quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Temporada 2012 – Jogo 16 – Bengals 23 x 17 Ravens



Hoje,
É um novo dia...
De um novo tempo...
Que começou...
Nestes novos dias...
As alegrias...
Serão de todos...
É só querer!
Todos os nossos sonhos, serão verdade...
O futuro... já começou!
Hoje a festa é sua...
Hoje a festa é nossa...
É de quem quiser...
Quem vier...

Fim de ano! Época maravilhosa!

Garrafas de champanhe espocando por todos os lados... Fogos de artifício rasgando os céus... Milhões de pessoas vestindo branco, sorrindo e dançando, com brilho nos olhos, celebrando a vida, com esperança em dias melhores que virão neste ano que se inicia...



Fim de ano... Época lamentável...

Praias lotadas e imundas... Congestionamentos monstruosos... Noites mal dormidas... Calor infernal... Pernilongos revezando-se para sugar nosso sangue... Ressacas sucessivas... Funk, Axé, Pagode e Sertanejo, em decibéis inaudíveis por seres humanos normais...




 


Tudo depende do ponto de vista!

E na NFL, não é diferente... 2012 foi um ano maravilhoso para 12 equipes – e lamentável para outras 20!

Para a torcida dos Bengals, pelo menos, 2012 vai deixar muitas saudades...

Como esquecer as vitórias sobre os Browns (34 x 27 em casa); Redskins (31 x 38 fora); Jaguars (10 x 27 fora); Chiefs (06 x 28 fora); Raiders (34 x 10 em casa); Chargers (13 x 20 fora); Eagles (13 x 34 fora); e principalmente sobre os Giants (31 x 13 em casa) e Steelers (10 x 13 fora)?

Também não dá para esquecer algumas derrotas dolorosas, como a estréia desastrosa em Baltimore (44 x 13); perder em casa para os Dolphins (13 x 17) e para os Steelers (17 x 24); perder para seu maior rival – Cleveland Browns (34 x 24 fora); perder por 01 ponto para o Dallas Cowboys (19 x 20 em casa); e aquela virada espetacular, comandada por Peyton Manning no último Quarto, também em Cincinnati, culminando na derrota para o Denver Broncos...

Mas, parafraseando outro personagem típico do fim de ano: “Se chorei ou se sorri... o importante é que dos Ravens eu venci!






Neste domingo, carimbamos a faixa do campeão da AFC North, ao derrotá-los em nossa casa, pelo placar de 23 x 17, na última rodada da temporada regular de 2012. Mas a vitória valeu pouca coisa, pois as duas equipes já estavam classificadas para a pós-temporada; e mesmo com a vitória, os Bengals não teriam chances de almejar uma posição melhor do que o sexto lugar na AFC.

Não importa!

Uma vitória sobre um grande rival é sempre gostosa!

Mesmo num jogo recheado de jogadores reservas, com cara de pré-temporada...

Andrew Whitworth, um dos poupados do segundo tempo da partida, declarou à imprensa:

É claro que foi um jogo diferente... É uma situação em que ambas as equipes estão nos playoffs, e por isso, têm de pensar lá na frente, jogando com inteligência, para poupar energia e não sofrer nenhuma lesão”.




O Safety Chris Crocker deu um grande susto à torcida dos Bengals, pois machucou sua coxa direita ao tentar um tackle, ainda no 1º Quarto, e não voltou para a partida. Mas os médicos garantem que a lesão não foi grave...




Depois do susto, os titulares de Cincinnati adotaram uma postura “conservadora” em campo. A título de exemplo, Andy Dalton só passou duas bolas para A.J. Green, mantendo nosso recebedor eleito para o Pro Bowl fora de perigo. E os craques nem sequer voltaram a campo no segundo tempo – cedendo seus lugares para os nossos “reservas” e “reservas dos reservas”. Foi a chance de Bruce Gradkowski, Brian Leonard, Cedric Peerman, Marvin Jones e Vontaze Burfict mostrarem “serviço” ao treinador Marvin Lewis...

E fizeram bonito!

Bruce Gradkowski acertou 05 dos 11 passes tentados, conquistando 65 jardas, sem nenhum passe para TD ou interceptação. Ou seja: se não foi brilhante, pelo menos não comprometeu o trabalho!

Outro “reserva” decisivo, Josh Brown, continua com um excelente percentual de aproveitamento de seus chutes. Ele acertou três FG's (47, 32 e 38 jardas); e depois desta partida, o Kicker que entrou no lugar de Mike Nuggent, já acertou 11 dos 12 chutes tentados – e a única falha, perfeitamente escusável, foi o chute de 56 jardas em Pittsburgh...




Mas quem roubou a cena foi Carlos Dunlap!

O carismático grandalhão, Defense End camisa nº 96 de Cincinnati, conseguiu sua primeira interceptação na carreira (esta é a sua terceira temporada, desde que fora draftado pelos Bengals em 2010), e retornou 14 jardas para touchdown, faltando pouco mais de seis minutos para terminar o jogo. O estádio explodiu numa grande festa – e o próprio Dunlap quis participar! Ele saltou para o meio da galera e sentou-se por alguns segundos nas arquibancadas...




Em entrevista à TV, Carlos (ainda sorridente) disse:

Eu queria que este fosse um momento inesquecível!




Bem, não deve ter sido fácil para Dunlap encontrar um assento vago nas arquibancadas do Paul Brown Stadium, já que 61.565 torcedores compareceram à última partida do time em sua casa. Esta foi só a segunda vez (dos oito jogos em casa) em que houve lotação máxima do estádio! E independentemente do que ocorra na pós-temporada, os Bengals não voltam a jogar em Cincinnati, pois na 6ª colocação da AFC, não terá “mando de campo” contra nenhum dos outros cinco times classificados para a pós-temporada...

Os Bengals pretendiam usar o “amistoso de luxo” para aprimorar seu jogo terrestre. Mas BenJarvus Green-Ellis machucou seu tendão do pé, ainda no aquecimento, e não entrou em campo contra os Ravens. Os médicos ainda não se pronunciaram sobre seu estado de saúde nesta fase decisiva...




Do outro lado, os Corvos Púrpura também decidiram não arriscar lesões, e pouparam seus principais atletas, tais como Anquan Boldin, Haloti Ngata, Terrell Suggs, Joe Flacco e Ray Rice; já pensando no confronto de domingo, às 16:00 horas (horário de Brasília), contra o Indianapolis Colts (em Baltimore). A partida também marca o reencontro de Chuck Pagano (coordenador defensivo dos Colts) com seu ex-time. Ed Reed, Safety dos Ravens, declarou:

Chuck é como um pai para mim. Ele significa muito para todos nós. Eu preferiria enfrentá-lo na final da AFC – e não na primeira rodada dos playoffs”.




Tyrod Taylor, QB reserva dos Ravens, só havia entrado em campo em dois jogos nesta temporada (jogou contra os Bengals, na primeira semana, acertando 02 dos 03 passes tentados; e contra os Raiders, na décima semana, tentando um único passe – sem acertá-lo). Mas como Joe Flacco jogou pouco (acertou 04 de 08 passes, conquistando 34 jardas, sem nenhum passe para TD ou interceptação), Taylor finalmente pôde jogar uma partida “quase” inteira.

E seus números não foram ruins: ele acertou 15 dos 25 passes tentados, conquistando 149 jardas, com apenas 01 Interceptação. E também foi bem correndo com a bola – ele correu nove vezes, garantindo 65 jardas (sendo o segundo melhor corredor de Baltimore).




Justin Tucker, Kicker novato dos Ravens, errou um FG de 45 jardas, no último Quarto do jogo.  É claro que isto custou a sexta derrota de seu time. Mesmo assim, o calouro estabeleceu um novo recorde entre os primeiro-anistas, ao acertar 30 dos 33 FG's tentados ao longo da temporada (num aproveitamento de 90,9%)!




Mas pela segunda semana consecutiva, a linha defensiva dos Bengals garantiu a vitória!

Na semana passada, em Pittsburgh, o CB Leon Hall interceptou o passe de Big Ben e retornou para TD, calando o Heinz Field e garantindo nossa classificação (e a eliminação dos Steelers). Nesta semana, como dissemos, foi Carlos Dunlap, numa jogada parecida, quem matou o jogo! Além disso, a defesa conquistou mais quatro sacks, totalizando 51 em toda a temporada – novo recorde histórico da equipe!

Segundo o falastrão Whitworth, os Bengals estão finalmente encontrando o seu caminho:

Eu acho que nós encontramos uma maneira de vencer os jogos. Era isso que faltava. Nós somos uma equipe jovem. Por sorte, esta equipe jovem aprendeu a vencer jogos!

Marvin Lewis, menos carrancudo do que de costume, parece concordar com Whitworth:

Eu estou feliz que a temporada tenha acabado. Nós tivemos muitos momentos difíceis, mas penso que os garotos reagiram bem sob pressão. Todos fizemos o nosso melhor”.




De fato, não podemos reclamar desta campanha – afinal, foram 10 vitórias e apenas 06 derrotas; culminando com duas vitórias consecutivas contra seus dois principais rivais na divisão – Steelers e Ravens! Quase todos os “especialistas” apostavam no péssimo retrospecto de Cincinnati contra estes dois oponentes (foram seis derrotas nos últimos dois anos) para cravar a classificação de Pittsburgh para os playoffs – mas agora terão de aplaudir o QB Ruivo e sua turma!

No próximo sábado, dia 05 de Janeiro de 2013, os Bengals viajam para encarar o Houston Texans, no Reliant Stadium, às 19:30 horas (horário de Brasília) – numa revanche do duelo de Wild Card da temporada 2011 (curiosamente na mesma “bat-hora” e no mesmo “bat-local”).




Não será um jogo fácil... e ao longo da semana, pretendo preparar um “pré-jogo” especial, analisando todos os números deste confronto... Mas acredito que Cincinnati possa conquistar uma boa vitória, mesmo jogando fora de casa, e afastar mais este “fantasma” (“não vencer jogos da pós-temporada”); pois dentre todos os times classificados, vejo maior equilíbrio de elencos entre estes dois times do que haveria contra qualquer outro oponente...

E como todos sabem: num duelo equilibrado, tudo pode acontecer!

Nesta última rodada, tivemos também o confronto entre os eliminados Steelers x Browns. Como era de se esperar, Pittsburgh atropelou a equipe de Cleveland, com um placar de 24 x 10. Com isso, veja a classificação final da AFC North nesta temporada de 2012:


Equipes:
Baltimore Ravens
Cincinnati Bengals
Pittsburgh Steelers
Cleveland Browns
Vitórias:
10
10
08
05
Empates:
00
00
00
00
Derrotas:
06
06
08
11
% Vitórias:
0.625
0.625
0.500
0.313
Pontos Marcados:
398
391
336
202
Pontos Sofridos:
344
320
314
368
Saldo de Pontos:
54
71
22
-66
Touchdown’s:
44
43
36
31
Em Casa:
6-2
4-4
5-3
4-4
Fora:
4-4
6-2
3-5
1-7
Na AFCN:
4-2
3-3
3-3
2-4
% Vitórias:
0.667
0.500
0.500
0.333
Na AFC:
8-4
7-5
5-7
5-7
% Vitórias:
0.667
0.583
0.417
0.417
Fora da AFC:
2-2
3-1
3-1
0-4
Seqüência:
01 Derrota
03 Vitórias
01 Vitória
03 Derrotas
Últimos 05:
1-4
4-1
2-3
2-3
Classif. AFCN:
Classif. AFC:
13º
Classif. NFL:
11º
16º
27º


(E para começarmos a análise de nosso próximo adversário, vamos prestar bastante atenção à principal arma deles - a beleza estonteante das cheerleaders, que roubam a atenção dos adversários, enfeitiçando-os, e garantindo boas vitórias para a equipe texana...)








Nenhum comentário:

Postar um comentário