quinta-feira, 19 de julho de 2012

Entrevista com Marvin Lewis


Andy Reid, dos Eagles (em sua 14ª Temporada) e Bill Belichick dos Patriots (em sua 13ª) são os únicos treinadores da NFL que se mantêm no cargo por mais tempo que o treinador Marvin Lewis do Bengals – a poucos dias de começar sua 10ª temporada no comando dos Tigres de Bengala.

Aos 53 anos, Lewis não mudou tanto, se comparado com aquele treinador novato, de 44 anos, que ficou em segundo lugar na votação de Treinador do Ano (Coach of the Year – só perdendo para Belichick, que também ganhou o Superbowl XXXVIII).

Em 2003, já na sua primeira temporada como Treinador Principal, levou o Cincinnati de 02 vitórias e 14 derrotas (temporada 2002, ainda sob o comando de Dick LeBeau) para impressionantes 8-8!

E apesar da equipe de hoje ser ainda melhor do que o time de 2011 (a equipe mais jovem na história da AFC a alcançar os playoffs), Lewis sente-se “excitado e intrigado” como em sua primeira temporada no banco laranja e preto.

Em entrevista para o site Bengals.Com na última quarta-feira, enquanto fazia os últimos preparativos para o Training Camp em casa, Lewis disse que novatos como A.J. Green e Andy Dalton (já convocados para o ProBowl em sua primeira temporada) é que o mantinham empolgado com o trabalho!

Perguntado sobre a principal característica da equipe que comandará nesta 10ª temporada, Lewis demorou um pouco para se decidir.

- Acho que veremos o desenvolvimento e o progresso de nossos jogadores. Principalmente dos novatos e dos “veteranos” em sua segunda temporada. É por esses caras que meu interesse pelo esporte continua vivo e intenso! É observando a chegada de novos talentos que as expectativas e esperanças no trabalho se renovam!

Lewis disse que a temporada 2012 será “ainda mais intrigante e excitante”:

- Eu penso que quando olharmos para trás, veremos que um bom trabalho será realizado! Haverá um novo elenco e muitos desafios pela frente. Todos tão excitantes e intrigantes quanto os que temos enfrentado hoje!

Lewis acha que seu maior desafio será a estréia, enfrentando fora de casa a excelente defesa do Baltimore Ravens, em um jogo do Monday Night Football (que sempre atrai toda a atenção da mídia e dos seus torcedores). Ele compara a tensão e a dificuldade do jogo com aquela partida de estréia em casa, contra o Denver Broncos, disputada em 07 de Setembro de 2003, quando o time foi derrotado por 30x10.

Mas se a tensão, expectativa e euforia são parecidas, o treinador acredita que a equipe de 2012 tem um fator a mais do que o time de 2003 – a maturidade!

- Com a equipe que temos, muitas coisas são colocadas em “piloto automático”, possibilitando concentrar nossos esforços só nos pontos mais delicados...

Lewis também aprecia o fato de que certos jogadores-chave, como Ray Maualuga, Michael Johnson, Andre Smith e Bernard Scott estarem na equipe a um bom tempo.

- Nós temos um monte de jogadores talentosos e isso é muito bom para eles. É como as coisas funcionam: Você joga, você recebe...

Acontece que o contrato de Lewis também se encerra no final da temporada, e até agora, não houve nenhum comentário sobre sua saída ou permanência na equipe.

- O meu contrato é diferente do contrato dos atletas...

Mas não importa o que aconteça. Quando o treinador Lewis estiver enfrentando o Ravens em casa, no dia 30 de Dezembro de 2012, no último jogo da temporada regular, será a primeira vez na história da NFL que um treinador negro atingirá a marca de 10 temporadas completas com a mesma equipe.

- Espero que daqui a 10 anos, ninguém se espante com esse fato. O importante é que nosso trabalho está direcionado para a conquista do Superbowl.

Lewis disse que este ano, o time irá lutar pelo título já no primeiro jogo – dia 10 de Setembro, em Baltimore. E sua inspiração é o próprio Ravens, que em 2010, conseguiu 11 vitórias seguidas.

- A grande questão, no meu ponto de vista, é saber se estamos prontos para vencer todos os jogos fora de casa. Como o jogo em Baltimore. Segunda a noite. Saber se seremos capazes de sair e jogar bem – relaxados e agressivos; sabendo o potencial do adversário, mas conhecendo a nós mesmos. Temos que manter a calma e ir lá para brincar...

Pelo fato dos Ravens terem vencido a AFC North no ano passado, Lewis sabe que todo o favoritismo está do lado dos Corvos. Em sua cabeça, passam muitas estratégias, mas a equipe titular está longe de ser definida.

- Um detalhe sobre este time é que não existe uma única posição onde não haja uma batalha feroz pela titularidade.

Fica claro, contudo, que a posição de Cornerback será uma das mais disputadas – com cinco jogadores veteranos e dois novatos talentosos.

