pode fazer um único passe “para frente” por jogada... e este passe deve ser realizado “atrás” da linha de scrimmage (mas não “necessariamente” executado pelo Quarterback – embora seja o usual). Além disso, a equipe pode realizar quantos passes quiser “para trás” (como ocorre no Rugby); mas isso não é uma jogada “inteligente” (num esporte onde cada jarda é essencial!) e exatamente por isso muito rara!

Voltando para o lance: Dalton recebeu a bola depois do snap (movimento que inicia a jogada – com a bola passando por baixo das pernas do Center) e fez um passe lateral para Sanu (que estava um pouco atrás dele, bem próximo à lateral do campo, sem marcação). Nosso WR (QB nas horas vagas) recebeu a bola e a marcação de Cleveland partiu para cima dele, tentando derrubá-lo por ali (o que nos causaria a perda de jardas)... e deixaram nosso “coringa” Gio Bernard livre por tempo suficiente para receber o passe perfeito!

Claro que o técnico Rob Chudzinski lançou seu “pano vermelho” para desafiar a jogada (pois entendia que o passe de Dalton para Sanu não foi “para trás”)... mas os juízes corretamente mantiveram a marcação de “passe correto” e “jogada válida”! E com isso, Cincinnati estava posicionado à apenas nove jardas da End Zone dos Browns!

Duas jogadas depois... passe curto de Dalton para Sanu e novo TD!

Bengals 14 x 13 Browns!


Após a virada, o jogo perdeu um pouco de intensidade...

Cleveland e Cincinnati não conseguiram primeiras descidas nas próximas duas campanhas... e a bola voltou para os Browns, que iniciaram uma campanha na linha de 10 jardas de seu campo defensivo – mas diferentemente do que aconteceu nos últimos “drives”, os visitantes conseguiram três “primeiras descidas” (alcançando a metade do campo).

Faltando 04:49 para terminar o primeiro tempo, Spencer Lanning voltou a “brilhar”! O chute do Punter foi bloqueado pelo novato não-draftado Jayson DiManche (destaque de Cincinnati na pré-temporada); e o Safety Tony Dye (promovido para a equipe titular na véspera da partida contra os Browns – graças às inúmeras lesões que vêm atormentando nosso time) não apenas recuperou a bola, como conseguiu correr por 24 jardas para Touchdown! Após a partida, o Sr. Dye ainda estava nas nuvens:

- Foi... surreal! Você nunca espera que este tipo de lance aconteça! E muito menos que aconteça em seu primeiro jogo com a equipe titular!


Mas este não foi o único lance “surreal” da partida...

Um minuto e cinqüenta segundos depois, Jason Campbell tentou um passe curto para Chris Ogbonnaya, na linha de 19 jardas do campo de defesa de Cleveland. O RB fez a recepção mas encontrou um “paredão” formado pelo Defensive End Wallace Gilberry e o Linebacker Vontaze Burfict...


A jogada terminaria aí... se o jogador dos Browns resistisse ao ataque de Burfict – forçando um fumble recuperado por ele mesmo, que correu por 13 jardas e anotou um novo TD para Cincinnati! E a festa explodiu nas arquibancadas!

Bengals 28 x 13 Browns!

Cada equipe receberia a posse de bola mais duas vezes até o final do 2º Quarto – e três jogadores de Cincinnati se machucaram (Gio Bernard, Alex Smith e Dre Kirkpatrick), felizmente sem graves conseqüências em nenhum dos casos! E para coroar o “Quarto dos Sonhos”, Mike Nugent anotou um FG de 41 jardas, faltando seis segundos para o intervalo!

Bengals 31 x 13 Browns!!!


Cincinnati demonstrou completo e absoluto domínio sobre os rivais durante estes quinze minutos; estabelecendo o recorde histórico de pontos anotados em um único quarto; e sepultou as esperanças de Cleveland lutar pela liderança da AFC North. Domata Peko, nosso Defensive Tackle, resumiu bem o que aconteceu:

- Foi uma loucura! Eu nunca vi nada parecido com isso! Tantos pontos em tão pouco tempo! E o rumo da partida mudando tão rapidamente!


Curiosamente, esta não foi a primeira vez que os Browns sofreram 31 pontos em um único Quarto! Em 1990, Cleveland sofreu 31 pontos do Houston Oilers (atual Tennessee Titans) também no 2º Quarto, na “acachapante” derrota por 58 x 14... e mesmo assim, as duas lamentáveis atuação não superam o fiasco do 1º Quarto da derrota para o Green Bay Packers, na temporada de 1967, quando nossos rivais do norte de Ohio sofreram 35 pontos seguidos e acabaram perdendo por 35 x 07!

O treinador Marvin Lewis, sem falsa modéstia, mostrou na entrevista coletiva que os sonhos da equipe estão cada vez mais ambiciosos:

- Eu espero usar estas imagens de hoje (domingo) para motivar ainda mais meus atletas, durante a preleção final que faremos em Nova York em fevereiro (referindo-se à disputa do próximo Super Bowl)! Eu penso que são momentos como este que acendem o espírito guerreiro e nos levam à patamares de competitividade que devem ser alcançados pelos grandes vencedores antes de suas maiores conquistas! Mas é claro que antes de pensar em NY, temos que nos preparar para as duras batalhas de dezembro... pois embora tenhamos dado um passo enorme nesta tarde, ainda não garantimos sequer nossa vaga na pós-temporada!


No segundo tempo, os Bengals reduziram drasticamente o ritmo de jogo – claramente poupando atletas de lesões e mesmo assim Clint Boling e Vontaze Burfict receberam atendimento médico... Felizmente, nenhum lance preocupante!

Destaques para o belo passe de 74 jardas de Jason Campbell para Josh Gordon anotar o segundo TD dos Browns no 3º Quarto; e para o passe curto de Andy Dalton para o TE Alex Smith, no começo do 4º Quarto, anotando nosso último TD do jogo. Na campanha ofensiva seguinte, Mike Nugent fechou o placar, chutando um FG de 38 jardas e dando números finais à partida – que a bem da verdade terminou no intervalo!

Em entrevista após a partida, no Linebacker D’Qwell Jackson desabafou:

- Estou desapontado pela derrota, mas principalmente pela forma como essa derrota aconteceu... Temos que levantar a cabeça e encarar os próximos dois jogos em casa como decisões e, se vencermos, teremos a chance de voltar a trilhar o caminho da pós-temporada... Mas confesso estar aliviado por este pesadelo ter acabado!

Apesar da goleada sobre o rival... Andy Dalton deixou (muito) a desejar!


Esta foi sua pior atuação na temporada – acertando 13 de 27 passes tentados (aproveitamento de 48,1%), conquistando apenas 93 jardas aéreas (primeira partida abaixo de 200 jardas na temporada 2013); com 03 passes para TD e 02 INT (sem sacks ou fumbles).

Particularmente, eu gosto do QB Ruivo e vejo um enorme potencial nele... mas confesso que está cada dia mais difícil “perdoar” suas falhas sucessivas (algumas delas “grotescas” – como as duas interceptações consecutivas para Joe Haden), em jogos decisivos, dentro de casa, contra um rival histórico!

Sei que QB’s de elite como Peyton Manning, Tom Brady ou Aaron Rodgers não nascem em cada esquina norte-americana... e sei que seus números, no geral, não são ruins (nesta temporada o Ruivo completou 252 de 410 passes, conquistando 2.954 jardas, com 21 TD’s – mas sofreu 15 INT e 26 Sack’s); mas quando comparamos estes números com outro QB “de mesmo nível” como Nick Foles (do Philadelphia Eagles), fica claro o quanto o Sr. Dalton precisa melhorar... Foles, em seu segundo ano na NFL, jogou oito partidas (cinco delas como titular) pelos Eagles. Ele completou 103 dos 162 passes tentados (aproveitamento de 63,6%), conquistando 1.554 jardas e anotou 16 TD’s sem nenhuma INT!


Com o devido respeito à apaixonada torcida dos Eagles... os Bengals de 2013 são uma equipe muito mais completa e equilibrada, com um potencial ofensivo infinitamente superior ao time alvi-verde da Philadelphia!

A verdade é que Dalton continua sendo nosso “ponto fraco” – e apesar de suas atuações questionáveis não comprometer (até agora) nossa ida aos playoffs pelo terceiro ano consecutivo (feito histórico em Cincinnati); a dúvida é saber ATÉ ONDE podemos chegar com ele na posição principal do ataque! Pode ser que ele surpreenda a todos e se transforme num “Joe Flacco de 2012”... Mas convenhamos: a probabilidade disso acontecer é pequena!


Por sorte, o “garoto de ouro” de Cleveland também não foi “brilhante”. Jason Campbell, que nas últimas partidas vinha sendo o grande destaque do time, acertou 27 dos 56 passes tentados (aproveitamento de 48,2%), conquistando 248 jardas, com 01 passe para TD, 03 INT e 04 Sacks. Apenas Colt McCoy (61 tentativas) e Brian Sipe (57 passes tentados) arriscaram mais passes em um único jogo com a camisa dos Browns!


Pela segunda semana consecutiva, Vincent Rey ganhou destaque na defesa – 07 tackles e 05 assistências; demonstrando que merece a vaga de titular, mesmo com a volta de Rey Maualuga (pois protege melhor a equipe tanto contra o passe quanto contra passes). Mas o melhor defensor dos Bengals foi Vontaze Burfict (10 tackles, 05 assistências e 01 TD)!


Com a vitória, Cincinnati vai para sua semana de “descanso” liderando com folga a AFC North – sete vitórias e quatro derrotas; enquanto seus três oponentes estão empatados com quatro vitórias e seis derrotas (embora um jogo a menos – o que nos rende uma vantagem de 2,5 jogos)! Na próxima semana, no domingo, às 16:00 horas (horário de Brasília), Baltimore recebe o (sempre surpreendente) NY Jets; e no mesmo horário, Browns e Steelers se enfrentam em Cleveland – num duelo de “vida ou morte” para as duas equipes!


Na próxima semana, como não teremos jogo dos Bengals, farei um “pré-jogo especial” – recapitulando a campanha de Cincinnati até aqui e projetando como serão os próximos cinco confrontos de dezembro – que podem nos garantir o título da AFC North, a vaga para a pós-temporada pelo terceiro ano consecutivo... ou uma vergonha histórica!

É claro que ninguém aqui acreditaria num apocalíptico dezembro, não?



HO, HO, HO!