sábado, 31 de agosto de 2013

Pré-Temporada 2013 – Jogo 04 – Bengals 27 x 10 Colts


Andy Dalton precisou de poucos minutos em campo para terminar sua participação no quarto jogo da pré-temporada com um Touchdown... O ruivo liderou a equipe por apenas uma campanha (que durou aproximadamente quatro minutos); ajudando os Bengals no massacre imposto ao Indianapolis Colts, na noite desta quinta-feira (29.08.2013), no Paul Brown Stadium...

O Quarterback titular dos Bengals precisava de uma boa campanha para terminar bem a sua preparação na pré-temporada... e ele conseguiu seu objetivo!

Hoje alcançamos a nossa meta! Em sete jogadas, misturando passe e corrida, mostramos que nossa linha ofensiva está preparada e pronta para a temporada regular...


A equipe de Cincinatti aproveitou bem esta última partida da pré-temporada – em especial para responder quem seria o QB reserva do time:



Josh Johnson substituiu Dalton pela segunda partida consecutiva e mostrou um bom desempenho. Ele liderou os Bengals para um TD (passe de 03 jardas para Marvin Jones) e um Field Goal (chute de 42 jardas de Mike Nugent), em três posses de bola antes do intervalo. Como se não bastasse, correu duas vezes com a bola, conquistando 38 jardas com as pernas (terminando a partida como o terceiro melhor corredor do time). Johnson terminou a partida com 07 passes completados em 13 tentativas, com 67 jardas e nenhuma interceptação (embora tenha sido derrubado três vezes).

Eu me sinto bem... Sinto que estou melhorando a cada semana em todos os fundamentos... Sinto que aproveitei bem as minhas oportunidades para conduzir o ataque, variando as jogadas e anotando pontos para o time. Mas nunca sabemos o que o futuro nos reserva, não? O jeito é continuar trabalhando dia a dia...

Sem dúvida, o jogo corrido vem sendo o seu diferencial nesta luta contra seu “rival” John Skelton (contratado para substituir o “eterno reserva” Bruce Gradkowski). E olha que Skelton jogou muito bem no segundo tempo da partida: acertou 06 dos 10 passes tentados, conquistando 99 jardas (sem passes para TD's ou interceptações) – ajudando Rex Burkhead a se firmar no elenco, com uma corrida de 2 jardas para TD no 3º Quarto.


Se os Bengals utilizaram seus titulares (nem que seja por uma campanha – como Dalton); os Colts pouparam a maioria de seus atletas (incluindo o QB Andrew Luck).

Para o treinador Chuck Pagano:

Um de nossos objetivos era sair de campo sem lesões... e nós conseguimos isso...


Matt Hasselbeck foi titular dos Colts, liderando uma campanha de 12 jogadas contra a linha defensiva titular dos Bengals. Adam Vinatieri chutou um FG de 43 jardas e abriu o placar, ainda no 1º Quarto. O kicker do Indianapolis acabou errando outro chute (de 52 jardas). Já Hasselbeck conduziu a equipe em duas campanhas, completando 05 dos 09 passes tentados, conquistando 49 jardas (sem nenhum passe para TD ou sofreu INT).

Já a defesa dos Colts, que não havia sofrido nenhum TD nos últimos dois jogos, desta vez permitiu que os Bengals anotassem três (e outros dois FG's)! É claro que o nível de intensidade foi menor nesta última partida da pré-temporada (já que ninguém gostaria de sair machucado); mas mesmo assim, é preciso ressaltar que o time de Cincinatti também não usou todas as suas armas – e mesmo assim subjulgou seus adversários com grande facilidade!


A.J. Green, nosso principal recebedor (que perdeu as primeiras três semanas da preparação graças à uma lesão no joelho), participou da primeira campanha dos Bengals – e se não fosse a interferência sofrida por Josh Gordy já na End Zone, teria anotado seu TD. Mesmo assim, a penalidade imposta aos Colts facilitou a corrida de uma jarda e o TD de Giovani Bernard!


Outro destaque dos Bengals foi Brandon Tate... O recebedor que havia retornado um punt para TD de 75 jardas na partida contra os Cowboys (na terceira semana), desta vez conseguiu retornar um chute de kickoff por 51 jardas – e com isso, praticamente garantiu sua vaga no time titular.



Na defesa, destaques para Jayson DiManche (04 tackles e 03 assistências); J.K. Schaffer (04 tackles, 02 assistências, 01 sack e 01 interceptação); Bruce Taylor (03 tackles e 01 assistência) e Dontay Moch (01 tackle, 02 assistências e 01 sack).




E agora, meus amigos, pré-temporada terminou!



Na última rodada, os Steelers perderam fora de casa para os Panthers por 25 x 10; os Ravens também perderam fora de casa para os Rams pelo placar de 24 x 21; e o Cleveland Browns derrotou o Chicago Bears, na “cidade dos ventos”, por 18 x 16.




Na próxima semana, já valendo pela primeira rodada da Temporada 2013, o Baltimore Ravens começará a sua campanha enfrentando o Denver Broncos, fora de casa, já na quinta-feira, dia 05 de Setembro de 2013, às 21:30 horas (horário de Brasília – com transmissão pela ESPN e Esporte Interativo). Este promete ser um dos melhores jogos da semana... e acho que o atual campeão não resistirá ao ataque de Peyton Manning e companhia!


No domingo, dia 08, às 14:00 horas, o Cleveland Browns recebe o Miami Dolphins – em um excelente teste para as duas equipes que mais surpreenderam nesta pré-temporada. Mas a máxima “treino é treino... jogo é jogo” também vale aqui! Apesar de jogar em casa, acho que a equipe da Florida sairá com a vitória...

No mesmo dia e horário, o Pittsburgh Steelers receberá o Tennessee Titans (que demitiu o brasileiro Maikon Bonani). Acho que dará a lógica – e os “metalúrgicos” conquistarão sua primeira vitória...


Mas para nós, torcedores dos Bengals, o melhor jogo será Chicago x Cincinatti, no Soldier Field, também no domingo, às 14:00 horas (horário de Brasília).




Na última temporada, o ataque dos Bengals foi melhor – seja no total de jardas por jogo (332.7 x 310,6 de média); jardas aéreas por jogo (223,6 x 187,4 de média); e pontos por jogo (24,4 x 23,4 de média). Os Bears levam vantagem apenas no jogo corrido (123,1 x 109,1 de média).



Isso não chega a ser uma grande surpresa, já que Matt Forte é melhor do que BenJarvus Green-Ellis (ambos terminaram a temporada regular com exatamente o mesmo número de jardas conquistadas – 1.094; mas Forte precisou de apenas 248 tentativas; enquanto Green-Ellis precisou de 278 para atingir a mesma marca).



Já Brandon Marshall, principal recebedor dos Bears (conquistando 1.508 jardas em 118 tentativas, anotando 11 TD's), foi melhor que A.J. Green (que terminou a temporada com 1.350 jardas em 97 tentativas, anotando os mesmos 11 TD's que seu rival). Mas a média de jardas por jogada favorece amplamente nosso terceiro anista; e a diferença entre os números de Green para Jermaine Gresham (nosso segundo melhor recebedor) é menor do que a diferença entre os números de Marshall e Earl Bennett (o segundo melhor recebedor de Chicago) – o que mostra um ataque com poucas variações de jogada (e consequentemente, mais fácil de ser anulado).



No duelo dos QB's, ampla vantagem para Andy Dalton (329 passes completados em 528 tentativas, garantindo avanço de 3.669 jardas e 27 TD's) sobre Jay Cutler (255 passes completos para 434 tentativas, com 3.033 jardas e 19 TD's).



Na defesa, a vantagem é de Chicago – que cedeu menos jardas por jogo (315,6 x 319,7 de média); perdeu menos jardas terrestres (101,7 x 107,2 de média) e sofreu menos pontos por jogo (17,3 x 20,0 de média). Apenas no jogo aéreo os Bengals levam pequena vantagem (permitiu que seus adversários conquistassem 212,5 contra as 213,9 de média por jogo de seus rivais).



Os Bears terminaram a Temporada 2012 com 10 vitórias e 06 derrotas (mesmos números dos Bengals), na terceira posição da NFC North (perdendo a vaga na pós-temporada, pelos critérios de desempate, para o Minnesota Vikings). Ficou com a 7ª melhor campanha da Conferência Nacional; enquanto o time de Cincinatti terminou como o 6º melhor da Conferência Americana e a segunda colocação na AFC North.




Como vimos, todos os indicadores apontam extremo equilíbrio entre as duas equipes – com leve favoritismo para os Bengals. Explico: embora os Bears joguem em casa e contem com um jogo corrido melhor do que Cincinatti; os Bengals tem uma defesa mais consistente (principalmente se considerarmos a segunda metade da temporada 2012), e durante esta pré-temporada, o ataque ganhou muitas opções (com a adição de Giovani Bernard, Tyler Eifert e até Josh Johnson – que pode nos surpreender em 2013, tal como Colin Kaepernick fez em San Francisco).



Mas é claro que uma derrota não pode ser descartada...



E como dissemos em nosso post “Prognósticos para a Temporada 2013”, os Bengals terão uma tabela extremamente complicada – em especial nas primeiras cinco rodadas; que podem nos fortalecer ao ponto de nos credenciar à disputa do Super Bowl (em caso de cinco vitórias); ou nos enfraquecer a ponto de lutar apenas pela primeira escolha do Draft 2014 (em caso de cinco derrotas)...



Logo, a primeira semana da temporada já promete ser decisiva para as nossas pretensões!



Para encerrar, neste sábado, dia 31 de Agosto de 2013, às 19:00 horas (horário de Brasília), termina o prazo para as equipes da NFL apresentarem sua lista de 53 atletas que disputarão a Temporada 2013. E muitas surpresas podem acontecer – tal como a dispensa de Dontay Moch e John Skelton; ou ainda Andrew Whitworth (nosso polêmico e carismático careca)!

Ao longo da semana, faremos um post especial, mostrando quem ficou e quem foi embora... bem como quem será titular na primeira partida da Temporada 2013...




ARE YOU READY FOR SOME FOOTBALL???

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pré-Temporada 2013 – Jogo 03 – Cowboys 24 x 18 Bengals



Neste último sábado, dia 24 de Agosto de 2013, Tony Romo e a linha ofensiva titular do Dallas Cowboys finalmente conseguiu inaugurar a End Zone do AT&T Stadium. É o fim das piadinhas e da invencibilidade dos Bengals...


Tony Romo lançou para 137 jardas e dois Touchdowns antes do intervalo; e DeMarco Murray recebeu um passe curto de Kyle Orton, alcançando a End Zone da equipe de Cincinnati, que perdeu por 24 x 18 nesta terceira semana da pré-temporada, jogando fora de casa, em Arlington, Texas.

Em entrevista após a partida, Tony Romo declarou à imprensa:

Eu sabia que era importante anotar alguns pontos e o ataque titular deixar uma boa impressão nesta reta final de preparação para a próxima temporada. Nós sabíamos que a torcida estava preocupada, e que precisávamos melhorar nossas marcas, já que não havíamos entrado na end zone ainda”.


Depois dos seis Turnovers sofridos na partida contra o Arizona Cardinals, na primeira partida da pré-temporada; o Dallas não teria outra oportunidade de marcar TD’s com seu ataque titular (já que Romo e sua turma dificilmente entrarão em campo nesta próxima quinta-feira, no derby texano contra o Houston).

E eles não perderam a chance!

Tony Romo acertou 13 dos 18 passes tentados, com dois TD (o primeiro após um passe de 05 jardas para Dez Bryant; e outro de 12 jardas para Miles Austin), garantindo uma vantagem de 14 x 07 antes do intervalo. Bryant terminou sua participação no jogo com seis recepções (54 jardas totais). Austin recebeu quatro passes e garantiu 59 jardas. E Jason Witten (eleito para o Pro Bowl com suas 110 recepções na última temporada), conseguiu a sua primeira recepção nesta pré-temporada.


Azar do Cincinnati Bengals, que sofreu demais com quatro turnovers... E o primeiro fumble aconteceu já na primeira campanha, quando Marvin Jones perdeu a bola, após receber um passe de 16 jardas, praticamente na porta da End Zone adversária; mas na conclusão da jogada, foi atacado por Barry Church (permitindo que Brandon Carr recuperasse a bola para os Cowboys). Outro momento crítico aconteceu no 2º Quarto, quando o Cornerback novato B.W. Webb interceptou o passe de Andy Dalton...

Marvin Lewis, obviamente, não gostou nada do que viu:

Começamos a partida e tivemos bons lances. Nossa defesa encaixou bem e o ataque estava com uma boa movimentação. Mas perdemos muitas bolas, e este tipo de erro é inaceitável, quando enfrentamos uma boa equipe”.


A melhor jogada dos Bengals aconteceu no 1º Quarto, quando Brandon Tate retornou um Punt de 75 jardas para TD; cruzando sem dificuldades a primeira linha defensiva dos Cowboys e avançando pelo lado direito do campo – mostrando que o trabalho realizado pelo Coordenador de Special Team Darrin Simmons está rendendo bons frutos:

Darrin sempre repete a importância dos Special Team's. Eu só consegui o retorno para TD graças ao trabalho realizado pelos bloqueadores, que abriram um buraco na defesa dos Cowboys, permitindo o meu avanço rápido pela lateral do campo”.


Andy Dalton jogou muito bem – acertou 12 dos 16 passes tentados, conquistando 113 jardas. Seriam bons números, não fosse a ausência de TD's e a interceptação sofrida. Na corrida pela vaga de QB reserva, Josh Johnson foi o único utilizado (o que demonstra estar à frente de Skelton) – mas neste sábado ele não foi bem (acertou 06 de 13 passes, conquistando apenas 35 jardas, com 01 interceptação. A sua atuação só não foi pior, graças ao passe de 04 jardas para Cobi Hamilton, já no final do 4º Quarto; e a conversão de dois pontos bem sucedida, com Ryan Whalen; diminuindo a desvantagem).

A boa notícia para a torcida dos Bengals ficou por conta do retorno de A.J. Green (que não participou dos dois primeiros jogos da pré-temporada, graças à lesão no joelho esquerdo, sofrida no primeiro dia de treinamento). E o WR foi o melhor recebedor de Cincinnati, com três recepções e avanço de 42 jardas.

Em entrevista após a partida, nosso Camisa nº 18 demonstrou otimismo:

Eu me senti bem! Senti que estou 100%! É ótimo estar de volta em campo... Parece que fiquei machucado muito tempo, mas tinha certeza que estaria de volta, com tempo de sobra para me preparar para a temporada 2013...


Giovani Bernard foi nosso melhor corredor, conquistando 39 jardas em suas 06 tentativas. São números muito melhores do que os números do titular BenJarvus Green-Ellis (cinco jardas em cinco tentativas). Mas não acredito que o novato possa “ameaçar” a titularidade do veterano (pelo menos, não neste início de temporada...).

Na defesa, destaque para Dre Kirkpatrick – que finalmente parece recuperado de suas infindáveis lesões (com 07 tackles); e para os quatro sacks (realizados por quatro jogadores distintos: Hunt, Mays, Moch e Maualuga) – o que demonstra a força desta linha defensiva...


O lance mais curioso do jogo foi o punt, chutado pelos Cowboys, que acertou o gigantesco telão pendurado no teto do estádio. Esta foi a segunda vez que isso aconteceu (a primeira foi num chute de A.J. Trapasso, Punter do Tennessee Titans, na pré-temporada de 2009). Como a trajetória da bola foi desviada, os árbitros mandaram a equipe texana repetir o chute... e foi então que a bola parou nas mãos de Brandon Tate (que conseguiu o retorno de 75 jardas para TD)!


Na quinta-feira, dia 22, os Ravens foram derrotados em casa pelo Carolina Panthers, pelo placar de 34 x 27 (com transmissão pela ESPN e Esporte Interativo). No sábado, os Steelers também perderam em casa para o Kansas City Chiefs (26 x 20); e os Browns interromperam sua sequência de vitórias, perdendo fora de casa para o Indianapolis Colts por 27 x 06. Ou seja: a AFC North foi massacrada nesta terceira semana!

A última rodada da pré-temporada acontece nesta quinta-feira, dia 29 de Agosto de 2013, com todas as equipes em campo. O Pittsburgh viaja para enfrentar o Carolina Panthers (às 20:30); o Cleveland encara os Bears em Chicago (às 21:00); e o Baltimore Ravens jogará contra os Rams em St. Louis (também às 21:00) – todos horários de Brasília.


Os Bengals serão os únicos a jogarem em casa, às 20 horas, contra o Indianapolis Colts. Na primeira semana da pré-temporada, os Colts perderam em casa para o Buffalo Bills, pelo placar de 44 x 20. Na segunda semana, derrotaram os Giants, em NY, por 20 x 12; e na terceira semana, como dissemos, atropelaram em casa o Cleveland (por 27 x 06).

Em duelos de pré-temporada, já virou tradição o encontro entre Colts e Bengals... São 21 jogos, com 13 vitórias da equipe de Cincinnati e 08 vitórias do time de Indiana. E entre 1992 e 2012, só não houve confronto no ano de 2000... Já na temporada regular, a vantagem é dos Colts (considerando o legado dos tempos de Baltimore e Indianapolis), com 16 vitórias da equipe branca-celeste e 09 vitórias dos Bengals. Em 1970, aconteceu o único encontro na pós-temporada entre estas equipes. Foi um jogo disputado em Baltimore, vencido pelos Colts, pelo placar de 17 x 00...

Evidentemente, a quarta semana da pré-temporada é (tradicionalmente) a menos interessante; pois os titulares dificilmente entram em campo; e mesmo entre os reservas, a intensidade da disputa é menor (já que ninguém quer se machucar, faltando apenas uma semana para o início da temporada regular). Mesmo assim, uma boa atuação pode render um lugar no elenco final das equipes – já que o dia do “corte” final se aproxima!

Hoje, dia 27 de Agosto de 2013, as equipes são obrigadas a reduzir seus elencos para, no máximo, 75 atletas; e até o dia 31 de Agosto, apenas 53 “sobreviventes” serão arrolados pelos times...


Quem será que estará no “paredão” desta “nave louca”?


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pré-Temporada 2013 – Jogo 02 – Bengals 27 x 19 Titans



No último sábado, 17 de Agosto de 2013, os Bengals jogaram sua primeira partida em casa – derrotando o velho rival da AFC Central (Tennessee Titans) pelo placar de 27 x 19. Esta foi a 34º vitória dos Bengals (e a primeira na pré-temporada) sobre eles; diminuindo a vantagem histórica da equipe que outrora fora chamada de Houston Oilers (40 vitórias)...

Não custa repetir que “jogo da pré-temporada vale pouca coisa”; mas pergunte a qualquer torcedor do Santos F.C. se um amistoso não pode causar uma crise no elenco! O mais importante neste jogo foi mostrar que o ataque de Cincinnati está evoluindo a passos largos; variando as jogadas e anotando dois belos Touchdowns!


Marvin Lewis elogiou o entrosamento da equipe:

- Tivemos um grande sucesso nesta segunda semana. Podemos destacar muitos pontos positivos e, no conjunto, constatamos a evolução e o entrosamento do time...

Mais uma vez, o RB Giovani Bernard mostrou seu talento. Ele correu com bola por sete vezes, garantindo um avanço de 37 jardas e 01 TD. Como se não bastasse, recebeu um passe curto e avançou por mais 22 jardas – mostrando ser capaz de auxiliar o ataque em diversas jogadas; podendo assumir o posto de “coringa” que tanto precisamos em 2012!

Entrevistado após a partida, o novato estava nas nuvens:

- Eu estou ansioso para provar o meu talento para mim mesmo! Não quero ser apenas um retornador de punts ou aquele que jogador que substitui o titular quando este está cansado demais... Eu quero ser capaz de fazer isso e muito mais!


Outro destaque da partida foi Andy Dalton. Após uma estréia apagada contra os Falcons, o QB titular acertou 09 dos 14 passes tentados, conquistando 115 jardas (incluindo um passe curto para o TD anotado por Mohamed Sanu). O ruivo declarou à imprensa:

- Acho que jogamos com mais vontade hoje... Na semana passada, estávamos sem ritmo de competição, e não arriscamos tanto quanto os novatos. Mas hoje os titulares saem de campo com a cabeça erguida e a sensação de dever cumprido...


A.J. Green ainda não jogou nesta temporada. O WR eleito duas vezes para o Pro-Bowl (em seus dois anos como profissional) sofreu uma pequena lesão no joelho esquerdo, logo no primeiro dia de treinamento; mas garante já estar recuperado. O atleta voltou a campo nesta última quarta-feira (dia 14); mas os Bengals acharam melhor poupá-lo, para não prejudicar esta fase final de recuperação.

Andy Dalton declarou à imprensa que seu companheiro está pronto para jogar:

- Ele (A.J.) voltou com a mesma condição física que estava antes de sofrer a lesão. Ele me garantiu que está 100% e, pelo que vi hoje (quarta-feira), realmente está pronto para jogar. Conseguiu ótimas recepções, e é um enorme prazer tê-lo conosco no gramado!


Por isso, meus amigos que o draftaram no Fantasy (como eu!) – podem ficar tranqüilos, pois o nosso melhor recebedor estará voando em Setembro!

Se as coisas estão caminhando bem em Cincinnati... o mesmo não acontece pelos lados de Tennessee!

Jake Locker jogou boa parte do primeiro tempo, acertando 12 de 20 passes, conquistando 116 jardas mas nenhum TD. E os chutadores dos Titans também não ajudaram, errando três Field Goal’s consecutivos...

Na coletiva após o jogo, o treinador Mike Munchak estava visivelmente irritado:

- Isso foi decepcionante... Foi frustrante... Nós perdemos várias jogadas com nossos titulares em campo! E o pior: perdemos muitos Field Goals! Este tipo de erro não pode ser tolerado em um campeonato como a NFL... E é por isso que estou decepcionado!


Melhor para Maikon Bonani (que também perdeu 01 FG de 47 jardas; mas anotou outro de 26; além de acertar o único Extra Point convertido, já no último quarto); pois o experiente Rob Bironas errou dois de seus três chutes de FG – aumentando as chances do brasileiro na briga por um lugar de titular na NFL!


Voltando a falar dos Bengals, Josh Johnson não jogou tão bem – acertou 05 dos 07 passes tentados, conquistando 73 jardas, sem nenhum TD ou Interceptação. Correndo com bola, tentou cinco vezes (garantindo um avanço de 27 jardas com as pernas). O problema foi sua “proteção à bola”, já que sofreu dois Fumbles... Ainda sim, foi melhor do que Skelton, com seus 05 passes certos para 10 tentados e apenas 59 jardas (sem TD ou INT).


Outro que não repetiu o sucesso da primeira semana foi Dane Sanzenbacher. Recebeu uma única bola – mas que rendeu um avanço de 12 jardas.

Por outro lado, o RB novato Dan Herron (que sequer fora draftado) correu 09 vezes, garantindo 81 jardas e anotou seu primeiro TD; em uma impressionante corrida de 40 jardas! 


E o WR Cobi Hamilton, calouro escolhido nas últimas rodadas do Draft deste ano, foi o segundo melhor recebedor da equipe: com duas recepções, garantiu avanço de 38 jardas (só ficou atrás do experiente Brandon Tate, que recebeu três passes e garantiu 48 jardas).

Na defesa, destaques para os novatos Shawn Williams (05 tackles e 05 assistências); Jayson DiManche (03 tackles e 02 assistências); os experientes Leon Hall e Taylor Mays (ambos  com 03 tackles e 01 assistência); além de Devon Still e Dontay Moch (ambos com 01 sack cada).

A boa notícia é que nenhum jogador saiu lesionado da partida!

Tal como aconteceu na semana passada, o Cleveland Browns surpreendeu mais uma “vítima”! Desta vez, atropelou em casa o Detroit Lions, pelo elástico placar de 24 x 06. E o Baltimore Ravens venceu o Atlanta Falcons por 27 x 23. Nesta segunda, os Steelers viajam para a capital federal, onde enfrentarão o Washington Redskins (com transmissão para todo o Brasil pela ESPN e pelo Esporte Interativo, a partir das 21 horas – horário de Brasília).

Na terceira semana da pré-temporada, os Ravens recebem o Carolina Panthers; os Browns viajam até Indianápolis para enfrentar os Colts; os Steelers recebem o Kansas City Chiefs; e os Bengals encaram o Dallas Cowboys, no AT&T Stadium (sim, aquele do telão gigantesco!). A partida será no sábado, dia 24 de Agosto de 2013, às 21:00 horas.


Curiosamente, o “American Team” é uma das equipes que os Bengals menos enfrentou – foram apenas 12 confrontos entre 1973 e 2012 (sendo 11 jogos válidos pelas temporadas regulares e 01 Hall of Fame Game, disputado na pré-temporada de 2010, na cidade de Canton, OH – com vitória dos texanos pelo placar de 16 x 07).

A vantagem histórica é dos Cowboys – 08 vitórias (incluindo aquela na pré-temporada) e 04 derrotas. Ano passado, as equipes se enfrentaram em Cincinnati, em jogo válido pela 14ª semana. Tony Romo e companhia venceram por 20 x 19. A última vitória dos Bengals aconteceu na temporada de 2004, jogando em casa, pelo placar de 26 x 03!

Não é de hoje que o Cincinnati Bengals é “o queridinho” da imprensa especializada norte-americana, quando o assunto é a conquista da AFC North. Mas os analistas Chris Wesseling, Marc Sessler, Dan Hanzus e Gregg Rosenthal – que apresentam o podcast “Around the League” no site da NFL.COM, apostam no Pittsburgh Steelers. E os motivos são simples: eles têm o melhor QB da divisão (Ben Roethlisberger) e deram “muito azar” na temporada passada (perdendo vários jogos por diferenças inferiores a três pontos!).


Os analistas concordam que os Bengals têm grandes chances de conquistar o título da divisão norte da AFC; mas acreditam que Andy Dalton precisa melhorar (urgentemente!), deixando de ser apenas um QB “mediano”. Na opinião deles, o ruivo “não passa de um jogador limitado, incapaz de suportar a pressão nos momentos decisivos, que tem sérias dificuldades com passes em profundidade, mas que deu a sorte de ter uma excelente defesa e jogadores de ataque preparados para ajudá-lo em suas limitações”.

Bom, ouso discordar desta opinião “contundente” (embora suas fracas atuações nos playoffs de 2011 e 2012 são difíceis de esquecer!).

Curiosamente, o atual campeão Baltimore Ravens dificilmente é apontado como favorito sequer aos playoffs deste ano – já que ninguém acredita que Joe Flacco conseguirá manter seu “padrão de qualidade” mostrado na pós-temporada de 2012 durante todo o ano de 2013. Além disso, seu “destino” será traçado por jogadores diferentes daqueles que levantaram o Troféu Vince Lombardi (tais como Daryl Smith, Arthur Brown, Elvis Dumervil e Matt Elam, por exemplo).

A grande surpresa pode ficar por conta do Cleveland Browns, cuja defesa comandada pelo novo Coordenador Defensivo Ray Horton (e que conta com excelentes atletas, como Ahtyba Rubin, Phil Taylor, Paul Kruger, Desmond Bryant, Barkevious Mingo e Jabaal Sheard), finalmente está no mesmo nível dos seus três rivais... A dúvida permanece sobre seu ataque – principalmente se Brandon Weeden conseguirá conduzi-lo às vitórias.

O analista Dan Hanzus parece ser um entusiasta de Ohio, pois além de cravar o título dos Bengals (sendo o único no podcast a defender o time de Cincinnati), ainda aposta em uma campanha de 09 vitórias e 07 derrotas dos Browns (que terminariam em 2º lugar na divisão)! Isto pode parecer um pouco absurdo... mas lembremo-nos que coisas absurdas e resultados improváveis acontecem na NFL em todas as temporadas!

E para encerrar o post desta semana, vamos recapitular tudo o que está acontecendo em nosso reality show favorito!


Esta temporada da série “Hard Knocks”, exibida nos EUA pela HBO, vem fazendo grande sucesso, conquistando picos de audiência (mesmo sendo um canal pago) por toda a América do Norte e Europa. Os episódios são exibidos às terças-feiras, no horário nobre da TV norte-americana, e amanhã (dia 20) será exibido o terceiro episódio.

Na semana passada, o destaque ficou por conta de Margus Hunt – jogador de 26 anos, nascido na Estônia, draftado este ano como Defense End. Seu diálogo com Geno Atkins sobre qual filme de Rocky Balboa era o melhor foi impagável. Além deles, Terence Newman e Pacman Jones arrancaram gargalhadas ao teorizarem sobre quais atletas (jogadores de futebol tradicional, baseball ou QB’s) conseguiam mais garotas...

Mas poucos atletas mostram-se tão incomodados quanto James Harrison – um dos jogadores mais discretos da NFL. Em entrevista ao nosso velho conhecido Joe Reedy, do jornal Cincinnati Enquirer, o Linebacker desabafou:

- Eu não quero participar disto. Eles (a produção do programa) não ajudam em nada nesta preparação. Eles não produzem nada. Não trazem sangue, suor ou lágrimas. Todos os atletas sim! Eles é que fazem isso! Já eles (os câmeras) não fazem nada... Não merecem registrar o esforço... e muito menos levarem os créditos pelo trabalho!

No episódio de estréia, um dos destaques foi justamente a “fuga” de Harrison, pulando por cima de um carro para escapar das câmeras do programa. Mas a ironia é que a relutância de James em participar do show, acabou tornando-o um dos personagens mais interessantes da série.

De todo modo, fica o alerta para os motoristas de Cincinnati: tomem cuidado, quando estiverem nas avenidas próximas ao Paul Brown Stadium!

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Prognósticos para a Temporada 2013...

Tal como fizemos na última temporada, vamos repassar jogo a jogo, o longo caminho dos Bengals durante a Temporada Regular...

SEMANA 01: CHICAGO BEARS X BENGALS (Aposta: Bengals)


A primeira partida será extremamente complicada, jogando fora de casa, contra uma equipe muito forte e tradicional da NFC North... Ainda sim, vejo que os Bengals têm boas chances de conquistar uma vitória e começar bem a campanha; já que sua defesa é melhor que a do Chicago; e o ataque também está melhorando...

SEMANA 02: BENGALS X PITTSBURG STEELERS (Aposta: Equilíbrio)


Se a primeira semana será complicada, o que dizer deste clássico? Na minha opinião, o título da AFC North será decidido entre Steelers e Bengals – cujos elencos se equivalem... Mais uma vez, teremos o Big Ben no gramado do Paul Brown Stadium (e ele costuma se superar quando joga em Ohio); mas lembremo-nos da vitória improvável, conquistada em Pittsburgh, no final do ano passado, que nos garantiu nos playoffs e eliminou os metalúrgicos... Por isso, tudo pode acontecer!