Além da estréia, outra preocupação para Lewis será como a equipe vai responder ao primeiro Training Camp no Paul Brown Stadium. Ele diz que será extremamente importante que os jogadores estejam focados nos trabalhos – apesar da festa nas arquibancadas.

- Será diferente, mas ainda deve ser um Training Camp. Como uma empresa, nós temos que aprender e trabalhar duro para proteger nossos jogadores do assédio da imprensa e da torcida, para que eles possam se concentrar e também descansar. Todo mundo tem que entender isso. O treino será igual. O que muda é o endereço!

- Essa é a vantagem do Training Camp. É por isso que você vai ao Training Camp. Isso é o Training Camp! Você tem que ter um modo de recarregar as energias de seu corpo e sua mente todos os dias. Nós teremos o ambiente ideal para o foco no trabalho. Mas a partir deste ano, os caras poderão ir para casa, recarregar as suas energias da melhor maneira. Temos que tirar proveito disso!

Veteranos e novatos ficarão concentrados no centro da cidade, no Hotel Millenium, durante as três semanas de Training Camp. Eles serão levados até o estádio de ônibus, como se estivessem na temporada regular. Ainda assim, manterão contato com seus amigos e familiares, que certamente estarão nas arquibancadas a cada treino...

Lewis raramente possui uma equipe “pronta” no começo da temporada. Desde 2005, ele possui um retrospecto de 12-9 em jogos de Setembro; e suas estréias são 4-3. O problema são os meses de Dezembro e Janeiro, com seu retrospecto de 16-20.

- A única maneira de se mudar isso é continuar trabalhando duro. Ter jogadores que entendam a importância de se fechar bem a temporada. E para isso, um bom começo é fundamental...

Lewis compara seu desempenho com o dos Saints, em 2009. Eles venceram o Superbowl, apesar de terem perdido três partidas consecutivas no final da temporada regular.

- Se eles tivessem perdido nos Playoffs, a imprensa os teria massacrado... Mas como venceram, entraram para a história. É isso que queremos aqui!

Lewis tentará usar o Training Camp para mostrar aos atletas a importância do foco nos resultados.

- Nós temos que esquecer o retrospecto e começar do zero nesta temporada. Temos que errar menos e encontrar novos jeitos de fazer as coisas darem certo!

Definidos os Uniformes da Temporada 2012!


Bengals 2012 Jersey Colors
(Pants and socks combinations are not available)

PRESEASON


New York Jets @ Cincinnati Bengals

@
August 10, 2012
Paul Brown Stadium
7:30 p.m., Local 12
Jersey Color: White

Cincinnati Bengals @ Atlanta Falcons

@
August 16, 2012
Georgia Dome
8 p.m., FOX
Jersey Color: White

Green Bay Packers @ Cincinnati Bengals

@
August 23, 2012
Paul Brown Stadium
7 p.m., Local 12
Jersey Color: Black

Cincinnati Bengals @ Indianapolis Colts

@
August 30, 2012
Lucas Oil Stadium
7 p.m., Local 12
Jersey Color: White

REGULAR SEASON

Cincinnati Bengals @ Baltimore Ravens

@
September 10, 2012
M&T Bank Stadium
7 p.m., ESPN
Jersey Color: White

Cleveland Browns @ Cincinnati Bengals

@
September 16, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black

Cincinnati Bengals @ Washington Redskins

@
September 23, 2012
FedExField
1 p.m., CBS
Jersey Color: White

Cincinnati Bengals @ Jacksonville Jaguars

@
September 30, 2012
EverBank Field
4:05 p.m., CBS
Jersey Color: Black

Miami Dolphins @ Cincinnati Bengals

@
October 7, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black

Cincinnati Bengals @ Cleveland Browns

@
October 14, 2012
Cleveland Browns Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black

Pittsburgh Steelers @ Cincinnati Bengals

@
October 21, 2012
Paul Brown Stadium
8:20 p.m., NBC
Jersey Color: Orange

Denver Broncos @ Cincinnati Bengals

@
November 4, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black

New York Giants @ Cincinnati Bengals

@
November 11, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., FOX
Jersey Color: Black

Cincinnati Bengals @ Kansas City Chiefs

@
November 18, 2012
Arrowhead Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: White

Oakland Raiders @ Cincinnati Bengals

@
November 25, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black

Cincinnati Bengals @ San Diego Chargers

@
December 2, 2012
Qualcomm Stadium
4:25 p.m., CBS
Jersey Color: White

Dallas Cowboys @ Cincinnati Bengals

@
December 9, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., FOX
Jersey Color: Orange

Cincinnati Bengals @ Philadelphia Eagles

@
December 13, 2012
Lincoln Financial Field
8:20 p.m., NFL Network
Jersey Color: White

Cincinnati Bengals @ Pittsburgh Steelers

@
December 23, 2012
Heinz Field
1 p.m., CBS
Jersey Color: White

Baltimore Ravens @ Cincinnati Bengals

@
December 30, 2012
Paul Brown Stadium
1 p.m., CBS
Jersey Color: Black