terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Temporada 2013 – Jogo 12 – Chargers 10 x 17 Bengals



Quem pergunta por mim
Já deve saber
Do riso no fim
De tanto sofrer
Que eu não desisti
Das minhas bandeiras
Caminho, trincheiras, da noite

Eu, que sempre apostei
Na minha paixão
Guardei um país no meu coração
Um foco de luz, seduz a razão
De repente a visão da esperança
Quis esse sonhador
Aprendiz de tanto suor
Ser feliz num gesto de amor
Meu país acendeu a cor

Verde, as matas no olhar, ver de perto
Ver de novo um lugar, ver adiante
Sede de navegar, verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração
Verdejantes tempos
Mudança dos ventos no meu coração



Não há como iniciar a resenha desta semana, sem citar a clássica canção da MPB interpretada por Leila Pinheiro (classificada em terceiro lugar no “Festival dos Festivais”, promovido pela Rede Globo em 1985); já que todos os Touchdown’s anotados na partida de domingo, na vitória fora de casa do Cincinnati Bengals sobre o San Diego Chargers (pelo placar de 17 x 10); foram marcados por jogadores com sobrenome “verde”!


Segundo o site “Significado das Cores”:

(http://www.significadodascores.com.br/ significado-do-verde.php):

O verde significa vigor, frescor, esperança, tranqüilidade e calma. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Místicos acreditam que facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula o orgulho, a presunção e a arrogância. Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança”.


Curiosamente, esta foi uma das vitórias mais “calmas” e “tranqüilas” da temporada 2013!

Diferentemente do que aconteceu nos últimos jogos, desta vez nosso jogo corrido encaixou bem (conquistamos 164 jardas terrestres); sem ter que abrir mão das jardas aéreas (que totalizaram 190); e cometemos poucas faltas (apenas três – resultando numa perda de 30 jardas). Andy Dalton também errou pouco (completou 14 de 23 passes tentados, com 01 passe para TD e apenas 01 INT); e BenJarvus Green-Ellis voltou a ser o bom e velho “Tanque GE” (em 20 corridas, conquistou 92 jardas e 01 TD)!


Com as 190 jardas de domingo, o Ruivo tornou-se o segundo QB da história da NFL a ultrapassar a marca de 3 mil jardas nos seus três primeiros anos como profissional – igualando a marca de um tal de Peyton Manning (já ouviram falar?). Dalton está com 3.144 jardas até agora – e precisa de 526 jardas nos próximos quatro jogos para ultrapassar sua própria marca de 2012 (3.669 jardas).

A partida começou com a bola nas mãos dos Chargers, que mesmo começando na linha de 20 jardas de seu campo de defesa, conseguiu chegar à marca de 31 do campo de ataque. Phillip Rivers tentou um passe curto para Antonio Gates; mas Reggie Nelson forçou um fumble – recuperado por George Iloka!


Prenúncio de que seria uma longa tarde para San Diego!

A primeira campanha de Cincinnati também não foi boa (sequer conquistamos uma primeira descida); mas a defesa dos Bengals mostrou que estava em um ótimo dia – e na campanha seguinte, derrubou Rivers duas vezes (sem sequer ceder a primeira descida para a equipe da casa). Mike Scifres foi para o punt e Cincinnati voltou a campo na linha de 33 (defesa).

Nove jogadas depois... terminou o 1º Quarto – com os Bengals posicionados numa segunda descida para duas jardas, na marca de quatro jardas do campo de ataque!


Andy Dalton entregou a bola para BenJarvus Green-Ellis... e o 2º Quarto começou com nosso “tanque” invadindo a End Zone da equipe californiana!

Os Chargers não perderam tempo e, em sua próxima campanha, empataram o jogo – com Phillip Rivers acertando um passe de 30 jardas para Ladarius Green (Tight End camisa nº 89), que anotou o primeiro (e único) TD de San Diego...


Cada equipe recebeu a bola outras três vezes... com poucas primeiras descidas e muitos erros de parte a parte... e o placar permaneceu empatado em 07 a 07 até o intervalo!

A primeira campanha ofensiva dos Bengals no segundo tempo também não foi boa; e o jeito foi devolver a bola para a equipe da casa. Os Chargers tentaram oito passes seguidos para chegar à marca de 30 jardas do campo de ataque... mas quando Phillip Rivers tentou acertar Antonio Gates, acabou interceptado por Dre Kirkpatrick!


O lance ajudou a recuperar o “espírito guerreiro” dos visitantes, que alternando boas corridas e passes curtos, conseguiram chegar à linha de 21 jardas do campo de ataque. Esta excelente posição de campo ajudou no passe longo de Dalton para A.J. Green – que sem muitas dificuldades, anotou seu sétimo TD em 2013!

Andy Dalton, após a partida, comentou o lance decisivo:

- Eles obviamente foram forçados a avançar a marcação, para tentar segurar nosso jogo corrido. Com isso, diminuíram a pressão na linha secundária e A.J. Green encontrou o espaço que precisava para avançar até a End Zone...


Phillip Rivers continuou forçando muitos passes nas campanhas seguintes; mas nossa defesa mostrou porque é uma das melhores da NFL – e só cedemos um FG de 48 jardas, convertido por Nick Novak (faltando pouco menos de cinco minutos para acabar o jogo). Antes deste lance, Mike Nugent havia anotado os últimos três pontos de Cincinnati, acertando um FG de 46 jardas (faltando 09:20 para o fim da partida).

Após o FG de Novak, os Bengals começaram sua última campanha na marca de 34 jardas de seu campo de defesa... e Andy Dalton decidiu arriscar um passe longo para A.J. Green! Felizmente, o passe foi bem sucedido – e nosso recebedor chegou até a linha de 38 jardas do campo de ataque (faltando 04:30 para acabar o jogo).

Marvin Lewis, conservador como sempre, optou por jogadas terrestres de BJGE...


Mas desta vez o “tanque” funcionou bem! Forçamos a equipe de San Diego gastar seus três tempos antes do “Two Minute Warning”; e só precisávamos de mais uma primeira descida – mesmo estando na linha de oito jardas do campo de ataque!

Mesmo faltando apenas quatro jardas para mais um TD... Dalton ajoelhou na bola duas vezes e garantiu a vitória!

Adam “Pac Man” Jones, um dos destaques da defesa, deixou claro quais são as metas do ano:

- Estamos jogando duro! Estamos nos esforçando ao máximo! Nosso objetivo não é apenas chegar à pós-temporada... mas sim conquistar o direito de folgar na rodada de Wild Card! Se continuarmos trilhando esse caminho, impondo um ritmo forte e intenso, de modo inteligente, certamente poderemos alcançar nossas metas!


Phillip Rivers, visivelmente irritado após a derrota, desabafou:

- Se você marcar apenas dez pontos num jogo da NFL, muito provavelmente sairá de campo derrotado... Nós temos uma boa defesa! Ela apenas não está sendo consistente o suficiente... Mas a culpa desta derrota não pode ser creditada apenas aos erros e turnovers... Cruzamos a linha de 50 jardas não sei quantas vezes, mas simplesmente não conseguimos finalizar as campanhas ofensivas! Nós avançamos bastante... e depois éramos obrigados a devolver a bola num punt! Sabíamos que enfrentaríamos uma das melhores equipes do campeonato... e se déssemos chance, eles nos derrotariam! E o que fizemos hoje? Demos as oportunidades que eles buscavam! Não posso dizer que foi um tropeço ou uma derrota inesperada... Sabíamos que precisaríamos jogar muito bem para vencê-los... e não fizemos! Mas que sirva de lição para todos nós: é preciso cuidar da bola e saber pontuar ao final de longas campanhas...