SEMANA 03: BENGALS X GREEN BAY PACKERS (Aposta: Packers)


Mesmo jogando em casa, os Bengals não serão favoritos contra os Packers – uma das principais equipes da NFC... Só podemos torcer para que uma derrota não abale a confiança e o desenvolvimento da equipe para as próximas rodadas! Aliás, uma derrota para um adversário forte, de outra conferência, não seria desastrosa... mas se a equipe de Cincinnati tiver sido derrotada nas duas semanas anteriores; certamente a crise se instalará nos vestiários e a temporada terá se encerrado mais cedo (já que a NFL não permite erros!).

SEMANA 04: CLEVELAND BROWNS X BENGALS (Aposta: Bengals)


Em tese, este é o primeiro “jogo fácil” da tabela... Mas nunca podemos desprezar a evolução dos Browns nesta última temporada; e muito menos a imensa rivalidade na “Batalha de Ohio”. Por isso, Andy Dalton terá que suar a camisa para garantir essa vitória – e num cenário catastrófico de quatro derrotas em quatro jogos (algo plausível); começar a mandar currículos para a temporada 2014...

SEMANA 05: BENGALS X NEW ENGLAND PATRIOTS (Aposta: Patriots)


Tal como aconteceu na Semana 03, os Bengals jogarão em casa – mas enfrentarão um adversário muito mais forte! Mesmo com os inúmeros problemas extra campo, os Patriots não podem ser desprezados como uma das principais equipes da NFL. E para piorar, eles também disputam a AFC – ou seja: esta derrota trará conseqüências em uma eventual classificação para a pós-temporada... Num cenário otimista, os Bengals chegarão a este jogo com 03 vitórias e 01 derrota (o que não prejudicaria tanto a campanha). Mas se o apocalipse acontecer (ou seja: nenhuma vitória nas primeiras cinco rodadas); é melhor focar nos preparativos para a temporada 2014!

SEMANA 06: BUFFALO BILLS X BENGALS (Aposta: Bengals)


Este talvez seja o jogo mais fácil de toda a temporada... Apesar da evolução da equipe dos Bills (que na primeira semana da pré-temporada atropelou o Indianapolis Colts, fora de casa, pelo expressivo placar de 44 x 20); não acredito que Ryan Fitzpatrick e C.J. Spiller possam sonhar com muitas vitórias em 2013... e os Bengals têm a obrigação de vencer a partida – mantendo nosso retrospecto positivo (04 vitórias e 02 derrotas)!

SEMANA 07: DETROIT LIONS X BENGALS (Aposta: Bengals)


Aqui vale o mesmo que disse na primeira semana: os Bengals são favoritos por uma pequena margem... mas será um jogo complicado e muito equilibrado. Primeiro porque será disputado na “capital do automóvel”. Segundo porque eles têm “Megatron”. Terceiro porque a NFC North é tão (ou mais) equilibrada que a divisão norte da AFC! Por isso, embora uma derrota não possa ser descartada, acredito que nossa quinta vitória virá aqui!

SEMANA 08: BENGALS X NY JETS (Aposta: Bengals)


Difícil analisar este confronto com os Jets. Isto porque com a (esperada) queda de rendimento dos Patriots em 2013, os Jets surgem como a “opção lógica” para substituí-los na briga pelo título da AFC East – já que seus atletas são, em tese, melhores do que os Dolphins e os Bills. Porém, existe o fator “Mark Sanchez” (um dos piores QB’s de toda a liga!); e que em 2012, contribuiu decisivamente para a campanha lamentável dos alvi-verdes de NY! Por isso, teremos que observar “como anda” a equipe nova-iorquina... e também “como estará” o Cincinnati até esta oitava semana. Seguindo esta linha otimista, vejo os Bengals anotando sua sexta vitória em oito jogos...

SEMANA 09: MIAMI DOLPHINS X BENGALS (Aposta: Bengals)


O último duelo contra adversários da AFC East tem tudo para ser o mais equilibrado... já que tanto Dolphins quanto Bengals são consideradas equipes promissoras a médio prazo; e com a já aludida “queda de rendimento” dos Patriots, não será nenhuma surpresa se os “golfinhos” conquistarem a taça da divisão já em 2013 (pois são melhores que os Bills e mais estáveis do que os Jets). Ainda sim, acredito que os Bengals estão “um patamar acima” (quando avalia-se o estágio de evolução das equipes); e mesmo jogando em “território hostil” (sim, contenha a risada por ora...), deve conquistar sua sétima vitória!

SEMANA 10: BALTIMORE RAVENS X BENGALS (Aposta: Ravens)


Depois de algum “respiro”, vem outra prova de fogo! Jogar contra o atual campeão do Superbowl, fora de casa, já na décima semana (ou seja: no auge da disputa pelas vagas na pós-temporada!). Como disse na Semana 02, não vejo os Ravens com chances sequer de classificação para a pós-temporada (exceto, talvez, com uma vaga de terceiro colocado, brigando por uma posição na rodada de Wild Card). Porém, este é um jogo chave para os “corvos púrpuras” – pois ao derrotarem um rival direto; credenciam-se para a disputa! Ademais, se tudo correu bem, teremos acumulado uma “gordurinha extra” nestas últimas semanas (em especial contra adversários da AFC East); e uma derrota agora não seria completamente desastrosa para nossas pretensões futuras...

SEMANA 11: BENGALS X BROWNS (Aposta: Bengals)


A segunda “Batalha de Ohio” será em nossos domínios... E apesar da provável derrota na semana anterior, os Bengals terão uma oportunidade de ouro para retomar o caminho das vitórias – contra o seu maior rival e em casa! Assim poderemos seguir para a semana de descanso com tranqüilidade... assistindo de camarote a disputa entre Steelers e Ravens pela segunda colocação na AFC North!

SEMANA 12: FOLGA


Este ano a folga será na “reta final” da temporada regular – o que é muito bom, pois a equipe terá um tempo extra para descansar e se preparar para o “sprint final”! Se tudo correu bem, teremos 07 ou 08 vitórias em 11 jogos – marca próxima daquela que nos levou aos playoffs nos últimos dois anos; e tendo cinco jogos pela frente (o que nos dará a oportunidade de conquistar o título da divisão, graças aos confrontos diretos contra os principais adversários)!

SEMANA 13: SAN DIEGO CHARGERS X BENGALS (Aposta: Bengals)


Após a semana de descanso, os Bengals voarão até a Califórnia, para enfrentar uma das equipes mais instáveis da NFL! O problema é que a AFC West é uma divisão muito fraca – com o Denver Broncos bem a frente dos três rivais; e por isso, os Chargers têm boas chances de brigar por uma vaga na rodada de Wild Card (pois dificilmente perderão jogos para Oakland e Kansas City). Mesmo assim, acredito na nona vitória sem muito drama!

SEMANA 14: BENGALS X INDIANAPOLIS COLTS (Aposta: Bengals)


Se tudo correu bem até aqui, os Bengals deverão garantir sua classificação para a pós-temporada pelo terceiro ano consecutivo nesta partida, derrotando os Colts em casa! Apesar da evolução de Andrew Luck, lembremo-nos que este será o seu segundo ano como profissional – e é natural que “sinta o peso” de ser cobrado como QB de elite (sem a experiência e a maturidade necessária). Mas não pensem que será uma vitória tranqüila – muito pelo contrário! Os Colts têm tradição e sabem jogar fora de casa, contando com uma defesa sólida e um ataque agressivo...

SEMANA 15: STEELERS X BENGALS (Aposta: Steelers)


Será que o mesmo raio cairá duas vezes no Heinz Field? Se este “milagre” acontecer, os Bengals poderão sagrar-se campeões da AFC já nesta rodada – e quem sabe, escaparem da “terrível rodada de Wild Card”! E de quebra, tornarão a vida de Mike Tomlin um verdadeiro inferno (faltando poucos jogos para o fim da temporada)! Mas o mais provável é que, após garantirem a classificação, os jogadores de Cincinnati “relaxem” um pouco, e acabem sendo derrotados pelos rivais auri-negros...

SEMANA 16: BENGALS X MINNESOTA VIKINGS (Aposta: Bengals)


Em nossa análise otimista, não vejo jogo melhor para conquistar a taça da AFC North, do que jogando em casa, diante de quase 70.000 fanáticos, enfrentando a boa equipe dos Vikings... Adrian Peterson deverá ser a principal arma de nossos adversários; mas a menos que surjam boas surpresas como recebedores, o ataque de Minnesota continuará carente de criatividade – e pode ser subjugado por nossa excelente defesa. Por isso, vejo esta partida como um excelente treino para a pós-temporada...

SEMANA 17: BENGALS X RAVENS (Aposta: Bengals)


A última partida da temporada regular será disputada em casa, contra o atual campeão do Superbowl... E nada melhor do que levantar o troféu de campeão da divisão e, de quebra, eliminar as últimas chances dos rivais de chegarem à pós-temporada! Por isso, vejo os Bengals jogando com garra... até para conquistar uma vaga direta na “semi-final” da AFC (e garantindo uma semana de descanso para recobrar as energias!). Além disso, dependendo dos resultados, os Ravens entrarão em campo já eliminados... e dificilmente conseguirão fazer frente ao nosso esquadrão!

Assim chegamos ao final do nosso prognóstico...

Acredito ser razoável sonhar com um Título da AFC North, já que 12 vitórias e 04 derrotas são números possíveis (apesar da grande dificuldade na tabela). O meu temor, claro, são as primeiras 05 semanas – pois um começo desastroso certamente minará os ânimos da equipe; e a chance de reação será mínima!

Além disso, os Bengals terão que se mostrar preparados para vencer confrontos decisivos... variando as jogadas de ataque e fortalecendo ainda mais sua defesa! Se conseguir isso, podemos sonhar bem mais alto – quem sabe com um título da Conferência...


Ou um inédito Troféu Vince Lombardi?

(P.S.: Sim, o uso de cheerleaders em trajes sumários, anunciando cada partida, pode ser considerado como "machista" ou de "mau gosto"; mas serve para aumentar o número de visitas ao Blog... Afinal, se o Brasiliense F.C. pode apelar para esta estratégia, porque eu não posso?)