segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Temporada 2012 - Jogo 15 - Steelers 10 x 13 Bengals


Hoje é segunda-feira, dia 24 de Dezembro de 2012. O cheiro dos assados natalinos já está no ar... As casas estão decoradas, com árvores natalinas repletas de caixas de presentes coloridas aos seus pés... Na TV, reprises de “Esqueceram de Mim”, entrecortadas por comerciais de brinquedos e músicas chatas de esperança num futuro melhor...



E não demora para ouvirmos a Simone cantando:



Então, é natal... E o que você fez?





Bom, querido leitor! O que você fez, eu sinceramente não sei...



Mas sei o que A.J. Green, Andy Dalton e companhia fizeram ontem!



ELES FIZERAM HISTÓRIA!



Confesso que estou rouco até agora – e já estou preparando os bolsos para pagar as multas do condomínio onde moro, por excesso de barulho...



Mas, com todo respeito aos nobilíssimos leitores que acompanham este modesto veículo de comunicação...



FODA-SE!!!



FOI BOM DEMAIS COMEMORAR AOS BRADOS RETUMBANTES A VITÓRIA DO CINCINNATI SOBRE OS STEELERS!!!






Quando o Garoto Ruivo acertou o passe de 21 jardas para A.J. Green, já nos segundos finais da partida, possibilitando o Field Goal de 43 jardas de Josh Brown, faltando apenas 04 segundos para o cronômetro zerar; quase tive um enfarto! Por isso, a análise desta partida será ainda mais passional do que de costume! Será quase uma narração do Galvão Bueno na final da Copa do Mundo com o Brasil em campo...






Com a vitória por 10 x 13, em Pittsburgh, os Bengals conseguiram se classificar para os playoffs pelo segundo ano consecutivo. Só para se ter uma idéia da grandiosidade deste feito, basta lembrar que a última vez que Cincinnati conseguiu isso foi nas temporadas de 1981 e 1982! Como eu nasci em 1983, e acompanho a NFL desde 1999, nunca havia acompanhado uma época dourada como essa!



A.J. Green, em entrevista após a partida, declarou:



Este tem sido nosso objetivo desde o início da temporada! Um monte de gente falou que não conseguiríamos. E que há trinta anos nossa equipe não conseguia isso. Mas eu não me preocupo com essas coisas. Eu não posso mudar a história. O fato é que estou aqui há dois anos, e nós chegamos aos playoffs nestes dois anos. Isso sim é algo que eu posso fazer pelo time!






O treinador Marvin Lewis, nas entrevistas, seguiu a mesma linha de nosso WR nº 18:



Esse 'complexo' de inferioridade histórico dos Bengals, face aos seus rivais da divisão, não entrou em campo com nossos garotos. Essas estatísticas servem para a imprensa e para os torcedores. Nós conseguimos blindar nosso vestiário, incutindo na mentalidade deles, que é preciso encarar nossos adversários de igual para igual e que era possível vencê-los. E foi isso que fizemos. Por isso, alcançamos nosso objetivo. E podemos ir além...






Além da classificação, nossa vitória eliminou o “todo poderoso” Steelers, em Pittsburgh, num Heinz Field completamente lotado! Nem o Steven Spielbergh (cineasta, produtor, roteirista e empresário norte-americano, nascido em 18 de Dezembro de 1946 – adivinha onde? Claro que em Cincinnati, onde mais?) bolaria um roteiro mais épico!






Josh Brown, em seu primeiro ano em Cincinnati (10ª temporada na NFL, com passagens por Seattle Seahawks e St. Louis Rams), era reserva de Mike Nuggent – kicker titular dos Bengals durante toda a temporada, mas que na semana 13, sofreu uma contusão. O careca sorridente, de 33 anos, entrou no time contra Dallas e Philadelphia, mantendo um percentual de aproveitamento de 100% (acertou os 06 FG's tentados nos dois jogos).



Mas uma parte da torcida ainda desconfiava de seu potencial – em especial sob pressão...



E o desespero da Nação Bengalí aumentou, no início do 4º Quarto, quando Brown perdeu um FG de 56 jardas...



Mas ele ganhou uma segunda chance, quando Reggie Nelson interceptou o passe do lendário Ben Roethlisberger e retornou para a linha de 46 jardas do campo de ataque de Cincinnati, faltando 14 segundos para o final da partida. No lance seguinte, Dalton encontrou A.J. Green, próximo ao canto direito do gramado, num passe de 21 jardas – posicionando a equipe na linha de 25 jardas do campo ofensivo.



Era a chance da redenção de Brown!



Um chute, de 43 jardas, e os Bengals estariam na pós-temporada...



Milhões de torcedores agitando as “terríveis toalhas”...





Um barulho ensurdecedor da torcida amarela e preta...



...seguido por um silêncio tumular, quebrado apenas pela vibração da equipe laranja, comemorando a bola oval cruzando o “Y” sem dificuldades!



Mas ainda faltavam 08 segundos de jogo...



O mesmo Josh Brown continuou em campo, chutando a bola até a linha de 28 jardas do campo defensivo dos Steelers. Leonard Pope, TE de Pittsburgh, não quis avançar, para não zerar o cronômetro.



Ainda faltavam 04 segundos...



Big Ben tentou um passe curto para Isaac Redman, que avançou até a metade do campo, correndo por 22 jardas... quando nosso CB Terence Newman forçou um fumble, recuperando a bola e se jogando no gramado, com o cronômetro já zerado, para iniciar a festa da torcida e dos jogadores de Cincinnati!



Como diria um amigo meu: COISA LINDA!






Nosso herói, em entrevista à TV, resumiu o bom momento que viveu em Pittsburgh:



Eu tive alguns chutes decisivos na carreira, mas já fazia muito tempo... Quando uma vaga nos playoffs depende apenas do teu trabalho, é claro que você sente a pressão... Havia muita coisa em jogo... E a explosão de alegria quando dá tudo certo é inigualável!



Apesar do resultado maravilhoso, os Bengals não jogaram bem...



Andy Dalton acertou 24 de 41 passes tentados, conquistando 278 jardas, sem nenhum TD e com 02 interceptações. BenJarvus Green-Ellis recebeu a bola 15 vezes, e só conquistou 14 jardas – muito abaixo de suas últimas atuações.



Por sorte, A.J. Green estava numa tarde “iluminada” - em 10 tentativas, conquistou 116 jardas (na melhor performance do ataque); e a nossa defesa foi espetacular: anulou o ataque da equipe da casa e, como “cereja do bolo”, Leon Hall interceptou o passe de Big Ben e retornou para Touchdown, no final do 1º Quarto!






Roethlisberger também sofreu com nossa defesa! O QB dos Steelers completou 14 dos 28 passes tentados, conquistando 220 jardas, com um TD e duas interceptações. No ataque de Pittsburgh, destaques para Rachard Mendenhall (11 corridas e 50 jardas conquistadas) e Antonio Brown (recebeu 05 passes e conquistou 97 jardas). Mas apesar de ter jogado melhor, os erros foram cruciais para o resultado da partida. E agora irão assistir aos playoffs pela televisão...



Durante esta última semana, Big Ben criticou abertamente o trabalho do Coordenador Ofensivo Todd Haley, culpando-o pela derrota para o Dallas Cowboys, também por um FG de diferença. Mas antes da partida contra os Bengals, o QB havia se desculpado, insistindo que ambos estavam “em sintonia”, compartilhando responsabilidades pelos últimos resultados.



E depois desta última derrota, Roethlisberger foi além:



Eu penso que nós poderíamos estar nos playoffs. Como não estamos, sinto que a culpa é minha”.






Pode ser... Afinal, foi a segunda interceptação decisiva para a derrota de sua equipe, nos últimos dois jogos. Além disso, os Bengals conseguiram sacá-lo quatro vezes; e o Big Ben conseguiu completar apenas 02 das 14 tentativas de Terceira Descida no jogo de domingo!



Mas a defesa de Pittsburgh também fez um excelente trabalho, marcando em cima a dupla Dalton e Green – forçando três turnovers e derrubando o QB ruivo por seis vezes. Além disso, as jogadas terrestres de Cincinnati foram pífias contra a melhor defesa da NFL. Ainda sim, não foi o suficiente para a vitória dos Steelers...



Em vez de fazer planos para os playoffs, Pittsburgh precisa de uma vitória na próxima semana, contra o Cleveland, para evitar que a temporada termine com mais derrotas do que vitórias, pela primeira vez desde que Mike Tomlin assumiu a equipe há seis anos.





No passado não muito distante, eram os Bengals que eram vítimas de piadas e provocações dos rivais. Mas agora, os Steelers amargam uma derrota dolorosa, em casa, cometendo erros críticos diante de seus torcedores incrédulos!



Ainda na metade do 2º Quarto, Shaum Suisham errou um FG de apenas 24 jardas! E faltando pouco mais de 01:51 para acabar a partida, errou outro – desta vez de 53 jardas; quando a partida ainda estava empatada em 10 x 10 – e todo mundo apostava numa prorrogação...





Mas não se pode creditar a derrota apenas aos erros de Suisham. Afinal, a equipe dos Steelers errou diversos passes, e principalmente não aproveitou os erros cometidos por Dalton (e não foram poucos!).



Claro que não estou me queixando... Nem lamentando!



Muito pelo contrário!



Com os resultados desta semana, estão decididos as seis equipes classificadas para os playoffs da Conferência Americana. New England Patriots (campeão da AFC East); Baltimore Ravens (campeão da AFC North); Houston Texans (campeão da AFC South); Denver Broncos (campeão da AFC West); Indianápolis Colts e Cincinnati Bengals.



Curiosamente, a única mudança em relação à pós-temporada de 2011 foi justamente a eliminação do Pittsburgh Steelers – substituído pelos Colts (que terminaram a temporada 2011 na última colocação geral, possibilitando a primeira escolha do Draft 2012 e a contratação do QB fenômeno Andrew Luck). No mais, tudo igual – inclusive no que se refere aos campeões de divisão...



Para os Bengals, porém, os playoffs serão ainda mais difíceis do que foram no ano passado:






Nosso adversário mais provável será o New England Patriots, comandado por Tom Brady, fora de casa. A equipe de Foxborough conseguiu 11 vitórias nesta temporada; mas foi derrotada por 04 vezes – perdeu para os Cardinals (18 x 20 em casa); Ravens (31 x 30 fora); Seahawks (24 x 23 fora); e 49ers (34 x 41 em casa). Na última rodada, jogará em casa contra o Miami Dolphins, para tentar manter o 100% de aproveitamento contra adversários da AFC East neste ano. E devem conseguir...



É claro que os Patriots são favoritos... Aliás, MUITO FAVORITOS!



Andy Dalton terá que se superar, minimizando os erros; e contar com atuações brilhantes de A.J. Green e, principalmente, de Green-Ellis, contra sua ex-equipe – pois sem um jogo corrido descente, certamente seremos atropelados!



Mas quem, em sã consciência, apostaria numa vitória de Cincinnati, depois de quatro derrotas consecutivas (contra Dolphins, Browns, Steelers e Broncos), num confronto contra o atual campeão do Superbowl (NY Giants)? E foi exatamente isso que aconteceu: uma goleada por 31 x 13!





Por isso é que o futebol americano está crescendo tanto no Brasil! É um esporte apaixonante, de resultados improváveis, onde uma única jogada pode definir o trabalho de uma temporada inteira!



Que o diga o Sr. Suisham!



Na última rodada, os Bengals recebem os Ravens, no Paul Brown Stadium, às 16:00 horas (horário de Brasília). O jogo será um “amistoso de luxo”, ou uma prévia da pós-temporada (já que as duas equipes estão classificadas para os playoffs); e até por isso, deve ser uma partida sem as principais estrelas – pois ninguém está disposto a arriscar uma contusão a essa altura do campeonato, né?





Com exceção da rivalidade divisional, não existem outros atrativos para a partida – pois mesmo uma vitória dos Bengals não nos fará tomar a primeira colocação no grupo. Mas servirá para testar alguns jogadores que não vêm sendo aproveitados, além de testar certas condições de jogo, que podem ser decisivas na pós-temporada...



Nesta semana 16, o Cleveland Browns foi atropelado pelos Broncos, em Denver, por 34 x 12; e os Ravens humilharam os Giants, em casa, por 33 x 14 – garantindo assim o título da AFC North. Com esses resultados, a classificação do grupo está assim:



Equipes:
Baltimore Ravens
Cincinnati Bengals
Pittsburgh Steelers
Cleveland Browns
Vitórias:
10
09
07
05
Empates:
00
00
00
00
Derrotas:
05
06
08
10
% Vitórias:
0.667
0.600
0.467
0.333
Pontos Marcados:
381
368
312
292
Pontos Sofridos:
321
303
304
344
Saldo de Pontos:
60
65
08
-52
Touchdown’s:
42
41
33
30
Em Casa:
6-2
3-4
4-3
4-4
Fora:
4-3
6-2
3-5
1-6
Na AFCN:
4-1
2-3
2-3
2-3
% Vitórias:
0.800
0.400
0.400
0.400
Na AFC:
8-3
6-5
4-7
5-6
% Vitórias:
0.727
0.545
0.364
0.455
Fora da AFC:
2-2
3-1
3-1
0-4
Seqüência:
01 Vitória
02 Vitórias
03 Derrotas
02 Derrotas
Últimos 05:
2-3
4-1
1-4
3-2
Classif. AFCN:
Classif. AFC:
11º
Classif. NFL:
11º
19º
26º



E como não poderia deixar de ser, o blog BENGALS BRASIL deseja a todos um FELIZ NATAL, e que 2013 seja repleto de alegrias, realizações pessoais, profissionais, felicidade, amores intensos e profundos, muito futebol americano e grandes vitórias do nosso querido CINCINNATI BENGALS! Como presente de natal, segue abaixo uma seleção com as melhores Mamães Noel, dentre todas as cheerleaders da NFL!












2 comentários:

  1. Feliz Natal, vcs merecem por tudo o que fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Flávio! Seja sempre bem vindo ao nosso blog, e espero que 2013 seja um ano repleto de alegrias, realizações e muita bola oval! Abraços!

      Excluir