terça-feira, 25 de setembro de 2012

Temporada 2012 – Jogo 03 – Redskins 31 x 38 Bengals




Alguns amigos já me perguntaram: “Por que diabos você decidiu acompanhar futebol americano?” E mais: “já que está acompanhando este esporte “exótico”, por que cargas d’água torcer justamente para o Cincinnati Bengals?”

O meu primeiro post neste Blog tentou mostrar um pouco do início desta paixão inexplicável; mas a verdade é que esse amor se renova a cada semana!

Foi o caso deste jogo entre Washington e Cincinnati!

Logo na primeira jogada da partida, o QB Andy Dalton NÃO PARTICIPOU do snap – foi o novato Mohamed Sanu (sim, o Wide Receiver novato, camisa nº 12) quem recebeu a bola e, num passe inacreditável, lançou A.J. Green para uma corrida de 73 jardas – claro que terminando num touchdown!

Guardadas as devidas proporções, um WR acertando um passe longo equivale a um gol de falta do Rogério Ceni!



Com o devido respeito às demais franquias, os Bengals são surpreendentes e apaixonantes, com jogadas inacreditáveis (como esquecer o salto acrobático do Jerome Simpson contra o Arizona Cardinals na última temporada?) e uma torcida fanática!

Impossível não fazer parte desta Nação Bengali!

Sanu, em entrevista após o jogo, foi humilde:

É difícil derrubar esse cara [A.J. Green]. Eu só lancei a bola, num ponto onde ele conseguiu buscá-la”.

O estádio em Washington estava lotado, pois a torcida da Capital Federal estava ansiosa pela estréia em casa do QB Robert Griffin III – que até jogou bem, mas não foi páreo para Dalton e seu esquadrão laranja e preto.

A conexão “Sanu-Green” foi apenas o começo, num jogo repleto de lances surpreendentes, inovadores e divertidos. Os Bengals anotaram três touchdowns na primeira metade da partida (com três jogadores diferentes), o que lhe garantiu uma vantagem de 17 pontos antes do intervalo. Mas ao final do jogo, sofreu uma pressão enorme, vencendo por 38 x 31, após uma seqüência bizarra protagonizada pelos Redskins.

Andy Dalton explicou o sucesso da equipe:

A criatividade que temos aqui, aliada ao talento dos Wide Receivers e dos Running Backs, possibilitam os lances diferentes que estamos fazendo. Você tenta encontrar um diferencial no jogo, e felizmente, nós conseguimos isso hoje”.


Os Bengals são famosos por sua forte defesa, mas agora, parece que a linha ofensiva está entrando em sintonia com o resto do time, evoluindo a cada semana, e pela primeira vez (deste novembro de 2006), conseguiu marcar mais de 30 pontos em duas semanas consecutivas.

A.J. Green também está otimista com o desempenho do time:

Estamos conseguindo fazer jogadas em todos os setores do campo”.


Não há dúvidas sobre isso. Eles conseguiram variar bastante as jogadas, utilizando a tática do “no-huddle” que confundiu a defesa dos Redskins. Um exemplo disso foram os touchdowns - BenJarvus Green-Ellis anotou um TD de apenas 1 jarda (correndo); enquanto A.J. Green, Binns, Gresham e Hawkins anotaram TD’s de 73, 48, 06 e 59 jardas (respectivamente).

Dalton acertou 19 dos 27 passes tentados, conquistando 328 jardas e 03 TD’s. A.J. Green recebeu nove passes e conquistou 183 jardas (e um TD). O jogo estava empatado em 24 x 24, quando Andy Dalton, no 4º quarto, conduziu o ataque para dois TD’s em pouco mais de quatro minutos de jogo.

Mas Griffin provou que não será nocauteado facilmente. Ele comandou o ataque dos “peles vermelhas”, que perdiam o jogo por 24 x 07 (na metade do 2º quarto), levando-os para impressionantes 24 x 24 (no final do 3º quarto); e mesmo depois dos dois TD’s dos Bengals no 4º quarto, não desistiu da partida – RGIII anotou um TD, correndo com a bola por 2 jardas, deixando o placar em 38 x 31, faltando ainda 03:35 para acabar o jogo.

O time de Washington tentou um “One Side Kick” e aparentemente foram bem sucedidos; mas os árbitros entenderam que a bola não cruzou a linha de 10 jardas (mínimo necessário), e a equipe de Cincinnati recuperou sua posse.

Os Redskins recuperaram a bola, faltando 1:47 para o final do jogo, mas em sua linha de 02 jardas do campo defensivo. RGIII, alterando corridas (dele mesmo) com uma seqüência de passes curtos, conseguiu levar o time até a marca de 19 jardas do campo ofensivo – mas acabou sacado 15 jardas atrás da linha de scrimmage. Como não tinha mais tempo para pedir, jogou a bola no chão para travar o cronômetro (faltando sete segundos).

Neste instante, um dos árbitros sinalizou que a conduta de Griffin seria punida com um avanço de 10 segundos no relógio - o que encerraria a partida. Marvin Lewis e seus reservas entraram em campo, comemorando a vitória, mas os reservas dos Redskins partiram para cima da arbitragem, alegando que a punição no cronômetro seria indevida (e que, por isso, ainda teriam sete segundos).

Os árbitros cederam à pressão do time da casa, e o relógio voltou para os sete segundos - mas aplicaram uma punição de 25 jardas por "conduta anti-desportiva" praticada pelos jogadores do Washington.

Para piorar, o TE Fred Davis cometeu um "false start", agravando a perda de jardas. A bola oval foi colocada na linha de 41 jardas de seu campo defensivo - e os Redskins teriam sete segundos para converter uma "terceira para quarenta e cinco".

RGIII ainda tentou um passe longo... sem sucesso!


Foi a segunda semana consecutiva em que uma punição por “conduta anti-desportiva” frustrou as chances dos Redskins empatarem o jogo, nos dois minutos finais. Na semana anterior, Josué Morgan arremessou a bola no adversário, e a equipe perdeu para o fraco St. Louis Rams. Griffin desabafou à imprensa:

Nós não podemos ter esse tipo de coisa nesta situação”.

Contra os Rams, Morgan assumiu sua responsabilidade; mas o treinador Mike Shanahan foi “irônico” ao comentar a punição desta semana:

Eles [os juízes] jogaram a bandeira para nós, culpando-nos pela invasão de campo, mas a verdade é que metade dos jogadores que invadiram o gramado não eram da nossa equipe. Fiquei decepcionado com isso”.



Griffin apanhou bastante em campo – sendo sacado seis vezes; mas conseguiu completar 21 dos 34 passes, conquistando 221 jardas e anotando 1 TD. Ele também correu 12 vezes e conquistou 85 jardas, mas sofreu um fumble, após uma “paulada” de Carlos Dunlap (que fez seu primeiro jogo na temporada, após recuperar-se de uma entorse no joelho direito).

No 1º Quarto, além do inacreditável TD de A.J. Green (recebendo passe de Sanu na primeira jogada da partida); tivemos o LB Rob Jackson empatando a partida (interceptando passe de Andy Dalton e retornando para touchdown); e o WR Armon Binns recebendo passe de 48 jardas para abrir vantagem de 14 x 07 para os Bengals.

No 2º Quarto, a vantagem ampliou – com o FG de 47 jardas chutado por Mike Nugent e com o TD corrido de Green-Ellis. Cundiff descontou, chutando um FG de 36 jardas, levando as equipes para o vestiário com o placar de 24 x 10 para os visitantes.

No 3º Quarto, RGIII e companhia acordaram, e anotaram dois TD’s – o RB Alfred Morris correu por sete jardas; e o WR Santana Moss recebeu um passe curto, de três jardas, dentro da End Zone.

Mas no 4º Quarto, os Bengals anotaram dois TD’s em menos de cinco minutos – o TE Jermaine Gresham recebeu passe de seis jardas; e o WR Andrew Hawkins recebeu um passe longo, de 59 jardas. Robert Griffin III ainda anotou um último TD, correndo por duas jardas, mas não foi o suficiente para virar o placar – terminando mesmo em 38 x 31.

Nos “boletins médicos” do jogo, os Redskins jogaram a maior parte da partida sem o LT Trent Williams, que machucou o joelho direito e preocupa o departamento médico. Washington também perdeu os CB’s Cedric Griffin e Crezdon Butler, que deixaram a partida lesionados. Pelo lado de Cincinnati, os Bengals não contaram com o CB Leon Hall (que sentiu uma lesão na panturrilha).

Resumindo: foi um jogão!

Quem leu os meus “Prognósticos para a Temporada 2012”, sabia que seria um grande duelo, sem qualquer favoritismo de “parte a parte”, mas que a vitória dos Bengals seria fundamental para alcançarmos a pós-temporada pelo segundo ano consecutivo.

Felizmente, vencemos este confronto!

Agora começa uma seqüencia de três jogos (contra Jaguars, Dolphins e Browns), onde não podemos nem pensar em qualquer outro resultado que não seja a vitória!

No papel, somos favoritos à vitória – mas como estamos vivendo um ano atípico como 2012 (onde o Chelsea foi campeão da Champions League, o Corinthians ganhou a Libertadores, o México foi medalha de ouro no futebol masculino em Londres, o Arizona Cardinals [com Kevin Kolb!] está invicto e o Oakland Raiders bateu os Steelers!), é melhor conter as expectativas – tanto dos jogadores quanto da torcida; e esperar pelos resultados!

Os Bengals viajam para a Flórida, onde enfrentam os Jaguars no próximo domingo, dia 30 de Setembro de 2012, às 17:00 (horário de Brasília). O time de Jacksonville perdeu dois jogos (23 x 26 contra os Vikings [fora] e por 07 x 27 para os Texans [em casa]) nas duas primeiras rodadas; mas na última semana, venceu o Indianápolis Colts, fora de casa, por 22 x 17.

Com o encerramento desta terceira semana, os Bengals continuam na segunda colocação da AFC North – mas melhorou no ranking da AFC (saltando da 7ª para a 6ª colocação); e principalmente, no ranking da NFL (pulando da 12º para o 7º lugar). Os Ravens (que venceram o New England Patriots por 31 x 30) continuam na liderança da divisão; enquanto os Steelers (que perderam para o Oakland Raiders por 34 x 10) e os Browns (que novamente perderam – desta vez para o Buffalo Bills, por 24 x 14, em casa) se complicaram – ocupam as últimas duas posições na AFC; e o Cleveland só não é a pior equipe da NFL, porque o New Orlean Saints está tendo um inicio desastroso.

Claro que estamos no começo do campeonato, e muitos jogos ainda virão... mas é bom abrirem os olhos, pois a temporada é curta e o nível está elevado!

(não que eu esteja muito chateado pelos resultados deles, claro...)


Equipes:
Baltimore Ravens
Cincinnati Bengals
Pittsburgh Steelers
Cleveland Browns
Vitórias:
02
02
01
00
Empates:
00
00
00
00
Derrotas:
01
01
02
03
% Vitórias:
0.667
0.667
0.333
0.000
Pontos Marcados:
98
85
77
57
Pontos Sofridos:
67
102
75
75
Saldo de Pontos:
31
-17
02
-18
Touchdown’s:
11
10
09
06
Em Casa:
2-0
1-0
1-0
0-2
Fora:
0-1
1-1
0-2
0-1
Na AFCN:
1-0
1-1
0-0
0-1
% Vitórias:
1.000
0.500
0.000
0.000
Na AFC:
2-0
1-1
1-2
0-2
% Vitórias:
1.000
0.500
0.333
0.000
Fora da AFC:
0-1
1-0
0-0
0-1
Histórico:
01 Vitória
02 Vitórias
01 Derrota
03 Derrotas
Últimos 05:
2-1
2-1
1-2
0-3
Classif. AFCN:
Classif. AFC:
15º
16º
Classif. NFL:
26º
31º




Como eu disse... foi um duelo equilibrado... não foi?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pré-Jogo - Semana 03 - Redskins x Bengals




Com a vitória contra os Browns, os Bengals estão empatados com os Ravens e com os Steelers, no topo da tabela da AFC North. Mas pelos critérios de desempate, estamos em segundo lugar.

O treinador Marvin Lewis declarou à imprensa esta semana:

O mais difícil é conquistar a primeira vitória... Quando você perde o primeiro jogo, cresce a pressão e a expectativa pela vitória. Então, concordo com a torcida: A última semana foi uma semana tensa. Talvez agora possamos “relaxar” um pouco, pois sabemos que estamos no caminho certo. Mas eu digo “relaxar”, não no sentido de “acomodar”, mas sim de ter tranqüilidade e continuar trabalhando duro. Nós teremos pela frente um ótimo adversário, com uma “cara nova” que vem empolgando... O sucesso na NFL depende de força e serenidade, por isso, temos que voltar ao trabalho duro...

Os Bengals voltam a campo neste domingo, contra o Washington Redskins, que também têm 01 vitória e 01 derrota, mas vão jogar em casa pela primeira vez nesta temporada (após ter viajado para New Orleans e St. Louis). Robert Griffin III, seu QB novato formado em Baylor, tem um rating no passe de 111,6; e um total de 62 jardas corridas (numa média de 6,2 jardas).

Curiosidades sobre o confronto:

* Existe muito equilíbrio nos duelos válidos pela temporada regular da NFL. São 04 vitórias para cada time (num total de apenas 08 jogos); mas curiosamente,  jogando em seus respectivos estádios, cada time lidera a série com 03 vitórias e 01 derrota.

* Os Bengals venceram os últimos dois confrontos. Na temporada 2004, derrotaram o Washington, fora de casa, por 10x17; e na temporada 2008, bateram os Redskins, em casa, por 20x13.

* Antes de assumir os Bengals, Marvin Lewis foi Coordenador Defensivo (Assistente Técnico) dos Redskins (na temporada 2002).

* O elenco dos Redskins conta com dois jogadores com passagens pelos Bengals. São eles: o Safety Madieu Williams e o Wide Receiver Dezmon Briscoe.

* Os Bengals usarão camisa branca e calça preta em Washington. Com essa combinação de uniforme, a equipe de Cincinnati jogou 32 vezes (desde a temporada 2004), mas só conseguiu 13 vitórias (com outras 19 derrotas).