Vontaze Burfict também abordou este ponto:

- Não me preocupa a maior posse de bola dos adversários! Quando chegam à linha de 40 jardas do campo de ataque, nossa defesa aumenta a pressão e diminui os espaços! É neste tipo de lance em que somos bons! Eles cruzam a metade do campo e, quando percebem, já não podem avançar mais! Esse é o nosso estilo de jogo!


Rivers terminou a partida completando 23 de 37 passes, conquistando 252 jardas e 01 passe para TD (com 01 INT). Mas o grande nome de San Diego foi o novato Keenan Allen (draftado apenas na terceira rodada deste ano), e que em oito recepções conquistou 106 jardas para o ataque dos Chargers...


Já pelos lados de Cincinnati, destaque para Andrew Hawkins! Nosso WR camisa nº 16, que participou de apenas quatro jogos nesta temporada, parece estar voltando à velha forma – com três recepções, garantiu 65 jardas aéreas (sendo 50 em um único lance) e atuou como RB uma vez (conquistando mais seis jardas terrestres). Rey Maualuga, voltando de contusão, também foi muito bem (nove tackles, uma assistência e um sack).

Para variar... sofremos outra baixa!


Clint Boiling, nosso grandalhão Left Guard, machucou o joelho direito no final do 1º Quarto e pode ser que não volte em 2013...

Com os resultados da semana (vitória dos Ravens, em casa, por 22 x 20 sobre os Steelers; e derrota dos Browns, em Cleveland, para o Jacksonville Jaguars por 32 x 28); a vantagem dos Bengals permanece a mesma (dois jogos para o segundo colocado) – mas Baltimore alcançou a sexta vaga nos playoffs (ultrapassando o Tennessee Titans).


Na próxima semana, no domingo (08.12.2013), às 16:00 horas (horário de Brasília); os Browns encaram o New England Patriots (fora de casa) e devem ser massacrados – encerrando as últimas esperanças de classificação à pós-temporada!

No mesmo horário, Pittsburgh Steelers (cinco vitórias e sete derrotas) recebe o Miami Dolphins (seis vitórias e seis derrotas) – num jogo de “vida ou morte” para as duas equipes! Muito difícil arriscar um placar aqui... mas uma vitória dos Golfinhos seria excelente!

Outro time da AFC North que joga em casa, no mesmo dia e horário, é o Baltimore Ravens – que encara o Minnesota Vikings (03 vitórias e 08 derrotas). Vou torcer como um louco para o time de Minneapolis... mas é claro que as chances de vitória deles é remota!

Mas o melhor jogo desta “faixa”, sem sombra de dúvidas, será Cincinnati Bengals x Indianápolis Colts!


Andrew Luck e companhia conquistaram oito vitórias e quatro derrotas (mesmo retrospecto dos Bengals); mas estão invictos em sua divisão (venceram os quatro jogos que disputaram – enquanto os garotos de Marvin Lewis venceram 02 e perderam 02); e dentro da Conferência Americana, venceu seis jogos e perderam apenas dois (enquanto Cincinnati venceu 06 e perdeu 03). Os Colts estão na 3ª posição da AFC (uma a frente dos Bengals) – o que torna ainda mais emocionante a partida de domingo! O jogo será transmitido pela ESPN+ (canal em HD)...

Os Broncos (na 1ª posição) recebem os Titans (e devem vencer, consolidando sua liderança por mais uma semana); e os Patriots (na 2ª posição), como dissemos, devem vencer com tranqüilidade os Browns... Logo, se a meta de Cincinnati é, de fato, folgar na primeira rodada dos playoffs, o caminho passa por uma vitória domingo! Caso contrário, podemos nos concentrar apenas na luta pelo título da AFC North e nos preparar para jogar o Wild Card...

Mas como o tema do dia é o “verde”...

E o verde é a cor da esperança...

A.J. Green e Green-Ellis neles!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário