quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Temporada 2012 – Jogo 01 – Ravens 44 x 13 Bengals




Na noite desta segunda-feira (dia 10 de Setembro de 2012), em seu jogo de estréia, o Cincinnati Bengals foi literalmente “atropelado” pelo novo estilo de ataque “no-huddle” do Baltimore Ravens.

Joe Flacco comandou a linha ofensiva, conquistando 299 jardas e dois Touchdowns; Ed Reed conseguiu uma interceptação retornada para Touchdown; e com isso, a equipe púrpura garantiu uma vitória tranqüila em casa, pelo placar de 44 x 13 – mantendo sua invencibilidade em Baltimore que já dura 11 jogos consecutivos.

Flacco trabalhou bastante para mudar a cara do ataque dos Ravens, instituindo um sistema de jogo corrido intenso (daí o significado de “no-huddle” – em tradução livre: “sem reunião”, ou seja, sem paradas entre as jogadas), que busca sufocar a defesa adversária. Apesar de exigir bastante da linha ofensiva, os resultados foram excelentes. Os Ravens acumularam 430 jardas, sem nenhum turnover, e devolveu a bola sem marcar apenas em duas oportunidades.

Em entrevista após o jogo, Flacco disse:

“Este sistema de jogo realmente nos beneficiou, porque esses caras conseguem sufocar a defesa e criar muita pressão. Eu penso que essa estratégia foi decisiva para a vitória, acabando com as chances deles”.


No primeiro quarto, o Baltimore chegou a abrir 10 x 00; e na metade do segundo quarto, sua vantagem era de 14 pontos; mas a equipe de Cincinnati reagiu, indo para os vestiários perdendo por 17 x 10. No começo do terceiro quarto, após o Field Goal de Mike Nugent, a nação Bengals chegou a acreditar que a virada seria possível...

Mas os Corvos anotaram 24 pontos em pouco mais de 06 minutos!

Ray Rice correu 68 jardas e anotou dois touchdowns com corridas curtas, mas ao invés de dominar o ataque do Baltimore em sua forma habitual, o Running Back permaneceu na retaguarda de Flacco, como se fosse uma “arma surpresa”.

“Obviamente, tudo correu bem para nós esta noite!” – Comemorou Joe Flacco.

Claro que para os Bengals, foi um legítimo “banho de água gelada”, que fez uma boa pré-temporada e tem chances reais de chegar aos playoffs pela segunda temporada consecutiva. Porém, a empolgação inicial não resistiu a um adversário de alto calibre. O treinador Marvin Lewis, visivelmente abatido após o jogo, declarou:

“Isso certamente não era o que esperávamos enfrentar hoje. Nós perdemos a batalha em todas as posições e em todas as estratégias”.


Muito embora os 44 pontos sejam apenas 11 a menos do que os Ravens anotaram nos DOIS JOGOS contra os Bengals na última temporada; Lewis garantiu que a estratégia “no-huddle” não foi a única razão para a péssima partida:

“Eu gostaria de poder dizer que foi o ‘no-huddle’. Entretanto, acredito que a equipe deles também foi excelente na defesa, anulando todas as nossas estratégias. Foi um sinal de alerta para a equipe, mas ainda não temos motivo para ficar realmente preocupados”.

O Defensive Tackle Domata Peko declarou:

“Hoje eles foram melhores e nos superaram em campo. Eles nos venceram e mostraram que temos que melhorar muito”.

Flacco assistiu aos últimos oito minutos da partida do banco de reservas, quando a nona vitória consecutiva dos Ravens dentro da AFC North já estava garantida. Aliás, os Ravens foram a única equipe da divisão que venceram na rodada de abertura.

E como destacado por Marvin Lewis, a defesa do Baltimore também brilhou, sob o comando técnico de Dean Pees. Mesmo jogando sem sua principal estrela (Terrell Suggs, que anotou 14 sacks na última temporada), os Ravens derrubaram Andy Dalton quatro vezes.

Mas não foi só isso: Baltimore conseguiu transformar dois turnovers em touchdowns, em um período de dois minutos. Após o retorno para touchdown forçado por Reed; Ray Lewis forçou um fumble, que foi recuperado por Lardarius Webb, possibilitando um touchdown de 01 jarda, deixando o placar em 41 x 13, faltando 13:41 de jogo.

Desde a última temporada, Ray Lewis e a excelente defesa de Baltimore eram usados para marcar pontos. A novidade é que agora, parece que o ataque também está pronto para fazer a sua parte. O veterano LB, de 37 anos, declarou à imprensa:

“Joe conseguiu manter o ritmo do ataque, e nós estamos dando duro para manter o foco e a agressividade da defesa. Nós treinamos muito por toda a offseason. Mas agora, durante a temporada, vendo os resultados práticos, eu acho que a torcida tem que tirar o chapéu e reconhecer que estamos trabalhando como um verdadeiro time”.

Andy Dalton conseguiu 221 jardas, acertando 22 dos 37 passes tentados; e BenJarvus Green-Ellis correu por 91 jardas e anotou 01 touchdown em sua estréia oficial pelos Bengals. Mike Nugent continua perfeito: acertou os dois Field Goals que chutou, garantindo 06 pontos para a equipe.

Mas o ataque dos Ravens estava mesmo “infernal”. Joe Flacco acercou 21 dos 29 passes tentados, conquistou 299 jardas e 02 touchdowns. E Ray Rice, com uma impressionante média de 6,8 jardas por jogada, também anotou 02 touchdowns.

Feliz, Rice disse à repórter da ESPN:

“Foi muito divertido para mim, que mal fui tocado esta noite!”


Todo torcedor dos Bengals sabia que o primeiro jogo, contra os Ravens, em Baltimore, seria dificílimo. A surpresa “desagradável” ficou por conta de uma noite inspirada de Joe Flacco e de Ray Rice. Além disso, A.J. Green foi muito bem marcado (em média, por 03 jogadores da defesa púrpura), o que deixou Dalton sem muitas opções de “alvos”. Green-Ellis foi bem (nada excepcional, mas bem) em sua estréia.

As lições que devemos tirar desta derrota acachapante são:

01) Os Bengals têm um BOM time... Mas ainda em formação e, por isso, não podemos nos empolgar e achar que teremos uma campanha perfeita – até porque a tabela está particularmente complicada na AFC North!

02) É claro que a conexão DALTON-GREEN será o ponto forte da equipe. Mas também é claro que os adversários já perceberam, e neste segundo ano, a marcação será dura sobre eles...

03) Ainda falta muito para chegarmos ao nível das equipes de elite da NFL (como SF, BAL, GB, DEN, NE e NYG), mas é possível fazer uma boa temporada e, quem sabe, derrubar os Steelers, na briga pela segunda posição na AFC North. Essa sim deve ser a nossa meta para a temporada (principalmente depois do desempenho da equipe de Pittsburgh na estréia deles...).

No próximo domingo (dia 16), a equipe dos Bengals recebe o maior rival: Cleveland Browns, para a primeira “Batalha de Ohio” da temporada. O jogo está marcado para as 14:00 horas (horário de Brasília).

Na primeira partida, no dia 09, os Browns receberam o Philadelphia Eagles e perderam por 16 x 17. Mas foi um jogo equilibrado, decidido no último quarto, através de um touchdown anotado por Harbor, após um passe de 04 jardas de Michael Vick.

Claro que os Bengals são favoritos... mas o fator “rivalidade” pode equilibrar a disputa – e uma eventual derrota (o que admitimos aqui apenas hipoteticamente), pode derrubar o ânimo da equipe para o restante da temporada. Por isso, vamos torcer para que a equipe de Cincinnati jogue bonito, perante um Paul Brown Stadium lotado!


WHO DEY, BROWNS???




"Relaxa, tio..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário